Meshuggah
Postado em 06 de abril de 2006
A banda Meshuggah foi formada em 1987, na Suécia, mais precisamente na cidade de Umeã, e já foi considerada pela revista Rolling Stone como "uma das dez mais importantes bandas de heavy metal", e por isso, já pode-se dizer que o Meshuggah tem o respeito e admiração por parte de fãs, músicos e imprensa. A longa jornada da banda começou em 1989, quando foi lançado o seu primeiro LP em vinil (que não possuía título), e acabou ficando reconhecido como "Psykisk Testbild". Foram comercializadas apenas mil cópias deste disco, e na época o Meshuggah era formado pelo vocalista e guitarrista Jens Kidman, o guitarrista Fredrik Thordendal e o baixista Peter Nordim.
Esta mesma formação, mais o baterista Thommas Haake, lançou o primeiro LP da banda, intitulado apenas de "Meshuggah". Pela pequena quantidade de cópias prensadas, a banda no mesmo ano do lançamento do seu debut, lançou um novo álbum, "Contradictions Collapse" – este, melhor distribuído. Antes de lançar "Contradictions Collapse", Kidman deixou de lado a guitarra e investiu-se somente como vocalista da banda, sendo adicionado um segundo guitarrista: Mater Hagstron. Dois EPs foram lançados após o álbum, "None" e "Selfcaged", ambos fora de catálogo.
Em 1995, o Meshuggah lançou o então melhor álbum de sua carreira, responsável por todo o reconhecimento atual da banda: "Destroy, Erase, Improve". Grandes turnês sucederam este disco, ao lado de bandas como Machine Head, Clawfinger e Hypocrisy. Após a turnê com o Clawfinger, Nordin deixou a banda, e alguns shows foram realizados sem a presença de um baixista nos palcos. Gustaf Hielm (ex-Charta 777) assumiu o posto de baixista do grupo, ainda a tempo de participar de alguns shows agendados na Alemanha. O EP "True Human Design" deu seqüência à boa fase da banda. O próximo álbum foi o ótimo "Chaosphere", de 1998. Após este lançamento, a banda pode fazer a sua primeira turnê pelos Estados Unidos, ao lado do Slayer.
Após um bom descanso, a banda voltou em 2001 participando do renomado festival "New England Metal and Hardcore Festival", na cidade de Worcester – e também – fazer uma rápida turnê ao lado do Tool. Antes de lançar o novo álbum, a banda ainda foi convidada para participar do Ozzyfest (ao lado de System of Down, P.O.D. e Mushroomhead). Em 2002 saiu "Nothing".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A sensata visão de Marcelo Barbosa sobre a crise entre Edu Falaschi e o Angra
O "álbum mais completo" do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
O que significa "poeira se escondendo pelos cantos" cantado em "Teatro dos Vampiros"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



