Atomica
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.attomica.com
o ATOMICA foi formado em outubro de 1985, na cidade de São José dos Campos, São Paulo, pelo guitarrista João Paulo e pelo baterista Mario Sanefuji. A idéia era ser a banda mais rápida do mundo, com riffs e batidas nunca tocadas até então. João Paulo vinha de bandas como o ETHER e ATROZ. Mario tocava no METAFEL. Para completar a formação, a dupla convidou os demais integrantes do METAFEL, os irmãos Andre (baixo) e Pyda Rod (guitarra), e Laerte Perr (voz).
As primeiras composições foram escritas em português. Músicas como 'Violência Bastarda', 'Union Carbide' e 'Destroy', foram registrada numa 'demo-tape' gravada no próprio ensaio da banda, que foi o cartão de visita para sair na mídia especializada e realizar os primeiros shows.
Em 1986, a banda foi convidada para gravar seu primeiro LP. Novas músicas foram compostas e outras re-arranjadas. Já com as letras em inglês, todas fizeram parte deste intitulado disco 'ATOMICA'. Nesta época, já conhecida em todo o Brasil, inclusive no exterior, a banda fez uma turnê de lançamento do disco, que teve como destaque as cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo.
No início de 1988, o vocalista Laerte Perr deixa o grupo, entrando em seu lugar o ex-THOR, Fabio Moreira. Neste mesmo ano, compuseram um material para o segundo LP, 'LIMITS OF INSANITY', este pela Cogumelo Records em 1989. Antes de começarem as sessões de estúdio, Fabio teve que deixar a banda , fazendo com que o baixista Andre Rod assumisse os vocais. Esta nova formação do ATOMICA fez com que o som incorporasse um novo estilo, bem diferente do primeiro disco. A turnê desta vez, abrangeu um número maior de cidades, dentre elas, Brasília, Recife e Santos.
Em meados de 1990, mais mudança na formação. Sai o guitarrista Pyda Rod, substituído pelo irmão de João Paulo, o ex- MEGATON, João Márcio e Fabio Moreira voltou para os vocais. Neste mesmo ano, o ATOMICA foi convidado para gravar seu terceiro LP, 'Disturbing the Noise'. Já neste disco, a banda gravou músicas num estilo quase indescritível, porém intitulados por muitos de 'Ultra Speed'. No fim de 1991 saiu o disco e mais uma turnê, que aconteceu nos anos de 1992 e 1993. esta foi a maiortemporada de shows do ATOMICA em toda sua carreira.
A turnê, chamada de 'Noise Tour', teve vários destaques: shows em São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, e o ponto mais alto, abertura para dois shows do KREATOR no Brasil. Um em Brasília e outro em São Paulo.
Durante a 'Noise Tour', foi gravado o video-clip da música 'Deathraiser', veiculado em programas musicais de todo o Brasil, com destaque para a MTV, nos ícones como 'Fúria Metal' e 'Demo-Clip'.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


