Dave Pirner

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Luzardo
Enviar correções  |  Ver Acessos

Originalmente publicada no site Dying Days

Slipknot: causando medo no cantor Latino durante o Rock In RioHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988

Em 2002, após completar 20 anos de Soul Asylum, Dave Pirner lança no mercado seu primero álbum solo, Faces And Names. A idéia do disco saiu meio sem querer, mas na verdade não é a primeira atividade de Pirner longe de seus colegas de banda.

O mais notório dos projetos extra-Soul Asylum foi a participação na Backbeat Band em 1993, supergrupo montado para a trilha sonora do filme de mesmo nome (saiba mais aqui). Dave também colaborou com diversos outros artistas, entre eles Paul Westerberg, Mike Watt, Victoria Williams e o Golden Smog, projeto paralelo de seu colega de Soul Asylum Dan Murphy. Pirner também tocou bateria por um tempo na banda O'Jeez, de Minneapolis, que se apresentava em bares locais com repertório de covers, sem jamais lançar qualquer registro gravado.

Por volta de 1999, o Soul Asylum deixa a gravadora Columbia e inicia um longo período de atividades apenas esporádicas. Dave se muda para New Orleans, o chamado berço do jazz. Segundo o que disse em entrevistas, Dave estava procurando um ambiente onde pudesse viver mais próximo à música e nenhum lugar é melhor para isso do que New Orleans. E foi justamente esse ambiente que proporcionou a gravação de seu álbum solo.

Pirner tinha algumas músicas compostas (em geral músicas que não encaixavam no repertório do Soul Asylum) e soube que um velho estúdio onde gostava de ensaiar seria fechado. Disposto a aproveitar as últimas semanas em que o estúdio estaria funcionando, Pirner juntou uma turma talentosa de músicos locais para fazer um último registro no velho estúdio, a um custo bastante baixo. O resultado foi Faces And Names, álbum de forte influência de r&b, soul music e jazz.

Com o álbum pronto, Dave fechou com a pequena gravadora Ultimatum Music, que colocou o disco nas lojas em Julho de 2002. Algumas apresentações solo se seguiram e foi só, Dave retornou ao Soul Asylum ainda sem planos de uma segunda empreitada solo.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Dave Pirner"


Slipknot: causando medo no cantor Latino durante o Rock In RioSlipknot
Causando medo no cantor Latino durante o Rock In Rio

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1988Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1988


Sobre Alexandre Luzardo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClioIL