Diamond Head
Postado em 06 de abril de 2006
Por Felipe "Stratton" Matula
O Diamond Head é mais uma das dezenas de banda saídas da NWOBHM. Ironicamente é mais conhecida por ter algumas de suas músicas coverizadas pelo Metallica do que por sua própria carreira. Uma das bandas mais influentes durante sua época de ouro, o Diamond Head foi formado em 1976 por Brian Tatler, Duncan Scott e o vocalista Sean Harris, considerado um dos melhores da NWOBHM. Colin Kimberley completou a banda.
Ainda sem um nome definido, conseguiram um pequeno contrato, pelo qual lançaram sua primeira demo-tape em 1978, logo vindo a assumir o nome de Diamond Head. Pela obscura gravadora Happy Face Music, lançaram seu primeiro single, que levou o nome de "Shoot Out The Lights", já contendo uma das melhores músicas da banda, "Helpless", a primeira coverizada pelo Metallica. Este single fez bastante sucesso no underground inglês, levando a banda a uma extensa agenda de shows e grande divulgação.
Seu primeiro LP veio logo a seguir, levando o nome "Lightining To The Nations". Esse foi provavelmente o melhor álbum do Diamond Head, que teve vários clássicos como a faixa-título "The Prince" e a música mais conhecida da banda "Am I Evil?", também coverizada pelo Metallica. Foram lançados após esse, o single "Sweet and Innocent" e o EP "The Diamonds Lights".
Em 1981 a banda assinou com a MCA e lançou o EP "Four Cuts", contendo a clássica "Call Me". Foi lançado também o single "In The Heat Of The Night". O próximo álbum lançado foi "Living On... Borrowed Times". Esse álbum chegou até o número 24 nas paradas inglesas. A capa é um desenho de Rodney Matthews.
Em 1983 foi lançado o single "Makin’ Music", seguido do álbum "Canterbury", que apesar de sua qualidade, não repetiu o sucesso de "Lightining For The Nations".
Após a grande tour do álbum "Canterbury", a banda entrou em estúdio para gravar "Flight East", mas foi demitida da MCA. Talvez esse fosse um dos motivos pelo qual a banda viria a acabar, em 1985. Brian Tatler formou a banda Radio Moscow, de pop-rock, que tocava algumas músicas do Diamond Head em seus shows. Com Brian, o Radio Moscow gravou um EP. Logo após sua saída, chegou a gravar ainda o álbum "World Service".
Já na década de 90, a banda se reuniu num show do Metallica para tocar "Am I Evil?" e "Helpless". Brian e Sean chamaram Eddie Chaos e Karl Wilcox (baixo e bateria, respectivamente) para a banda. Compondo um novo material, a banda começou a tocar em pubs ingleses com o nome de Dead Reckoning. Entraram em estúdio para gravar um EP chamado "Rising Up", já com o nome original. Após alguns shows, Eddie Chaos deu lugar na banda para Pete Vukovic, com quem gravaram o álbum "Death and Progress". Pete continuou na banda, e na tour desse álbum abriram para Megadeth e Metallica.
A banda decidiu acabar novamente, mas deixando um último presente para os fãs. Fizeram, então, um último show em 1994, registrado no álbum ao vivo "Evil Live".
O vocalista Sean Harris deixou o Diamond Head em 2004, sendo substituido por Nick Tart. Em fevereiro de 2005 a banda lançou um novo album com músicas inéditas "All Will Be Revealed".
Colaborou: Wilson França "Blitzkrieg" ([email protected])
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Nirvana - o desejo de Kurt de voltar para sua infância feliz
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"


A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


