Garganta Seca
Por Henrique Gripp Vieira de Menezes Guerra
Fonte: Site da banda
Postado em 29 de abril de 2007
Press-Release
A partir da iniciativa do guitarrista Maurício Fernandes, usando as facilidades da Internet, no ano de 2000 nasceu a banda Garganta Seca. Desde o primeiro encontro foi visível a harmonia entre todos, criando elos musicais e pessoais, o que permitiu a manutenção da formação original.
A banda Garganta Seca apresenta um som atual, contando histórias do cotidiano urbano de forma irreverente e bem humorada com uma boa dose de interpretação vocal e instrumental.
Os estilos norteadores da banda são: blues, soul e rock and roll, tendo como influência grandes nomes destes estilos. São eles: Robert Johnson, Muddy Waters, Willie Dixon, Elmore James, T-Bone Walker, Wilson Pickett, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, B.B. King, Freddy King, Buddy Guy, James Brown, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Ray Charles, Joe Cocker, Chuck Berry, John Lee Hooker, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Rod Piazza, Little Walter, Little Richard, Allman Brothers, Rolling Stones, Beatles, Led Zeppelin, Santanna e etc. Claro que não podemos deixar de citar os brazucas: Raul Seixas, Rita Lee, Celso Blues Boy, Baseado em Blues, Barão Vermelho, entre outros.
A banda vem brindando o público com shows repletos de energia, sentimento e diversão, garantindo momentos inesquecíveis a todos os que assistem às suas apresentações, especialmente aos amantes do blues e rock and roll.
O primeiro CD da banda, intitulado "Música, Suor e Prazer", traz composições próprias tais como, a música que dá nome ao CD, "Maria Cachaça", "Meio do Nada", "Sou um Alguém", "Ride The Blues" e "I Want You Leave Me". Além de "Southbound" do Allman Brothers, o CD também traz uma versão bem particular do clássico da MPB, "Geni e o Zepelim", do grande compositor Chico Buarque. A música que conta a história da "bondosa" e mal falada Geni, teve sua letra cantada em ritmo de blues, no melhor estilo Garganta Seca.
Os destaques do CD são as músicas "Maria Cachaça" e "Meio do Nada", que contam as aventuras daqueles que curtem a noite, a diversão e estão sempre em busca de um novo par ou de uma nova história para contar para os amigos. O público sempre identifica aquele amigo que nunca se dá bem na noite - "Meio do Nada" - ou a amiga que sempre dá vexame quando toma umas doses a mais - "Maria Cachaça".
O Garganta Seca vem se apresentando desde janeiro de 2000. Os locais onde a banda já se apresentou são:
Tubes Sport Bar - Méier, Espaço Néctar - Vargem Grande, Palpite Feliz - Vila Isabel, Alforria - São João del Rey/MG, Praça de São Francisco - São João del Rey/MG, Barcelona F. C. - Vargem Grande (Festa da rádio Recreio FM), Colégio São Bento - Centro (Sarau em que foi escolhida e premiada como a melhor banda), Ritmo - Leblon, Blues&Beer Pub - Barra da Tijuca, Trevo da Freguesia - Jacarepaguá, Acorde FM - Niterói, Batata.com - Araruama, Spark - Itaipú (Festival Miller Time & Blues), Studio 54 - Barra da Tijuca, Espírito das Artes - Cobal do Humaitá, Espírito do Chopp - Downtown/Barra da Tijuca, Canto D’Alice - Laranjeiras, FarUp - Cobal do Humaitá
O ano de 2001 foi muito especial para a banda, pois foi convidada a se apresentar no "Miller Time & Blues"; festival que reunia as principais bandas do blues nacional. A apresentação, muito elogiada pelo público presente, contou com a participação da banda Blues Power, projeto alternativo do guitarrista Sérgio Rocha e do contra-baixista Fábio Mesquita, integrantes da banda Baseado em Blues.
A interação com as outras bandas e artistas do cenário carioca é bastante efetiva, resultando em shows realizados em conjunto com Mimi Lessa e Experimental Blues, Farani Blues Band, Blues Power e Salinas Blues Band, além de canjas inesquecíveis com Blues 2000, Suburblues, Blues Power, Walter Blues, Big Joe Manfra e Expresso Blues.
A banda tem como madrinha a atriz Débora Duarte e participou de eventos organizados pela atriz tendo sempre a presença de outros ilustres como a Filha Paloma Duarte, Marcos Winter, Roberto Pirillo, João Carlos Barroso entre outros. Em recente show a banda contou com a presença também da atriz do cinema nacional Darlene Glória.
A Garganta Seca participou neste ano em uma entrevista no programa Cidade do Blues que vai ao ar todas as segundas a partir de Meia noite pela Rádio Cidade 102,9 FM.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A importância do jogador de futebol Kaká para os evangélicos, segundo Rodolfo
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


