Eyes Of Shiva
Fonte: Eyes Of Shiva
Postado em 06 de abril de 2006
O Eyes Of Shiva iniciou suas atividades em 2001 tendo como mentores os guitarristas Renato Mendes e Ricardo Gil. Os líderes da banda se conheceram ainda muito novos, como nos conta Ricardo: "conheço o Renato desde meus 13 anos de idade. Estudamos juntos no mesmo colégio e embora ele seja dois anos mais novo que eu, já conversávamos muito de rock e heavy metal naquela época".
Algum tempo depois, a dupla se separaria, com a partida de Ricardo Gil para os Estados Unidos, mais exatamente a profícua Saint Paul em Minnesota, onde teve aulas de blues com o mestre Matt Brown.
Anos depois Ricardo retornaria ao Brasil e continuaria aprimorando suas noções musicais na Universidade de Música. O destino novamente deu um ‘empurrãozinho’ e, naquele mesmo local, também estudando, estava o ex-colega de primário, Renato Mendes.
Numa das idas e vindas de carro para a faculdade, escutando a clássicos do rock ‘n’ roll como Beatles, Led Zeppelin e Iron Maiden, e ícones do metal na atualidade, entre eles Nevermore, Masterplan, e Arch Enemy, surge o assunto ‘banda’. Um comenta com o outro sobre o interesse de montar um grupo com músicas próprias e foco profissional, e imediatamente aquele bate-papo torna-se o vetor de uma química perfeita pronta a eclodir. O resultado da equação viria a ser o que todos conhecem hoje como Eyes Of Shiva.
Os dois amigos ainda precisavam de músicos obstinados para as outras funções no conjunto. Após vários testes, a dupla adiciona Gustavo Boni no baixo e o vocalista André Ferrari, sobre o qual nos fala Renato: "dali em diante a coisa começou a ficar mais interessante, pois vimos que o cara realmente mandava bem. Contudo, ainda precisávamos de um baterista". Foi então que conversando com amigos do meio musical, eles ficaram sabendo da disponibilidade de Ricardo Longhi, o qual já nos ensaios mostrava uma pegada única que em nada perdia a grandes medalhões das baquetas.
Com o time pronto, inicia-se a pré-produção do primeiro álbum, "Eyes Of Soul", que teria o renomado Fábio Laguna (Angra) como produtor, além de Dennis Ward na mixagem e masterização.
O sucesso absoluto na Ásia, onde o lançamento ocorreu pela JVC / Victor Entertainment se repete na Europa e América do Norte – pelo selo Locomotive Music - com o debute aclamado em críticas, recebendo qualificações altas na mídia especializada.
No Brasil, apesar da demora, o disco sai pela Paradoxx Music, e a banda faz diversas apresentações ao lado de conjuntos como Shaaman, Angra, Edguy, Korzus, Exodus, e também em festivais importantes como o da 89 FM de Campinas. Além destes, ocorrem várias aparições ao vivo nas rádios, e participações em eventos comemorativos como a celebração dos 15 anos da Top Link Music, e a festa de aniversário da Criativa FM, na qual o Eyes Of Shiva foi a atração principal.
A música de trabalho, "Alone", cover do Heart das legendárias Ann e Nancy Wilson, foi difundida em rádios de todo o planeta, assim como "Pride", e também "Eagle Of The Sun" - para a qual realizou-se um vídeo clip exibido em diversas emissoras de TV.
O baixista Gustavo Boni decide se separar da banda a fim de se dedicar integralmente a seus estudos. Para seu lugar é convocado Rodrigo Pinheiro, primo de Renato Mendes, o qual, já experiente no jazz e na música brasileira, mostra extrema competência e precisão também no metal, com total capacidade de comandar o baixo do Eyes Of Shiva.
A demanda do mercado japonês cresce e a gravadora JVC procura Renato e Ricardo para a gravação de um novo álbum.
Ricardo Nagata, que havia trabalhado como engenheiro de som em "Eyes Of Soul", assume a cadeira da produção, na qual já é bem conhecido principalmente pelo excelente trabalho com o Eterna.
O Eyes Of Shiva ganha uma nova cara no direcionamento das composições para o segundo CD, "Deep". Mais peso, agressividade e complexidade rítmica aliados a melodias pegajosas, de amplo potencial radiofônico, definitivamente prontas a se tornarem grandes ‘hits’.
O primeiro single, "Kamisama", vem acompanhado de um projeto audacioso de homenagem ao ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira de futebol, atual técnico do Japão, Zico. Para momento tão especial, a banda convida uma das maiores vozes do metal nacional, Andre Matos (Shaaman), que entusiasmado com a idéia devido a sua enorme paixão pelo esporte, faz uma performance vocal inesquecível.
O encontro entre o gênio da bola e os membros do Eyes Of Shiva ainda haveria de ocorrer, e veio a se concretizar no Rio de Janeiro. Nitidamente emocionado Zico afirmou: "Agora vou ter que começar a ouvir heavy metal! É um prazer ser homenageado dessa forma e faço questão de estar num dos shows de vocês quando tocarem no Japão".
Na terra do sol nascente, em cerca de duas semanas, "Kamisama" tornou-se uma das canções mais pedidas nas rádios, e ganhou toque polifônico para celular.
"Deep" conta ainda com a participação especial do guitarrista do Shaaman, Hugo Mariutti, em "Innocent Souls", além dos teclados de Fábio Laguna do Angra.
As letras focando temas políticos atuais e problemas sociais são apoiadas por um instrumental pesado e moderno, repleto de experimentos com elementos das músicas brasileira e latina. Uma combinação já procurada por muitos conjuntos, mas trazida pelo Eyes Of Shiva de forma bem singular, sem se esquivar das características que fizeram o nome da banda em "Eyes Of Soul".
O caráter de imperdível dado a "Deep" pela renomada revista BURNN! justifica-se em refrões inesquecíveis que certamente levantarão as platéias pelo Brasil e mundo afora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps