TNT (Brasil)
Por Daniel Peccini
Postado em 06 de abril de 2006
O TNT surgiu nos meados dos anos 80 em Porto Alegre como uma banda tipicamente adolescente, com seus integrantes tendo a idade variando entre 17 e 18 anos e tendo como dupla compositora Charles Master e Flávio Basso que compuseram a maioria das músicas lançadas mais tarde no primeiro disco da banda.
O estilo do TNT sempre foi o descompromisso, o bom humor e o puro rock and roll. Julio Reny (Cowboys Espirituais e Expresso Oriente) certa vez definiu num show que o TNT era o Beatles do RS. Ao contrário de bandas do centro do país (Ira!, Legião Urbana, Titãs) que tinham a política como tema constante, o TNT fazia um som "água com açucar" falando principalmente de mulheres e suas desilusões amorosas.
Em 1986 participam da coletânea Rock Grande do Sul com mais 3 bandas (Replicantes, De Falla e Engenheiros do Hawaii) tornando o TNT conhecido. Logo após, Flávio Basso e Nei Wan Sória deixam o TNT para formarem os Cascavelletes e Luís Henrique "Tchê" Gomes e Márcio Petracco entram para a banda.
Em 1987 é lançado o primeiro disco do TNT com a maioria das músicas assinadas por Flávio Basso e Charles Master. Este disco é considerado um dos mais importantes da história do rock gaúcho e influenciou toda a geração que veio logo a seguir. Foi a época de muitos shows em Porto Alegre e interior, muitas festas, bebedeiras e coisas do gênero. O TNT conhecia o sucesso.
O próximo desafio do TNT era o segundo disco. Colocava-se em cheque a capacidade de criação da banda já que Flávio Basso reconhecidamente tinha grande participação nas composições e Luis Henrique se torna o novo parceiro de Charles Master. O TNT saiu-se bem. O segundo disco é diferente do primeiro em termos musicais, torna-se um pouco mais elaborado e com músicas mais melódicas. O grande sucesso do disco é a música "A irmã do Dr Robert" que levou a banda a participar do velho programa Globo de Ouro da Rede Globo. Foi outra fase de muitos shows, viagens e agitação para o TNT.
Mas o TNT estava mudando, a idade dos músicos já não era a mesma e se as músicas eram adolescentes, os músicos já não eram mais. Veio o terceiro disco chamado de "Noite vem, noute vai" que conta com a participação de Lulu Santos numa música e foi o mais fraco deles. A partir daí começou o declínio e o TNT ficou longo tempo sem muita atividade, apenas boatos.
Em 1992 houve uma tentativa de retomada de trabalhos. Flávio Basso que nesta época já era ex- Cascavelletes, volta para o TNT mas a tentativa de reanimar o grupo é frustrada e não dá muito certo. Apesar disso nesta época é composta a música "Insano" que tornou-se sucesso e foi incluída na coletânea "As 15 mais da Ipanema" da rádio Ipanema de Porto Alegre.
Nos dias de hoje o TNT ainda está na memória de quem vivenciou os anos 80. Para os mais novos, os velhos discos do TNT mostram uma excelente fase do rock feito no Rio Grande do Sul. Charles Master ainda faz shows e coloca no seu repertório diversas músicas do TNT, Márcio Petraco toca nos Cowboys Espirituais junto com Frank Jorge e Julio Reny (inclusive regravaram a música "A irmã do Dr Robert"), Luis Henrique também se apresenta com outros grupos de Porto Alegre e Flávio Basso é Júpiter Maçã e está em atividade.
Em 2002 a banda voltou a fazer shows em Porto Alegre, com Charles Master no vocal. No inicio de 2004, gravou um novo CD, de rencontro da Banda. Ao Vivo, contando com sucessos com Cachorro Louco, Não sei, O Mundo é Maior que o Seu Quarto. Em abril de 2004, lançaram um DVD deste show. Podemos dizer que a Banda TNT renasceu, e voltou com todo o Gás para lembrar os velhos tempos.
(Colaborou: Felipe Krebs)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Metallica já era chamado de "vendido" nos anos 80, segundo Lars Ulrich
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Matt Heafy (Trivium) cita os 3 álbuns que mais o influenciaram
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
O riff inesquecível que surgiu "do nada" às 3 da manhã para Kirk Hammett
Raimundos: "Eu perdoei, mas eu não esqueci", diz Digão

Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


