RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Sykes quase se tornou guitarrista de Ozzy Osbourne

Ace Frehley proibiu abraços e apertos de mão em aparição pública semana passada

Revista Veja diz que Bruce Dickinson teve "desempenho frustrante" em torneio de esgrima

O megahit de amor de Paul McCartney que foi acusado de apropriação cultural

O riff que David Bowie ganhou de Jimmy Page e usou em duas músicas diferentes

O show solo que Ian Gillan fez pelado, vestindo só uma capa de chuva transparente

Para David Ellefson, retorno do Megadeth tem "muito a ver" com crenças religiosas de Mustaine

A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu

As capas de Iron Maiden e Nevermore que foram feitas pela mesma pessoa e são semelhantes

O álbum do U2 que foi considerado o pior erro já cometido por eles, segundo Bono

Bruce Dickinson compete em circuito europeu de esgrima para veteranos

O astro da música que mora em mansão nababesca e gosta de exibir riqueza

Membro do Beach Boys é processado por não autografar merchandising

Steve Harris relembra sua mansão "assombrada" que inspirou a letra de "Fear of the Dark"

Porque o AC/DC desprezava completamente a ideologia do Punk


Bangers Open Air

Bob Marley: A sua lenda permanece viva até hoje

Por Rodrigo de Almeida F
Postado em 06 de abril de 2006

O ano de 1945 foi um grande ano. Foi em 45 que, depois de nove anos de uma guerra que matou milhões de pessoas em todo o mundo, finalmente a paz voltou a reinar na Terra. Em todos os cantos do planeta as pessoas se abraçaram e puderam comemorar o final do mais triste episódio da história da humanidade. Milhares de filhos voltaram para suas casas, famílias se reencontraram e a construção de um novo tempo começou. Entretanto, em 1945 houve outro grande acontecimento, que só alguns moradores da pequena vila de Nine Mile, interior rural da Freguesia de St. Ann (Santa Ana), no norte da Jamaica, comemoraram. Foi no dia 6 de fevereiro desse ano que lá nasceu o menino Robert Nesta Marley, filho de Cedella Booker, uma garota negra de apenas dezoito anos, e do Capitão Norval Marley, do Regimento Britânico das Índias Ocidentais, um inglês branco de 50 anos de idade que, devido a pressões de sua família na Inglaterra, apesar de ajudar financeiramente pouco conheceu o filho. Mas para entender melhor a história desse menino é preciso voltar um pouco mais no tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar da escravidão ter sido abolida na Jamaica em 1834, aqueles dias de sofrimento ainda estão na memória dos descendentes de africanos e, misturados com os costumes ingleses, fazem parte da cultura da ilha. Já no começo do século passado a herança africana começava a ter expressão política com Marcus Garvey, um pastor jamaicano que fundou a Associação Universal para o Desenvolvimento do Negro. A organização defendia a criação de um país negro, livre da dominação branca, na África, que recebesse de volta todos os descendentes de africanos exilados na América. Foi inclusive com esse intuito que Garvey chegou a fundar uma companhia de navegação a vapor, a Black Star Line. Mas Marcus Garvey é lembrado na Jamaica também por outro motivo. O pastor, nas suas pregações, costumava repetir uma profecia que logo se espalhou entre a população negra. Ele dizia que logo na África surgiria um Rei negro, o 225º descendente da linhagem de Menelik, o filho do rei Salomão e da rainha de Sabá, que libertaria a raça negra do domínio branco. Anos depois esse rei apareceu. Em 1930 Ras Tafari Makonnen foi coroado Imperador da Etiópia e passou a se chamar Hailè Selassiè. No mesmo momento, os seguidores de Garvey na Jamaica passaram a acreditar que a profecia houvesse sido cumprida e começaram uma nova religião chamada Rastafari. Anos mais tarde, essa religião seria espalhada pelo mundo através da música de um menino chamado Bob Marley.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por volta da década de 50, a capital Kingston era a terra dos sonhos dos habitantes das zonas rurais da Jamaica. Apesar da cidade não ter muito trabalho a oferecer, multidões se dirigiam para lá para fatalmente engrossarem a população das favelas que já cresciam no seu lado oeste. A maior e mais miserável dessas favelas era Trench Town (ou Cidade do Esgoto), assim chamada por ter sido construída sobre as valas que drenavam os dejetos da parte antiga de Kingston. E foi para lá que Dona Cedella se mudou junto com seu filho no final dos anos 50. O menino cresceu nesse ambiente junto com outros meninos de rua e, em especial, seu amigo Neville O’Riley Livingston, mais conhecido como Bunny, com quem começou a tocar latas e guitarras improvisadas em casa. O som que os dois garotos faziam era influenciado pelas emissoras do sul dos Estados Unidos que conseguiam captar nos seus rádios e que tocavam músicas de artistas como Ray Charles, Curtis Mayfield, Brook Benton e Fats Domino, além de grupos vocais como The Drifters que tinham muita popularidade na Jamaica. Nessa época, Bob conseguiu um emprego numa funilaria, mas já tinha a música como grande objetivo de sua vida. A busca desse objetivo ganhou dedicação exclusiva quando uma fagulha da solda com que trabalhava queimou seu olho. O acidente não teve gravidade mas o fez largar o emprego e investir unicamente no aperfeiçoamento da sua música com Bunny. Eles eram ajudados por Joe Higgs, um cantor que apesar de já possuir uma certa fama na ilha ainda morava em Trench Town e dava aulas de canto para iniciantes. Numa dessas aulas Bob e Bunny conheceram outro jovem músico chamado Peter McIntosh. Em 1962 Bob Marley foi escutado por um empresário musical chamado Leslie Kong que, impressionado, o levou a um estúdio para gravar algumas músicas. A primeira delas "Judge Not" logo foi lançada pelo selo Beverley’s. No ano seguinte Bob decidiu que o melhor caminho para alcançar o sucesso era em um grupo, chamando para isso Bunny e Peter para formar os "Wailing Wailers". O novo grupo ganhou a simpatia do percussionista rastafari Alvin Patterson, que os apresentou ao produtor Clement Dodd. Na metade de 1963 Dodd ouviu os Wailing Wailers e resolveu investir no grupo. O ritmo da moda na Jamaica então era o Ska que, com uma batida marcada e dançante, misturava elementos africanos com o rhythm & blues de New Orleans e que tinha Clement "Sir Coxsone" Dodd como um dos seus mais famosos divulgadores. Os Wailing Wailers lançaram o seu primeiro single, "Simmer Down", pela gravadora Coxsone no fim de 1963 e em janeiro a música já era a mais tocada na Jamaica, permanecendo nessa posição durante dois meses. O grupo então era formado por Bob, Bunny, Peter, Junior Braithwaite e dois backing vocals, Beverly Kelso e Cherry Smith.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nessa época chegou pelo correio a passagem que Dona Cedella, que tinha se casado novamente e mudado para Delaware nos Estados Unidos, conseguiu comprar após muito esforço para juntar dinheiro. Ela desejava dar a Bob uma nova vida na América, mas antes da viagem ele conheceu Rita Anderson e em 10 de fevereiro de 1966 eles se casaram. Marley passou apenas oito meses com a mãe antes de retornar à Jamaica, onde começou um período que teve importância especial no resto de sua vida. Bob chegou em Kingston em outubro de 66, apenas seis meses depois da visita da Sua Majestade Imperial, o Imperador Hailè Selassiè, da Etiópia, que trouxe nova força ao movimento Rastafari na ilha. O envolvimento de Marley com a crença Rastafari também estava crescendo e, a partir de 67, sua música começou a refletir isso. Os hinos dos Rude Boys deram lugar a uma crescente dedicação às canções espirituais e sociais que se tornaram a pedra fundamental do seu real legado. Bob, então, convidou Peter e Bunny para novamente formarem um grupo, dessa vez chamado "The Wailers". Rita também começava sua carreira como cantora com um grande sucesso chamado "Pied Piper", um cover de uma canção pop inglesa. A música jamaicana, entretanto, havia mudado. A frenética batida do Ska estava dando lugar a um ritmo mais lento e sensual chamado Rock Steady. A nova crença Rastafari dos Wailers os colocou em conflito com Coxsone Dodd e, determinados a controlar seu próprio destino, os fez criar um novo selo, o Wail’N’Soul. Mas, apesar de alguns sucessos, os negócios dos Wailers não melhoraram muito e o selo faliu no fim de 1967. O grupo sobreviveu, entretanto, inicialmente como compositores de uma companhia associada ao cantor americano Johnny Nash que, na década seguinte, teria um grande sucesso com "Stir It Up", de Bob.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os Wailers então conheceram um homem que revolucionaria o seu trabalho: Lee Perry, cujo gênio produtivo havia transformado as técnicas de gravação em estúdio em arte. A associação Perry / Wailers resultou em algumas das melhores gravações da banda. Músicas como "Soul Rebel", "Duppy Conqueror", "400 Years" e "Small Axe" se não foram clássicos definiram a direção futura do reggae. Em 1970, Aston 'Family Man' Barrett e seu irmão Carlton (baixo e bateria, respectivamente) se uniram aos Wailers. Eles eram o núcleo da banda de estúdio de Perry e haviam participado de várias gravações do grupo. Os irmãos eram conhecidos como a melhor seção rítmica da Jamaica, status que continuariam ostentando pela década seguinte. Os Wailers eram então reconhecidos como grande sucesso no Caribe, mas internacionalmente continuavam desconhecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No verão de 1971 Bob aceitou o convite de Johnny Nash para acompanhá-lo à Suécia, ocasião em que assinou contrato com a CBS, que também era a gravadora do americano. Na primavera de 72 todos os Wailers já estavam na Inglaterra, promovendo ostensivamente o single "Reggae on Broadway", mas sem alcançar bom resultado. Como última tentativa Bob entrou nos estúdios da Island Records, que havia sido a primeira a dar atenção ao crescimento da música jamaicana, e pediu para falar com o seu fundador, Chris Blackwell. Blackwell conhecia a fama dos Wailers e o grupo estava fazendo uma proposta irrecusável. Eles estavam adiantando 4 mil libras para gravar um álbum e para que, pela primeira vez, uma banda de reggae tivesse acesso as mais avançadas técnicas de gravação e fosse tratada como eram as bandas de rock da época. Antes dessa proposta as gravadoras achavam que um grupo de reggae só vendia em singles ou compilações com várias bandas. O primeiro álbum dos Wailers, "Catch A Fire" quebrou todas as regras: era lindamente embalado e fortemente promovido. Era o começo de um longo caminho à fama e ao reconhecimento internacional. Embora "Catch A Fire" não tenha sido um hit instantâneo, o álbum teve um grande impacto na mídia. O ritmo marcante de Marley, aliado às suas letras militantes vinham com total contraste ao que estava sendo feito então. Além disso, a Island promoveu uma turnê do grupo na Inglaterra e nos Estados Unidos, o que era uma completa novidade para uma banda de reggae. Os Wailers chegaram em Londres em abril de 73, embarcando numa série de apresentações que mostraria sua qualidade como banda de shows ao vivo. Entretanto, após três meses, o grupo voltou à Jamaica e Bunny, desencantado com a vida na estrada, se recusou a tocar na turnê americana. No seu lugar entrou Joe Higgs, o velho professor de canto dos Wailers. A turnê americana incluía, além de algumas casas de show, a participação em alguns shows de Bruce Springsteen e Sly & The Family Stone, a principal banda de música negra americana do momento. Mas depois de quatro shows ficou claro que colocar os Wailers abrindo espetáculos poderia ser ruim para as atrações principais. A banda foi então para San Francisco, onde a rádio KSAN transmitiu uma apresentação ao vivo que só foi publicada em 1991, quando a Island lançou o álbum comemorativo "Talkin’ Blues". Em 73 o grupo também lançou o seu segundo álbum pela Island, "Burnin’", um LP que incluía novas versões de algumas das suas mais velhas músicas, como: "Duppy Conqueror", "Small Axe" e "Put It On", junto com faixas como "Get Up, Stand Up" e "I Shot The Sheriff" (que no ano seguinte se tornaria um enorme sucesso mundial na voz de Eric Clapton, alcançando o primeiro lugar na lista dos singles mais vendidos nos Estados Unidos). Em 74 Marley passou uma grande parte do seu tempo no estúdio trabalhando nas sessões que resultaram em "Natty Dread", um álbum que incluía músicas como "Talkin’ Blues", "No Woman No Cry", "So Jah Seh", "Revolution", "Them Belly Full (But We Hungry)" e "Rebel Music (3 o’clock Roadblock)". No início do próximo ano, entretanto, Bunny e Peter deixariam definitivamente o grupo para embarcar em carreiras solo enquanto a banda começava a ser conhecida por Bob Marley & The Wailers. "Natty Dread" foi lançado em fevereiro de 75 e logo a banda estava novamente na estrada. A composição harmônica perdida com a saída de Bunny e Peter havia sido substituída pelas I-Threes, um trio feminino composto pela esposa de Bob, Rita, além de Marcia Griffiths e Judy Mowatt. Entre os concertos, os mais importantes foram as duas apresentações no Lyceum Ballroom de Londres que até hoje são lembradas entre as melhores da década. Os shows foram gravados e logo o disco, junto com o single "No Woman, No Cry", estava nas paradas de sucesso. Em novembro, quando Marley voltou a Jamaica para tocar num show beneficiente com Stevie Wonder ele já era obviamente o maior superstar da ilha. "Rastaman Vibrations", o álbum seguinte, lançado em 76, atingiu o topo das paradas americanas e é considerado por muitos a mais clara exposição da música e das crenças de Bob. O LP incluía músicas como "Crazy Baldhead", "Johnny Was", "Who The Cap Fit" e, talvez a mais significativa de todas, "War", cuja letra foi extraída de um discurso do Imperador Hailè Selassiè, nas Nações Unidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com o sucesso internacional cresceu a importância política de Bob Marley na Jamaica, onde a fé Rastafari expressa por sua música alcançava forte ressonância na juventude dos guetos. Como forma de agradecimento ao povo da ilha, Bob decidiu dar um concerto aberto no Parque dos Heróis Nacionais de Kingston, em 5 de dezembro de 1976. A idéia era enfatizar a necessidade de paz nas ruas da cidade, onde as brigas de gangues estavam causando confusão e mortes. Logo depois do anúncio do show, o governo convocou eleições para o dia 20 de dezembro. Isso deu nova força à guerra no gueto e, na tarde do concerto atiradores invadiram a casa de Bob e o alvejaram. Na confusão os atiradores apenas feriram Marley, que foi levado a salvo às montanhas na cercania da cidade. Entretanto ele resolveu fazer o show de qualquer maneira e subiu ao palco para uma rápida apresentação em desafio aos seus agressores. Foi a última apresentação de Bob na Jamaica por oito meses. Logo após o show ele deixou o país para viver em Londres, onde gravou seu próximo álbum, "Exodus".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lançado no verão daquele ano, "Exodus" consolidou o status internacional da banda, ficando nas paradas da Inglaterra por 56 semanas seguidas e tendo seus três singles - "Waiting In Vain", "Exodus" e "Jammin’" - com grandes vendagens. Em 78 a banda capitalizou novo sucesso com "Kaya", que alcançou o quarto lugar na Inglaterra logo na semana seguinte do lançamento. O álbum mostrava um novo ângulo de Marley, com uma coleção de canções de amor e, claro, homenagens ao poder da "Ganja". Do álbum foram extraídos dois singles: "Satisfy My Soul" e "Is This Love". Ainda em 78 aconteceriam mais três eventos com extraordinária importância para Marley. Em abril ele voltou à Jamaica para o "One Love Peace Concert", quando fez com que o Primeiro-Ministro Michael Manley e o líder da oposição Edward Seaga se dessem as mãos no palco. Ele foi então convidado para ir à sede das Nações Unidas, em New York, para receber a Medalha da Paz. E, no fim do ano, Bob visitou a África pela primeira vez, indo inicialmente ao Kenya e depois à Etiópia, o lar espiritual Rastafari. A banda havia recém terminado uma turnê pela Europa e América que rendeu o segundo álbum ao vivo: "Babylon By Bus". "Survival", o nono álbum de Bob Marley pela Island foi lançado no verão de 1979. Ele incluía "Zimbabwe", um hino para a Rodésia, que logo seria libertada, junto com "So Much Trouble In The World", "Ambush In The Night" e "Africa Unite". Como indica a capa, que contém as bandeiras das nações independentes, "Survival" foi um álbum em homenagem à solidariedade Pan-Africana. Em abril de 1980, o grupo foi convidado oficialmente pelo governo do recém libertado Zimbabwe para tocar na cerimônia de independência da nova nação. Essa foi a maior honra oferecida à banda e demonstrou claramente a sua importância no Terceiro Mundo. O próximo disco da banda, "Uprising", foi lançado em maio de 80 e teve sucesso imediato com "Could You Be Loved". O álbum também trazia "Coming In From The Cold", "Work" e a extraordinária faixa de encerramento, "Redemption Song". Os Wailers então embarcaram na sua maior turnê européia, quebrando recordes de público pelo continente. A agenda incluía um show para 100 mil pessoas em Milão, o maior da história da banda. Bob Marley & The Wailers eram a maior banda na estrada naquele ano e "Uprising" estava em todas as paradas da Europa. Era um período de máximo otimismo e estavam sendo feitos planos de uma turnê na América em companhia de Stevie Wonder no final do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No fim da turnê européia Marley e a banda foram para os Estados Unidos. Bob fez dois shows no Madison Square Garden, mas logo após caiu seriamente doente. Três anos antes, em Londres, ele havia ferido o dedo do pé jogando futebol. O ferimento se tornou canceroso e, apesar de ter sido tratado em Miami, continuou a progredir. Em 1980, o câncer, em sua forma mais virulenta, começou a se espalhar pelo corpo de Bob. Ele controlou a doença por oito meses, fazendo tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels, na Bavária. O tratamento de Issels era controvertido por só usar remédios naturais e não tóxicos e, por algum tempo, pareceu estabilizar a condição de Bob. Entretanto, repentinamente a luta começou a ficar mais difícil. No começo de maio ele deixou a Alemanha para voltar à Jamaica, mas não completou a viagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bob Marley morreu num hospital de Miami na segunda-feira, 11 de maio de 1981. No mês anterior, Marley havia sido agraciado com a Ordem do Mérito da Jamaica, a terceira maior honra da nação, em reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura do país. Na quinta-feira, 21 de maio de 1981, o Honorável Robert Nesta Marley O. M. recebeu um funeral oficial do povo da Jamaica. Após o funeral - assistido tanto pelo Primeiro-Ministro como pelo líder da oposição - o corpo de Marley foi levado à sua terra natal, Nine Mile, no norte da ilha, onde agora descansa em um mausoléu. Bob Marley morreu aos 36 anos, mas a sua lenda permanece viva até hoje.

Curiosidades

Muitos curiosos devem se perguntar, se aquele anel que Bob usava, tinha algum significado.Pois ele tinha sim. Ele foi dado a Bob em uma audiência em Londres, com o neto do Imperador Selassie, o Príncipe Asfa Wossan. Foi uma honraria inigualável o anel: Jah Ras Tafari, pertencente ao imperador da Etiópia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bob, entre seus tratamentos para evitar o câncer (em vão pois já havia se espalhado pelo corpo), fez uma escala em Miami para ser batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome de Berhane Selassie

Como os Dreadlocks, não podem ser cortados, e como Bob respeitava muito essas crenças,a última vez em que ele cortou foi em 1962, e ficou assim sem cortá-los até sua morte em 1981.

A música "Ambush In The Night", foi feita após o atentado que Bob sofreu em 76, e que foi um tabu na vida de Bob. Ninguém sabia o motivo, mas Bob, tinha certeza que era por motivos políticos.

Você sabia que a causa do câncer de Bob, foi um ferimento em seu pé? Pois é, durante uma turnê pela Europa, Bob jogava futebol e assim se feriu. O machucado infeccionou e o médico sugeriu que ele amputasse o dedão. Mas Bob recusou a proposta com base em suas crenças rasta. Jamais sarou a infecção, e segundo alguns médicos, acabou gerando um tumor que depois originaria câncer cerebral, descoberto três anos depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando Bob estava com câncer, seus Dreadlocks caíram, e foram guardados. Após sua morte, para seu funeral, eles foram grudados em sua cabeça para que o povo que tanto o admirava visse pela última vez seu ídolo como sempre foi visto.

Em 1973, Bob Marley & The Wailers, foram escalados por uma banda de Funk Music, a Sly & The Family Stone, para fazerem uma turnê com eles. Bob Marley & The Wailers abririam todos os seus shows, mas foram rapidamente cortados, pois estavam fazendo mais sucesso do que a banda principal, Sly & The Family Stone.

A música "Stir It Up", foi composta por Bob na época em que estava morando com sua mãe nos E.U.A. Bob sentindo muitas saudades de Rita (que ficara na Jamaica), resolveu compor essa, que seria uma de suas músicas mais românticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você sabia, que o Bob Marley nem chegou a conhecer seu pai? Pois é, Norval Sinclair Marley era um cinquentão oficial da Marinha Britânica, (branco). Ele teve Bob, com a pequena Cedella Booker de apenas 18 anos (Negra). Norval, engravidou Cedella, se casou, mas logo em seguida foi embora. Deixou Cedella, e após 10 anos morreu. Nesses 10 anos Norval não quis saber de voltar. Cedella, acreditava que a razão disso, era que a família de Norval não concordava com seu namoro. (Bob nunca se importou com isso)

Você sabia que Bob tocava Ska (ritmo nascido do Rhytm'n'Blues americano), até chegar no Reggae? Uma amostra disso é a canção "Simmer Down" que estourou nas paradas por fazer uso dessas duas linguagens. Foi um grande sucesso de Bob na época. Além disso Bob estava acompanhado de um grupo chamado Skatalites (considerada a melhor banda de apoio da ilha).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Bob aos 6 anos, lia mãos para ganhar dinheiro? E não é só isso, dizia ele que costumava ver espíritos.

Joe Higgs, (professor de canto de Bob) foi quem o ajudou a escrever sua primeira música, "Judge Not".

Você sabia, que o nome da gravadora de Bob TUFF GONG, foi também seu apelido de adolescente.

Sábia que a maconha para os rastafaris, faz parte de sua religião. Para eles a maconha é uma erva sagrada, e fumando ela , se sente mais próximo do criador.

Sabia que Bob Marley já veio aqui para o Brasil ? Foi em 1980, ele esteve no campo de futebol, do Chico Buarque, onde bateu uma bolinha, com ele . Mas Bob não fez nenhum show.

Dizem que a amizade entre Bob Marley e Peter Tosh azedou, porque Peter gostava da Rita marley, e ela até dava mole, mas Bob chegou junto primeiro, e se casou com ela. Esse foi um dos motivos que estragou um pouco a amizade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Você sabia que Bob já foi exilado da Jamaica? Em 1975 Bob sofreu um atentado, em sua casa, atiradores invadiram e distribuíram tiros para todo lado, isso foi perto das eleições. Então o governo determinou seu exilo, por que Bob estava atrapalhando as eleições. Bob não gostava de políticos, e fala isso para todo mundo através de suas musicas . Mas a grande verdade é que o governo exilou Bob, por causa de suas idéias, por não gostar de políticos, em fim por Bob Marley ser um revolucionário.

Os rastafaris afirmam que sua religião é a mistura das mais puras formas do Judaismo e Cristianismo; Eles também aceitam e acreditam na origem egípcia dessas duas religiões. Ao afirmarem a divindade de Haile Selassie, o "Rastafarianismo" rejeita a hipocrisia Babilônica da igreja moderna. A Igreja de Roma, e até mesmo o Concílio romano, são particularmente considerados Babilônicos. Não foi a partir desta cidade (Roma) que Mussolini invadiu a Terra Sagrada da Etiópia em 1935?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os religiosos sempre refletem o ambiente social e geográfico de onde emergem, e o Rastafarianismo Jamaicano não são exceção: Por exemplo, o uso de maconha como um sacramento e um auxiliar para a meditação é lógico num país onde particularmente uma imensa quantidade de "erva" cresce livremente.

De fato, a erva "ganjah" (marijuana) foi reconhecida como "o fumo da sabedoria", e líderes Rasta determinaram que ela seria fumada como um ritual religioso, alegando que fora achada crescendo na cova do Rei Salomão e citando passagens bíblicas, para atestar suas propriedades sagradas: "Ele criou a grama destinando-a ao gado, e a erva a serviço do Homem, de forma que trará comida farta pelo mundo afora"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Uma série de leis de dieta e de higiene foram formuladas para acompanhar a doutrina religiosa Rastafari. Um verdadeiro Rasta não poderia ingerir álcool, tabaco, qualquer tipo de carne (especialmente porco), assim como crustáceos, caracóis, espécies marinhas predadoras, e muitos temperos comuns, como o sal. Resumindo, tudo que não fosse "Ital", um termo Rasta que significa puro, natural ou limpo, seria proibido. Outro costume comum proibido era o de cortar ou pentear os cabelos. Essa tradição religiosa Rasta também é fundamentada em diretrizes sagradas, que determina aos seguidores da Filosofia Rastafari que não cortem ou penteiem seus cabelos e barba.

Para aqueles que não seguem a filosofia, a aparência Rasta pode não parecer muito, digamos, "higiênicas", ou bonita para os padrões da sociedade. Mas Rastas serão sempre Rastas, não importando para eles a opinião alheia a respeito de seus costumes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Por volta de 76, Bob foi a Inglaterra, a tempo de abençoar o então nascente movimento punk. Lá, homenageou bandas como Sex Pistols e The Clash na canção "Punk Reggae Party".

A música "Stir It Up", foi composta por Bob na época em que estava morando com sua mãe nos E.U.A.. Bob sentindo muitas saudades de Rita (que ficara na Jamaica), resolveu compor essa, que seria uma de suas músicas mais românticas.

Você sabia que Bob tocava Ska (ritmo nascido do Rhytm'n'Blues americano), até chegar no Reggae ? Uma amostra disso é a canção "Simmer Down" que estourou nas paradas por fazer uso dessas duas linguagens. Foi um grande sucesso de Bob na época. Além disso Bob estava acompanhado de um grupo chamado Skatalites (considerada a melhor banda de apoio da ilha).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Você já deve ter ouvido falar de "Trench Town" ou "Concrete Jungle" nas músicas de Bob. Mas de repente nem sabe o que é. Bom "Trench Town" e "Concrete Jungle" eram as favelas mais perigosas da Ilha. Por acaso "Trench Town" era onde Bob morava. Ficava a oeste de Kingston, e era chamada assim, por ter sido construída sobre as antigas valas que serviam de esgoto à cidade.

Após retornar (Os Wailers) a gravar com Leslie Kong (selo), e Leslie ganhar muita grana em cima dos Wailers, Bunny se revolta com Leslie e diz: "Você não viverá muito para aproveitar esse dinheiro". Por incrível que pareça, Bunny acertou. Pois Leslie dias depois, teve um ataque do coração e morreu

A história, diz que Selassié, era um ditador sanguinário. Dizia que enquanto o povo passava fome, seus leões eram alimentados com carne de primeira. E como a população era pobre, Selassié, dentro de seu carro, jogava moedas para eles. Pois é, a história meio que crucifica Selassié, mas para os rastas, ele foi e sempre será Jah! Sempre será a reencarnação de Jesus, sempre será Haile Selassie (Poder da Trindade), Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão conquistador da tribo de Judah!

Como você deve saber, Marley sofreu um atentado em sua casa em 76. Roger Steffens (Digamos um dos maiores se não o maior fã de Bob, que aliás tinha uma HP mas não está mais no ar) diz que um dos caras do atentado, esteve no show de Bob em Londres, na época de 77. E diz também, que Bob o perdoou e que no final das contas os acompanhou por toda a turnê.

O primeiro encontro entre Bob e Eric Clapton, se deu nos bastidores do Hammerssmith Odeon, em Londres, em 78, durante um show de Eric.

Logo após o lançamento do disco que continha a versão de Eric Clapton para "I Shot The Sheriff", ele recebeu um telefonema de Bob. Clapton ficava perguntando a ele se aquela era uma história real: Se ele realmente tinha atirado no xerife? Do que aquilo tudo tratava afinal? Como resposta, Bob disse que algumas partes eram verdadeiras, mas que não revelariam quais eram essas partes.

Bob, após o show, "One Love Peace Concerte", onde reuniu para conciliação dos adversários políticos jamaicanos, o Primeiro-ministro Michael Manley, e o Líder da Oposição Edward Seaga, foram agraciados pela ONU, com a medalha da Paz.

Em 1990, o dia 6 de fevereiro (Dia em que Bob nasceu) é declarado feriado nacional na Jamaica.

Em novembro de 1966, após Bob e Rita voltarem dos EUA (onde visitavam a mãe de Bob). Ambos decidem abrir uma loja de discos em Kingston.

Você sabia que o antigo telefone da casa de Marley, na velha e conhecida Hope Road nº 56 era: 927-7103.

Você sabia que o pai nosso dos Rasta é assim: "Amando Jah, eu vou prosperar... Que o Teu amor e prosperidade estejam sempre em meu lar... Peço também que proteja os meus companheiros... Que o Teu amor esteja com eles... Por causa da força do Altíssimo, Jah, Ras Tafari-I... Eu renuncio a tudo que tenho.

Fonte: www.sitedejah18.hpg.ig.com.br

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS