Dave Pirner
Por Alexandre Luzardo
Postado em 25 de junho de 2006
Originalmente publicada no site Dying Days
Em 2002, após completar 20 anos de Soul Asylum, Dave Pirner lança no mercado seu primero álbum solo, Faces And Names. A idéia do disco saiu meio sem querer, mas na verdade não é a primeira atividade de Pirner longe de seus colegas de banda.
O mais notório dos projetos extra-Soul Asylum foi a participação na Backbeat Band em 1993, supergrupo montado para a trilha sonora do filme de mesmo nome (saiba mais aqui). Dave também colaborou com diversos outros artistas, entre eles Paul Westerberg, Mike Watt, Victoria Williams e o Golden Smog, projeto paralelo de seu colega de Soul Asylum Dan Murphy. Pirner também tocou bateria por um tempo na banda O'Jeez, de Minneapolis, que se apresentava em bares locais com repertório de covers, sem jamais lançar qualquer registro gravado.
Por volta de 1999, o Soul Asylum deixa a gravadora Columbia e inicia um longo período de atividades apenas esporádicas. Dave se muda para New Orleans, o chamado berço do jazz. Segundo o que disse em entrevistas, Dave estava procurando um ambiente onde pudesse viver mais próximo à música e nenhum lugar é melhor para isso do que New Orleans. E foi justamente esse ambiente que proporcionou a gravação de seu álbum solo.
Pirner tinha algumas músicas compostas (em geral músicas que não encaixavam no repertório do Soul Asylum) e soube que um velho estúdio onde gostava de ensaiar seria fechado. Disposto a aproveitar as últimas semanas em que o estúdio estaria funcionando, Pirner juntou uma turma talentosa de músicos locais para fazer um último registro no velho estúdio, a um custo bastante baixo. O resultado foi Faces And Names, álbum de forte influência de r&b, soul music e jazz.
Com o álbum pronto, Dave fechou com a pequena gravadora Ultimatum Music, que colocou o disco nas lojas em Julho de 2002. Algumas apresentações solo se seguiram e foi só, Dave retornou ao Soul Asylum ainda sem planos de uma segunda empreitada solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


