Oasis
Por Cesar Augusto Pádoa
Postado em 06 de abril de 2006
O Oasis começou com a entrada de Noel Gallagher na banda de seu irmão Liam, na época chamada de Rain. A formação original contava com Liam (vocais), Bonehead (guitarra), McGuigan (baixo) e Tony McCarrol (bateria). Com a chegada de Noel, a banda passou a se chamar Oasis, e a partir daí todas as músicas passariam a ser exclusivamente compostas por ele.
O Oasis tocava em clubes e bares, até que na noite de 31 de maio de 1993, num pub em Glasgow, Alan McGee, dono da Creation (na época individada em mais de 2 milhões de dólares), assistiu a apresentação do Oasis e, impressionado, ofereceu-lhes contrato. Os primeiros singles, "Live Forever" e "Supersonic", fazem muito sucesso, e o álbum "Definately Maybe" segue no embalo, se tornando o álbum de estréia mais vendidos da história da Inglaterra.
Em 1995 é lançado o segundo álbum, de maior sucesso, "What’s The Story (Morning Glory)", que lançou o Oasis direto ao estrelato. As músicas "Wonderwall" e "Don’t Look Back In Anger", foram os trunfos do Oasis, que vendeu 20 milhões de cópias por todo o mundo. Mais tarde, discussões entre os irmão nos shows viraram atrações, algumas delas quase levando ao fim a carreira da banda. Os irmãos Gallagher passaram a ser perseguidos pelos jornalistas dos famosos tablóides ingleses, culpados por grande parte das mentiras relacionadas ao grupo. A troca do baterista McCarrol por Alan White, devido a discussões internas, leva a banda às primeiras páginas dos jornais. McCarrol até hoje tenta processar banda e gravadora, em busca de reconhecimento por suas participações em alguns dos grandes sucessos do Oasis.
O disco seguinte, "Be Here Now", vendeu mais de 15 milhões de cópias (3 milhões apenas nos três primeiros dias) no mundo inteiro, mas foi considerado pela crítica um fracasso. Era psicodélico demais. Logo em seguida, os irmãos Gallagher se separaram de suas esposas e tiraram férias de mais de um ano.
Em 2000, a banda lançou "Standing on the Shoulder of Giants". "As lendas do rock são Beatles, Who, Stones, Elvis, e eu creio que estamos sobre seus ombros!" disse Noel. O CD vendeu mais de 10 milhões de cópias, e emplacou hits como "Go Let it Out" e "Gas Panic!". Quando do lançamento do álbum, Bonehead e McGuigan já não faziam parte da banda, segundo informações oficiais porque desejavam dedicar mais tempo às suas famílias, sendo substituídos por Gem Archer e Andy Bell. No mesmo ano, a banda fez dois shows no lendário estádio de Wembley, por onde passaram cerca de 150 mil pessoas. Daí surgiu um álbum ao vivo, sem novidades a não ser as covers "Helter Skelter" dos Beatles e "Hey Hey My My" de Neil Young.
Em 2002, o Oasis volta mais forte que nunca com o álbum "Heathen Chemistry", com onze faixas, sendo três delas compostas por Liam e uma por Gem Archer (ex-Heavy Stereo). Destaque para "The Hindu Times", um rock que levanta qualquer estádio e "Stop Crying Your Heart Out", balada ao estilo "Wonderwall".
Agradecimentos: Alisson Guimarães de Oliveira
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps