Dave Pirner
Por Alexandre Luzardo
Postado em 25 de junho de 2006
Originalmente publicada no site Dying Days
Em 2002, após completar 20 anos de Soul Asylum, Dave Pirner lança no mercado seu primero álbum solo, Faces And Names. A idéia do disco saiu meio sem querer, mas na verdade não é a primeira atividade de Pirner longe de seus colegas de banda.
O mais notório dos projetos extra-Soul Asylum foi a participação na Backbeat Band em 1993, supergrupo montado para a trilha sonora do filme de mesmo nome (saiba mais aqui). Dave também colaborou com diversos outros artistas, entre eles Paul Westerberg, Mike Watt, Victoria Williams e o Golden Smog, projeto paralelo de seu colega de Soul Asylum Dan Murphy. Pirner também tocou bateria por um tempo na banda O'Jeez, de Minneapolis, que se apresentava em bares locais com repertório de covers, sem jamais lançar qualquer registro gravado.
Por volta de 1999, o Soul Asylum deixa a gravadora Columbia e inicia um longo período de atividades apenas esporádicas. Dave se muda para New Orleans, o chamado berço do jazz. Segundo o que disse em entrevistas, Dave estava procurando um ambiente onde pudesse viver mais próximo à música e nenhum lugar é melhor para isso do que New Orleans. E foi justamente esse ambiente que proporcionou a gravação de seu álbum solo.
Pirner tinha algumas músicas compostas (em geral músicas que não encaixavam no repertório do Soul Asylum) e soube que um velho estúdio onde gostava de ensaiar seria fechado. Disposto a aproveitar as últimas semanas em que o estúdio estaria funcionando, Pirner juntou uma turma talentosa de músicos locais para fazer um último registro no velho estúdio, a um custo bastante baixo. O resultado foi Faces And Names, álbum de forte influência de r&b, soul music e jazz.
Com o álbum pronto, Dave fechou com a pequena gravadora Ultimatum Music, que colocou o disco nas lojas em Julho de 2002. Algumas apresentações solo se seguiram e foi só, Dave retornou ao Soul Asylum ainda sem planos de uma segunda empreitada solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


