Eyes Of Shiva
Fonte: Eyes Of Shiva
Postado em 06 de abril de 2006
O Eyes Of Shiva iniciou suas atividades em 2001 tendo como mentores os guitarristas Renato Mendes e Ricardo Gil. Os líderes da banda se conheceram ainda muito novos, como nos conta Ricardo: "conheço o Renato desde meus 13 anos de idade. Estudamos juntos no mesmo colégio e embora ele seja dois anos mais novo que eu, já conversávamos muito de rock e heavy metal naquela época".
Algum tempo depois, a dupla se separaria, com a partida de Ricardo Gil para os Estados Unidos, mais exatamente a profícua Saint Paul em Minnesota, onde teve aulas de blues com o mestre Matt Brown.
Anos depois Ricardo retornaria ao Brasil e continuaria aprimorando suas noções musicais na Universidade de Música. O destino novamente deu um ‘empurrãozinho’ e, naquele mesmo local, também estudando, estava o ex-colega de primário, Renato Mendes.
Numa das idas e vindas de carro para a faculdade, escutando a clássicos do rock ‘n’ roll como Beatles, Led Zeppelin e Iron Maiden, e ícones do metal na atualidade, entre eles Nevermore, Masterplan, e Arch Enemy, surge o assunto ‘banda’. Um comenta com o outro sobre o interesse de montar um grupo com músicas próprias e foco profissional, e imediatamente aquele bate-papo torna-se o vetor de uma química perfeita pronta a eclodir. O resultado da equação viria a ser o que todos conhecem hoje como Eyes Of Shiva.
Os dois amigos ainda precisavam de músicos obstinados para as outras funções no conjunto. Após vários testes, a dupla adiciona Gustavo Boni no baixo e o vocalista André Ferrari, sobre o qual nos fala Renato: "dali em diante a coisa começou a ficar mais interessante, pois vimos que o cara realmente mandava bem. Contudo, ainda precisávamos de um baterista". Foi então que conversando com amigos do meio musical, eles ficaram sabendo da disponibilidade de Ricardo Longhi, o qual já nos ensaios mostrava uma pegada única que em nada perdia a grandes medalhões das baquetas.
Com o time pronto, inicia-se a pré-produção do primeiro álbum, "Eyes Of Soul", que teria o renomado Fábio Laguna (Angra) como produtor, além de Dennis Ward na mixagem e masterização.
O sucesso absoluto na Ásia, onde o lançamento ocorreu pela JVC / Victor Entertainment se repete na Europa e América do Norte – pelo selo Locomotive Music - com o debute aclamado em críticas, recebendo qualificações altas na mídia especializada.
No Brasil, apesar da demora, o disco sai pela Paradoxx Music, e a banda faz diversas apresentações ao lado de conjuntos como Shaaman, Angra, Edguy, Korzus, Exodus, e também em festivais importantes como o da 89 FM de Campinas. Além destes, ocorrem várias aparições ao vivo nas rádios, e participações em eventos comemorativos como a celebração dos 15 anos da Top Link Music, e a festa de aniversário da Criativa FM, na qual o Eyes Of Shiva foi a atração principal.
A música de trabalho, "Alone", cover do Heart das legendárias Ann e Nancy Wilson, foi difundida em rádios de todo o planeta, assim como "Pride", e também "Eagle Of The Sun" - para a qual realizou-se um vídeo clip exibido em diversas emissoras de TV.
O baixista Gustavo Boni decide se separar da banda a fim de se dedicar integralmente a seus estudos. Para seu lugar é convocado Rodrigo Pinheiro, primo de Renato Mendes, o qual, já experiente no jazz e na música brasileira, mostra extrema competência e precisão também no metal, com total capacidade de comandar o baixo do Eyes Of Shiva.
A demanda do mercado japonês cresce e a gravadora JVC procura Renato e Ricardo para a gravação de um novo álbum.
Ricardo Nagata, que havia trabalhado como engenheiro de som em "Eyes Of Soul", assume a cadeira da produção, na qual já é bem conhecido principalmente pelo excelente trabalho com o Eterna.
O Eyes Of Shiva ganha uma nova cara no direcionamento das composições para o segundo CD, "Deep". Mais peso, agressividade e complexidade rítmica aliados a melodias pegajosas, de amplo potencial radiofônico, definitivamente prontas a se tornarem grandes ‘hits’.
O primeiro single, "Kamisama", vem acompanhado de um projeto audacioso de homenagem ao ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira de futebol, atual técnico do Japão, Zico. Para momento tão especial, a banda convida uma das maiores vozes do metal nacional, Andre Matos (Shaaman), que entusiasmado com a idéia devido a sua enorme paixão pelo esporte, faz uma performance vocal inesquecível.
O encontro entre o gênio da bola e os membros do Eyes Of Shiva ainda haveria de ocorrer, e veio a se concretizar no Rio de Janeiro. Nitidamente emocionado Zico afirmou: "Agora vou ter que começar a ouvir heavy metal! É um prazer ser homenageado dessa forma e faço questão de estar num dos shows de vocês quando tocarem no Japão".
Na terra do sol nascente, em cerca de duas semanas, "Kamisama" tornou-se uma das canções mais pedidas nas rádios, e ganhou toque polifônico para celular.
"Deep" conta ainda com a participação especial do guitarrista do Shaaman, Hugo Mariutti, em "Innocent Souls", além dos teclados de Fábio Laguna do Angra.
As letras focando temas políticos atuais e problemas sociais são apoiadas por um instrumental pesado e moderno, repleto de experimentos com elementos das músicas brasileira e latina. Uma combinação já procurada por muitos conjuntos, mas trazida pelo Eyes Of Shiva de forma bem singular, sem se esquivar das características que fizeram o nome da banda em "Eyes Of Soul".
O caráter de imperdível dado a "Deep" pela renomada revista BURNN! justifica-se em refrões inesquecíveis que certamente levantarão as platéias pelo Brasil e mundo afora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


