Tanatron
Postado em 06 de abril de 2006
Executando com muita energia um Death Metal visceral e agressivo, o trio maranhense Tanatron vem há mais de 10 anos mostrando seu trabalho e mantendo vivo o ideal que os uniu durante todo esse tempo, a música Underground.
Surgido em julho de 1996 de uma amizade de escola entre Nyelson Weber (baixo e vocal) e Weeslem Lima (bateria), ambos com 17 anos na época, o grupo foi composto inicialmente por um quarteto, que fez alguns shows em São Luis - MA, Imperatriz - MA e Teresina - PI, abrindo caminho para um trabalho mais maduro.
Após seu primeiro ano, a banda passa por uma reformulação com a saída de dois integrantes e a entrada de Nynrod Weber (guitarra), com 13 anos apenas. Mesmo com as passagens de dois outros integrantes posteriormente, este trio manteve-se coeso ao longo dos anos.
Após estas mudanças, a banda inicia o processo de composição de novas músicas e retorna aos palcos com uma apresentação em Teresina-PI e entre os anos de 1998 e 1999 realizou vários shows em São Luis - MA.
O ano de 2000 marcou a entrada de um segundo guitarrista, Ehremburg Mussuri (ex-Ânsia de Vômito, Cremador). O quarteto realiza uma série de shows arrasadores, que lhes renderam uma posição de destaque na cena local.
A banda volta a ser um trio em 2001 com a saída de Ehremburg. Durante o decorrer do ano, iniciam as composições e o processo de gravação de seu primeiro CD demo, finalizado em dezembro de 2001.
Durante os ensaios para os shows de lançamento do CD demo, o Tanatron recruta Ricardo Lauande para a segunda guitarra. Com esta formação, em julho de 2002, lançaram "Primitive Behavior", fazendo uma mini turnê iniciada em São Luis – MA, passando por Imperatriz - MA, Belém - PA, Teresina - PI e Fortaleza - CE.
Em 2003 a banda realiza vários shows, colhendo os frutos do lançamento de sua demo que rendeu boas críticas do público, zines e sites especializados em todo o Brasil. Ainda em 2003 com a saída de Ricardo, a banda mais uma vez volta a ser um trio, mas mantém o ritmo de shows que vinha realizando.
Nos anos de 2004 e 2005 o grupo resolve dar uma parada, retornando aos ensaios em 2006. Ao longo do ano, preparam novas composições, com nova sonoridade, mas sem perder as características da banda.
Atualmente o grupo está divulgando o seu segundo trabalho "Trivial Chaos", lançado em Agosto do ano passado.
Ao longo de sua carreira o Tanatron teve a honra de dividir palco com diversas bandas nacionais e internacionais, entre elas Destruction, Krisiun, Korzus, Ratos de Porão, Incantation, Torture Squad, Drowned, Subtera, Ânsia de Vômito, Zênite, Megahertz, Obskure, Claustrofobia, Disgrace And Terror, Valhalla, Empty Grace, Funeratus e Nephast.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


