Morfeus
Postado em 06 de abril de 2006
MORFEUS [Mit. gr. Morfeús lat. Morfeu 1. Deus dos Sonhos]
Banda de THRASH METAL formada em fevereiro de 1988 na cidade de Belém-PA por Môa (Vocal), Max (Guitarra), Marlos (Guitarra) e Junior"106" (Bateria). Atualmente, a banda conta com Frank no Baixo. Lançaram duas "demo tapes", "Thrashing Assault" (1988) com 2 músicas e "Anachronic Disease" (1990) com 4 músicas. Ambas obtiveram excelentes críticas nas revistas e fanzines especializados do Brasil e do Exterior. Invariavelmente, as críticas destacavam a técnica e originalidade da banda, classificando-a como uma "Excelente Revelação" (Rock Brigade 03/1989) e "uma das mais promissoras do Norte e Nordeste" (Rock Brigade 05/1991).
Em 1993, foram contratados e lançaram o disco (LP) "Disbelieved World", pela Whiplash Records, devido ao grande destaque que a banda havia alcançado no cenário nacional. A 1ª e única prensagem do disco foi esgotada, se tornando hoje item de colecionadores. Em resenha sobre o disco de sua edição de novembro de 1993, a Rock Brigade compara o MORFEUS a bandas aclamadas como SLAYER, METALLICA, EXODUS E ANTHRAX, afirmando que a banda "flerta um pouco com cada uma dessas bandas, mas mantém uma personalidade própria que se reflete em cada música de Disbelieved World" e que o grupo "modernizou seu trabalho sem perder a fúria e a adrenalina do verdadeiro thrash".
Desde o início, seus shows se caracterizavam pela grande participação da platéia e da garra que a banda se apresentava, de tal forma que a mesma possuía um público fidelíssimo que lotava seus shows, principalmente no Teatro Waldemar Henrique, que foi na década de 90 o "Templo do Metal Paraense". Os anos de 1990 à 1993 representaram o auge da banda, sendo considerada uma das expoentes do cenário local. Além disso, em 1991 teve seu nome divulgado com destaque em programas de nível nacional. A 1ª vez foi quando o vocalista João Gordo da banda Ratos de Porão, teceu comentário elogiando a banda no programa Matéria Prima da TV Cultura. A 2ª foi no programa Globo Repórter, onde foram mostradas várias cenas do show que a banda fez em São Paulo, no clube "Dynamo" abrindo para o MX.
Ainda em 1993 se mudam para São Paulo, com objetivo de ampliar o destaque alcançado no cenário nacional, porém por diversos problemas pessoais entre os integrantes, a banda encerra suas atividades em 1994. Dez anos se passaram e sentindo que ainda tinham muita coisa a dizer retomam as atividades, com o apoio dos velhos fãs e dos novos que nunca haviam visto um show da banda, mas conheciam as "lendas" a respeito. Após um grande show em 11/09/2004, que marcou a sua volta, a banda relança o 1º disco em CD com duas músicas bônus da 1ª Demo. Os planos para 2005 são gravar um "CD Demo" com 4 músicas novas e fazer um "site" da banda para maior divulgação e exposição no cenário mundial. O Deus dos Sonhos acordou.
Contatos: Américo Leitão ([email protected])
Passagem Tocantins, 148 São Braz Belém-PA CEP 66060-590
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"

O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


