Dave Pirner
Por Alexandre Luzardo
Postado em 25 de junho de 2006
Originalmente publicada no site Dying Days
Em 2002, após completar 20 anos de Soul Asylum, Dave Pirner lança no mercado seu primero álbum solo, Faces And Names. A idéia do disco saiu meio sem querer, mas na verdade não é a primeira atividade de Pirner longe de seus colegas de banda.
O mais notório dos projetos extra-Soul Asylum foi a participação na Backbeat Band em 1993, supergrupo montado para a trilha sonora do filme de mesmo nome (saiba mais aqui). Dave também colaborou com diversos outros artistas, entre eles Paul Westerberg, Mike Watt, Victoria Williams e o Golden Smog, projeto paralelo de seu colega de Soul Asylum Dan Murphy. Pirner também tocou bateria por um tempo na banda O'Jeez, de Minneapolis, que se apresentava em bares locais com repertório de covers, sem jamais lançar qualquer registro gravado.
Por volta de 1999, o Soul Asylum deixa a gravadora Columbia e inicia um longo período de atividades apenas esporádicas. Dave se muda para New Orleans, o chamado berço do jazz. Segundo o que disse em entrevistas, Dave estava procurando um ambiente onde pudesse viver mais próximo à música e nenhum lugar é melhor para isso do que New Orleans. E foi justamente esse ambiente que proporcionou a gravação de seu álbum solo.
Pirner tinha algumas músicas compostas (em geral músicas que não encaixavam no repertório do Soul Asylum) e soube que um velho estúdio onde gostava de ensaiar seria fechado. Disposto a aproveitar as últimas semanas em que o estúdio estaria funcionando, Pirner juntou uma turma talentosa de músicos locais para fazer um último registro no velho estúdio, a um custo bastante baixo. O resultado foi Faces And Names, álbum de forte influência de r&b, soul music e jazz.
Com o álbum pronto, Dave fechou com a pequena gravadora Ultimatum Music, que colocou o disco nas lojas em Julho de 2002. Algumas apresentações solo se seguiram e foi só, Dave retornou ao Soul Asylum ainda sem planos de uma segunda empreitada solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
O álbum dos Titãs que teve o nome alterado por direitos autorais de filme
Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


