Thoten
Postado em 06 de abril de 2006
Por Wanise Plischke
Assessora de Imprensa - Metal Gallery Records
Formada em fevereiro de 1997, a banda já gravou uma fita demo - "Belief of a New World" e abriu o show do Savatage, no Imperator, Rio de Janeiro, em 1998. No entanto, devido a problemas com o contrato empresarial, o Thoten foi obrigado a ficar dois anos parado. Impossibilitados de tocar, o desânimo rondou a banda, mas o incentivo de amigos e fãs e a proposta da gravadora Metal Gallery deram força ao Thoten.
Com nova formação, a banda entrou em estúdio com Renato Tribuzy, um dos três mais votados pelo público para substituir André Matos, no Angra; Frank Schieber, nas guitarras; Marcos Barzo, na bateria; Sidney Sohn, nos teclados; e Itho Cruz, no baixo.
Para a produção do disco foi chamado o conceituado guitarrista Kiko Loureiro, do Angra, que também tem participação nas guitarras em algumas músicas. O estúdio para gravação e mixagem do CD foi escolhido segundo critérios da própria banda: local de ar puro e longe do stress da cidade. Além disso, a qualidade dos instrumentos e aparelhos usados deveriam refletir o trabalho proposto. Localizado em Itaipava, no Rio de Janeiro, o Jardim Magnético, estúdio do músico e produtor Fábio Fonseca e por onde já passaram grupos brasileiros famosos, como Cidade Negra, foi a casa do Thoten durante um mês. Comandados por LC, técnico de gravação que trabalhou com vários artistas de peso, como Gilberto Gil e Caetano Veloso, o "Beyond the Tomorrow ia ganhando forma.
Para a última etapa da produção musical, a Metal Gallery, acreditando no sucesso de seu primeiro trabalho, decidiu fazer a masterização do CD do Thoten em um dos estúdios mais especializados em heavy metal, o Hollywood Blasers - House of Music, na Alemanha, onde já gravaram nomes como Primal Fear, Helloween e D.C. Cooper.
Com o objetivo de colocar o nome da banda em maior evidência e aumentar o contato com o público, o Thoten lançou, em setembro, a sua home-page oficial, através do endereço www.thoten.com. Nela, fãs e imprensa ficam sabendo de todas as novidades da banda, shows, discografia, galeria de fotos, músicas em mp3 e guest book.
Como uma maneira de chamar mais fãs para a página, o Thoten decidiu fazer uma votação para escolher a melhor música, antes do lançamento do CD. Depois de dois meses, a vencedora, de acordo com o público Heavy Metal, foi a primeira faixa "Ashes in the Abyss", com 25% dos votos. O segundo lugar ficou com "Above the Law" (22%).
Em fevereiro, após algum tempo de espera, o CD de lançamento da banda Thoten, "Beyond the Tomorrow", foi lançado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Logo depois, a gravadora Metal Gallery Records e a Hellion fecharam acordo para a distribuição do CD, que começou a chegar em várias cidades do país.
No Brasil, a maioria das revistas especializadas, programas de rádio, fanzines, webzines e jornais estão dando um grande apoio ao trabalho da banda e têm publicado várias notas, entrevistas e reviews do CD.
Em outros países, a divulgação que está sendo feita começa a dar resultados. Antes mesmo de começar a ser distribuído na Europa e América Latina, os fãs do heavy metal de países como Itália e Argentina já podem curtir as músicas do "Beyond the Tomorrow". "Keeping Silence", "Ashes in the Abyss", "Above the Law" e "Wicked Soul" são faixas presentes nas programações dos programas Cum on... feel the noize (Radio Forte dei Marmi – Itália), Heavy Box (Radio Panda – Milão, Itália), Las Ruínas del Império (Rádio FM Luz – Wanda-Missiones, Argentina), Angeles de las Tinieblas (Rádio Nuevo País – Buenos Aires, Argentina) e Sin Salida (Rádio RCT – Buenos Aires, Argentina).
Aqui no Brasil, o som do Thoten está sendo tocado em Brasília, no programa Metal Blood, apresentado por Antonio Rolldão; no programa de Cruz das Almas, apresentado pelo Alexandre, na Bahia; e em Belém, no Programa do Rock, da rádio Cultura, comandado pelo Felipão.
No momento, a banda Thoten encontra-se em fase de ensaio para os shows que estão sendo programados pela gravadora Metal Gallery. Locais e datas serão divulgados em breve e não contam apenas com cidades brasileiras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Bumblefoot revela encarar a si mesmo como um músico aposentado
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
Os 5 álbuns que marcaram Nando Mello, do Hangar: "Sempre preferi Coverdale a Gillan"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?


