Meshuggah
Postado em 06 de abril de 2006
A banda Meshuggah foi formada em 1987, na Suécia, mais precisamente na cidade de Umeã, e já foi considerada pela revista Rolling Stone como "uma das dez mais importantes bandas de heavy metal", e por isso, já pode-se dizer que o Meshuggah tem o respeito e admiração por parte de fãs, músicos e imprensa. A longa jornada da banda começou em 1989, quando foi lançado o seu primeiro LP em vinil (que não possuía título), e acabou ficando reconhecido como "Psykisk Testbild". Foram comercializadas apenas mil cópias deste disco, e na época o Meshuggah era formado pelo vocalista e guitarrista Jens Kidman, o guitarrista Fredrik Thordendal e o baixista Peter Nordim.
Esta mesma formação, mais o baterista Thommas Haake, lançou o primeiro LP da banda, intitulado apenas de "Meshuggah". Pela pequena quantidade de cópias prensadas, a banda no mesmo ano do lançamento do seu debut, lançou um novo álbum, "Contradictions Collapse" – este, melhor distribuído. Antes de lançar "Contradictions Collapse", Kidman deixou de lado a guitarra e investiu-se somente como vocalista da banda, sendo adicionado um segundo guitarrista: Mater Hagstron. Dois EPs foram lançados após o álbum, "None" e "Selfcaged", ambos fora de catálogo.
Em 1995, o Meshuggah lançou o então melhor álbum de sua carreira, responsável por todo o reconhecimento atual da banda: "Destroy, Erase, Improve". Grandes turnês sucederam este disco, ao lado de bandas como Machine Head, Clawfinger e Hypocrisy. Após a turnê com o Clawfinger, Nordin deixou a banda, e alguns shows foram realizados sem a presença de um baixista nos palcos. Gustaf Hielm (ex-Charta 777) assumiu o posto de baixista do grupo, ainda a tempo de participar de alguns shows agendados na Alemanha. O EP "True Human Design" deu seqüência à boa fase da banda. O próximo álbum foi o ótimo "Chaosphere", de 1998. Após este lançamento, a banda pode fazer a sua primeira turnê pelos Estados Unidos, ao lado do Slayer.
Após um bom descanso, a banda voltou em 2001 participando do renomado festival "New England Metal and Hardcore Festival", na cidade de Worcester – e também – fazer uma rápida turnê ao lado do Tool. Antes de lançar o novo álbum, a banda ainda foi convidada para participar do Ozzyfest (ao lado de System of Down, P.O.D. e Mushroomhead). Em 2002 saiu "Nothing".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Corpos dos Mamonas Assassinas serão cremados para homenagem póstuma
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Ex-membros do Live pedem que vocalista pare de usar nome da banda
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
O álbum de rock que deslumbrou Elton John; "Nunca tinha escutado sons tão mágicos"
A resposta de Roger Waters para as críticas do Genesis ao Pink Floyd nos anos 70



O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



