Atomica
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.attomica.com
o ATOMICA foi formado em outubro de 1985, na cidade de São José dos Campos, São Paulo, pelo guitarrista João Paulo e pelo baterista Mario Sanefuji. A idéia era ser a banda mais rápida do mundo, com riffs e batidas nunca tocadas até então. João Paulo vinha de bandas como o ETHER e ATROZ. Mario tocava no METAFEL. Para completar a formação, a dupla convidou os demais integrantes do METAFEL, os irmãos Andre (baixo) e Pyda Rod (guitarra), e Laerte Perr (voz).
As primeiras composições foram escritas em português. Músicas como 'Violência Bastarda', 'Union Carbide' e 'Destroy', foram registrada numa 'demo-tape' gravada no próprio ensaio da banda, que foi o cartão de visita para sair na mídia especializada e realizar os primeiros shows.
Em 1986, a banda foi convidada para gravar seu primeiro LP. Novas músicas foram compostas e outras re-arranjadas. Já com as letras em inglês, todas fizeram parte deste intitulado disco 'ATOMICA'. Nesta época, já conhecida em todo o Brasil, inclusive no exterior, a banda fez uma turnê de lançamento do disco, que teve como destaque as cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo.
No início de 1988, o vocalista Laerte Perr deixa o grupo, entrando em seu lugar o ex-THOR, Fabio Moreira. Neste mesmo ano, compuseram um material para o segundo LP, 'LIMITS OF INSANITY', este pela Cogumelo Records em 1989. Antes de começarem as sessões de estúdio, Fabio teve que deixar a banda , fazendo com que o baixista Andre Rod assumisse os vocais. Esta nova formação do ATOMICA fez com que o som incorporasse um novo estilo, bem diferente do primeiro disco. A turnê desta vez, abrangeu um número maior de cidades, dentre elas, Brasília, Recife e Santos.
Em meados de 1990, mais mudança na formação. Sai o guitarrista Pyda Rod, substituído pelo irmão de João Paulo, o ex- MEGATON, João Márcio e Fabio Moreira voltou para os vocais. Neste mesmo ano, o ATOMICA foi convidado para gravar seu terceiro LP, 'Disturbing the Noise'. Já neste disco, a banda gravou músicas num estilo quase indescritível, porém intitulados por muitos de 'Ultra Speed'. No fim de 1991 saiu o disco e mais uma turnê, que aconteceu nos anos de 1992 e 1993. esta foi a maiortemporada de shows do ATOMICA em toda sua carreira.
A turnê, chamada de 'Noise Tour', teve vários destaques: shows em São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, e o ponto mais alto, abertura para dois shows do KREATOR no Brasil. Um em Brasília e outro em São Paulo.
Durante a 'Noise Tour', foi gravado o video-clip da música 'Deathraiser', veiculado em programas musicais de todo o Brasil, com destaque para a MTV, nos ícones como 'Fúria Metal' e 'Demo-Clip'.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Produtor Bob Ezrin acha que disco "maldito" do Kiss seria melhor se gravado hoje
Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


