Max Cavalera e Igor Cavalera contam por que fizeram as pazes após uma década afastados
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2023
Dois gigantes da música pesada, os irmãos Max Cavalera e Iggor Cavalera iniciaram suas trajetórias no Metal quando eram adolescentes e fundaram o Sepultura. Juntos, Max (guitarrista/vocalista) e Iggor (baterista) gravaram alguns discos extremamente importantes e influentes, com destaque para os maravilhosos "Beneath The Remains", "Arise", "Chaos A.D." e "Roots".
Max sai do Sepultura e irmãos Cavalera cortam relações
A bem-sucedida parceria se encerrou em dezembro de 1996, quando Max saiu do Sepultura, por conta de conflitos com os demais integrantes do grupo, incluindo o seu próprio irmão.
"Eles queriam demitir Gloria [esposa de Max e empresária do Sepultura] e conseguir um empresário maior. O fato é que a situação foi friamente calculada. É como se eles dissessem: ‘Sentimos muito pelo Dana [filho de Glória], mas negócios são negócios’. O que me irritou foi que todos eles também conheciam Dana. Ele era amigo deles. Mas eles jogaram tudo fora", disse Max à Metal Hammer.
A relação entre os dois irmãos foi rompida e eles ficaram sem se falar por cerca de uma década.
A reconciliação e o início de uma nova era
Em 2006, Iggor fez o mesmo que seu irmão e saiu do Sepultura, alegando incompatibilidade de ideias.
"Vários motivos me levaram a tomar essa importante decisão em minha vida e gostaria de compartilhar isso com todos. Acredito que a minha missão no Sepultura tenha chegado ao fim", afirmou Iggor no comunicado oficial sobre a sua saída.
No mesmo ano que decidiu sair do Sepultura, Iggor decidiu se reconciliar com seu irmão mais velho.
"Ninguém é santo, houve problemas de tudo quanto é lado. A vida é muito rápida pra esse tipo de atitude, então graças a Deus ele viu que não vale a pena passar a vida inteira sem falar com quem se gosta por causa de orgulho bobo. Para ele foi assim: ‘F...-se o que rolou, vamos nos encontrar, vamos ser irmãos de novo’", contou Max à Rolling Stone em 2008.
Unidos novamente, Max e Iggor fundaram outra banda, chamada Cavalera Conspiracy. O novo projeto dos irmãos mais importantes da história do Metal Sul-americano permanece firme e forte até hoje, bem como a relação entre eles.
Como e por que eles decidiram se reconciliar?
Iggor e Max falaram sobre a sua relação em uma longa entrevista concedida à Metal Hammer. Os lendários músicos contaram por que decidiram se reconciliar após uma década afastados um do outro.
"Depois de alguns anos sem nos falarmos, decidimos que a vida era muito curta. Minha primeira intenção não era fazer música, era apenas estar junto com ele como família. Mas Max é um workaholic e nunca para de pensar em música", declarou o baterista.
"Acho que nós dois aprendemos com isso. Não desvalorizamos nossa irmandade agora e ela é mais forte do que era. Tudo o que fazemos juntos agora, tentamos minimizar o estresse e buscar o puro aproveitamento do momento", acrescentou Max.
Quase duas décadas após a reconciliação, Max e Iggor continuam unidos, para o bem deles e do Metal mundial. Vida longa aos irmãos Cavalera.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps