Status Minor - Prog Metal Finlandes competente e ambicioso
Por Júlio Oliveira
Fonte: MySpace
Postado em 10 de janeiro de 2009
O Status Minor é uma banda competente e ambiciosa formada em Tampere, Finlândia que esforça-se para criar canções musical e liricamente desafiantes sem, é óbvio, perder-se devido ao excesso de virtuosidade.
A banda começou a tomar forma no inicio de 2003 quando o guitarrista Sami Saarinen e o baterista Timo Hanhijoki ensaiar e tocar juntos até que na transição da primavera para o verão, foram contatados pelo baixista Marko Kolehmainen e o tecladista Jukka Karinen, assim a banda estava quase pronta pois ainda não tinham um vocalista, o que revelou-se ser um grande obstáculo pois praticamente impedia-os de tocar ao vivo.
Na primavera de 2005 Timo Hanhijoki decidiu deixar a banda porém no verão do mesmo ano a banda achou não só um substituto em Perttu Helin como também Markku Kuikka, seu novo vocalista.
Em abril de 2006 a banda gravou sua primeira demo e passou a tocar ao vivo quase que freqüentemente fazendo com que a mídia, principalmente fora da Finlândia, notasse-os através de bons reviews. Seguindo o lançamento da sua primeira demo verdadeira a banda deu um tempo mas no início de agosto voltaram ao estúdio para, depois de alguns atrasos, ter seu novo CD promo, The Sun, lançado em abril de 2007.
Na sua segunda demo a banda deu mais que alguns passos em direção à sua evolução. Dessa vez a mídia finlandesa também passou a reconhecer a banda ao passo que em outros países os reviews positivos cresciam de forma gigantesca.
O outono de 2007 viu o lançamento do primeiro vídeo do Status Minor, "Blinded". A música em si foi gravada e mixada no Sonic Pump Studios e E-Major por Tero Kinnunen que extraiu da banda seu lado mais simples, algo não comum em bandas de Prog Metal.
Após o lançamento de "Blinded", o baterista e grande amigo Perttu Helin tomou a já conhecida decisão de deixar a banda para tentar realizar aventuras pessoais.
O seu substituto foi encontrado relativamente rápido: o prodígio das baquetas Rolf Pilve, já conhecido pelo seu trabalho em Essence Of Sorrow e Sightless. Ao final do ano de 2007 foi a vez do baixista Marko Kolehmainen decidir dedicar-se exclusivamente ao Masterstroke assim, após algum tempo, Eero Pakkanen foi convidado para ser o novo baixista.
Apesar de todas as mudanças na formação, o Status Minor tem se tornado cada vez mais forte trabalhando constantemente em novo material que soará exatamente como o Status Minor, porém explorando novos direcionamentos dentro do metal progressivo.
Atualmente a banda trabalha em novas músicas que serão disponibilizadas online assim que estiverem prontas
Formação:
Sami Saarinen - Guitarra
Jukka Karinen - Teclado
Rolf Pilve - Bateria
Eero Pakkanen - Baixo
Markku Kuikka - Vocal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
Jeff Walker diz que sua única técnica vocal é beber uísque antes do show
Max Cavalera: "Não dou a mínima para o que pensa o pessoal do Korn ou qualquer outro!"
As dez músicas que deram origem ao Thrash Metal, segundo Scott Ian, do Anthrax
A banda que Renato Russo detestava, e com a qual a Legião Urbana chegou a ser comparada


Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



