Exxotica
Postado em 06 de abril de 2006
Release Oficial
2000 – Primórdios
A idéia da banda surgiu em duas cabeças distintas: A de Marcelo Rossi e a de Daniel Iasbeck. Marcelo carregava a experiência do Kiss cover em maior atividade no momento (a banda Dr. Love, com mais de 60 shows no ano de 2000) e começou a formular a idéia de montar uma banda que tivesse aquele mesmo impacto visual, sendo porém uma banda brasileira. Já Daniel havia se mudado para São Paulo no final de 1998 para cursar faculdade de música e procurar pessoas que dividissem o mesmo sonho: o de formar uma banda que unisse o som Hard Rock (cantado em português) a um visual bem carregado e chamativo.
Apresentados formalmente no dia 8 de dezembro de 2000 os dois começaram a trocar idéias a respeito de uma banda, que elevaria o uso de elementos teatrais (aliados ao Rock 'n' Roll) ao extremo. O então baterista do Dr. Love (da qual agora Daniel já fazia parte) seria integrado à dupla, por pura conveniência. Essa primeira formação da banda consistia em Daniel (guitarra), Marcelo (baixo), Leonardo Tomazelli (bateria) e vocalistas que eram trocados de semana a semana.
2001 - A construção
No início do mês de fevereiro a banda já possuía 5 músicas próprias compostas e ensaiadas: "No palco", "Fruto proibido", "Pronto para ir", "Gato preto" e "Teu olhar". Pronto também já estava o elaborado cenário de palco, que conta com uma parede gigante de placas que simulam a parede um castelo, bonecos sinistros de 1,80m de altura, cabeças degoladas, um bebê maldito e muitas outras bizarrices. Isso sem falar das vestimentas individuais de cada membro, à essa altura já confeccionadas.
Após "bater cabeça" com vários candidatos, a banda convidou o vocalista Guto Mansoreitch para o posto vago, pois o show de estréia já estava marcado.
O show ocorrido no dia 8 de abril apresentou as músicas próprias ao lado de covers dos Beatles, Alice Cooper e Kiss. É também inaugurado nessa época o site oficial www.exxotica.com.br. Depois de um segundo show e menos de um mês de banda, o vocalista decide sair por não acreditar no projeto.
Novamente a banda passa três meses testando diversos pretendentes ao posto vago e chega a uma conclusão: ninguém poderia interpretar melhor as suas próprias músicas do que eles mesmos. A partir dos primeiros dias de Agosto, Daniel e Marcelo se tornam os vocalistas do Exxótica.
No mesmo mês a banda estréia com a nova formação, agora um trio. Com o surgimento de novas músicas como "Estranho no ninho", "Não tenho nada" (já acrescentadas no novo show) e "Meia noite / Sexta-feira", "Eu não sei mentir" e "Eu quero deixar (você fugir de mim)" (recém saídas do forno) a banda decide que é hora de gravar o seu disco de estréia. No mês de Setembro começa o processo de gravação do CD "Estranhos no ninho".
Cansado de investir seu dinheiro e de "tocar sem receber", Léo Tomazelli já estava com um pé fora da banda. Com o início das gravações no estúdio Spectrum, ficou claro que ele não duraria na banda, pois, além de tudo, não conseguia um resultado satisfatório na execução de seu instrumento.
Recém saídos da "crise de vocalistas", a banda já previa uma dificuldade gigante para encontrar um novo (e definitivo) integrante que se encaixasse na sua proposta. Eis que, do nada, surge Espectro, a criatura que ocupa de vez o posto de baterista do grupo.
2002 - Primeiro CD
Com o término das gravações, a banda sai em busca de uma parceria para o lançamento do CD, intitulado "Estranhos no ninho", que acontece no dia 2 de março.
No primeiro semestre inicia-se a divulgação do CD com a gravação do clipe "Gato preto", aparições na MTV (com as músicas "Eu quero deixar (você fugir de mim)" e "Estranho no ninho"), matérias e resenhas em todas as revistas especializados do país e muitos shows.
Com uma ótima repercussão de seu trabalho, o Exxótica fecha o ano vendendo toda a sua primeira prensagem de CDs no esquema underground e começa a pensar nos planos para 2003.
2003 - O CD mais barato do mundo
A banda dá continuação do trabalho de divulgação do primeiro álbum a partir de fevereiro, tocando regularmente toda semana em diversas cidades e vendendo mais CDs.
Em agosto, uma matéria excelente (com uma página inteira) é publicada no jornal FOLHA DE SÃO PAULO, dando um forte impulso para a carreira da banda.
Depois de muitas conversas, a banda inventa uma nova estratégia para levar sua música ao maior número de pessoas possível: no dia 29 de agosto é lançado "O CD mais barato do mundo!!!" que é nada menos que um CD com 4 músicas retiradas do primeiro disco (sendo que a faixa "Estranho no ninho" foi remixada para o projeto) vendido pelo preço mais barato que você já pagou por um CD!!! É lançada também a primeira camiseta oficial do Exxótica.
Em novembro a banda entra em estúdio com melhores condições e com mais tempo e experiência para a gravação do segundo CD, intitulado "Capítulo 2".
2004 – Hoje
O ano começa com uma grande novidade. O Exxótica apresenta aos fãs um segundo guitarrista. Seu nome: Boris "O louco" Tauffenbach. Agora a banda é um quarteto.
Com o processo de mixagem do CD em andamento a banda continua a todo vapor fazendo shows e mais shows mostrando a todos quem é a banda mais ousada do Brasil!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
CHAMA O VAR: Slash sofre tombo cinematográfico em show do Guns N' Roses
Neil Peart sobre como transformou um erro em algo genial em hit do Rush
Heavy Metal: "um conforto para os jovens brilhantes"

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



