Garganta Seca
Por Henrique Gripp Vieira de Menezes Guerra
Fonte: Site da banda
Postado em 29 de abril de 2007
Press-Release
A partir da iniciativa do guitarrista Maurício Fernandes, usando as facilidades da Internet, no ano de 2000 nasceu a banda Garganta Seca. Desde o primeiro encontro foi visível a harmonia entre todos, criando elos musicais e pessoais, o que permitiu a manutenção da formação original.
A banda Garganta Seca apresenta um som atual, contando histórias do cotidiano urbano de forma irreverente e bem humorada com uma boa dose de interpretação vocal e instrumental.
Os estilos norteadores da banda são: blues, soul e rock and roll, tendo como influência grandes nomes destes estilos. São eles: Robert Johnson, Muddy Waters, Willie Dixon, Elmore James, T-Bone Walker, Wilson Pickett, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, B.B. King, Freddy King, Buddy Guy, James Brown, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Ray Charles, Joe Cocker, Chuck Berry, John Lee Hooker, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Rod Piazza, Little Walter, Little Richard, Allman Brothers, Rolling Stones, Beatles, Led Zeppelin, Santanna e etc. Claro que não podemos deixar de citar os brazucas: Raul Seixas, Rita Lee, Celso Blues Boy, Baseado em Blues, Barão Vermelho, entre outros.
A banda vem brindando o público com shows repletos de energia, sentimento e diversão, garantindo momentos inesquecíveis a todos os que assistem às suas apresentações, especialmente aos amantes do blues e rock and roll.
O primeiro CD da banda, intitulado "Música, Suor e Prazer", traz composições próprias tais como, a música que dá nome ao CD, "Maria Cachaça", "Meio do Nada", "Sou um Alguém", "Ride The Blues" e "I Want You Leave Me". Além de "Southbound" do Allman Brothers, o CD também traz uma versão bem particular do clássico da MPB, "Geni e o Zepelim", do grande compositor Chico Buarque. A música que conta a história da "bondosa" e mal falada Geni, teve sua letra cantada em ritmo de blues, no melhor estilo Garganta Seca.
Os destaques do CD são as músicas "Maria Cachaça" e "Meio do Nada", que contam as aventuras daqueles que curtem a noite, a diversão e estão sempre em busca de um novo par ou de uma nova história para contar para os amigos. O público sempre identifica aquele amigo que nunca se dá bem na noite - "Meio do Nada" - ou a amiga que sempre dá vexame quando toma umas doses a mais - "Maria Cachaça".
O Garganta Seca vem se apresentando desde janeiro de 2000. Os locais onde a banda já se apresentou são:
Tubes Sport Bar - Méier, Espaço Néctar - Vargem Grande, Palpite Feliz - Vila Isabel, Alforria - São João del Rey/MG, Praça de São Francisco - São João del Rey/MG, Barcelona F. C. - Vargem Grande (Festa da rádio Recreio FM), Colégio São Bento - Centro (Sarau em que foi escolhida e premiada como a melhor banda), Ritmo - Leblon, Blues&Beer Pub - Barra da Tijuca, Trevo da Freguesia - Jacarepaguá, Acorde FM - Niterói, Batata.com - Araruama, Spark - Itaipú (Festival Miller Time & Blues), Studio 54 - Barra da Tijuca, Espírito das Artes - Cobal do Humaitá, Espírito do Chopp - Downtown/Barra da Tijuca, Canto D’Alice - Laranjeiras, FarUp - Cobal do Humaitá
O ano de 2001 foi muito especial para a banda, pois foi convidada a se apresentar no "Miller Time & Blues"; festival que reunia as principais bandas do blues nacional. A apresentação, muito elogiada pelo público presente, contou com a participação da banda Blues Power, projeto alternativo do guitarrista Sérgio Rocha e do contra-baixista Fábio Mesquita, integrantes da banda Baseado em Blues.
A interação com as outras bandas e artistas do cenário carioca é bastante efetiva, resultando em shows realizados em conjunto com Mimi Lessa e Experimental Blues, Farani Blues Band, Blues Power e Salinas Blues Band, além de canjas inesquecíveis com Blues 2000, Suburblues, Blues Power, Walter Blues, Big Joe Manfra e Expresso Blues.
A banda tem como madrinha a atriz Débora Duarte e participou de eventos organizados pela atriz tendo sempre a presença de outros ilustres como a Filha Paloma Duarte, Marcos Winter, Roberto Pirillo, João Carlos Barroso entre outros. Em recente show a banda contou com a presença também da atriz do cinema nacional Darlene Glória.
A Garganta Seca participou neste ano em uma entrevista no programa Cidade do Blues que vai ao ar todas as segundas a partir de Meia noite pela Rádio Cidade 102,9 FM.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
A situação inusitada (e fedorenta) que marcou gravação de clipe de Ozzy Osbourne
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
O recado de Bruno Sutter para roqueiros que não entendem sucesso de outros estilos
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Bruce Dickinson, sem pensar duas vezes, revela pérola do Maiden que merece mais atenção



Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott



