WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Os 10 mandamentos do guitarrista

Traduzido por Guilherme Carvalho | Fonte: WFMU Radio Blog |

1. Ouça os pássaros

É daí que vem toda a música. Pássaros sabem tudo sobre como aquilo deve soar e de onde vem aquele som. E contemple os beija-flores. Eles voam muito rápido, mas muitas vezes não estão indo a lugar nenhum.

2. Sua guitarra não é uma guitarra, é um instrumento de revelação

Use-a para encontrar espíritos de outro mundo e trazê-los para cá. Uma guitarra também é uma vara de pescar. Se você for bom, você vai fisgar um grande.

Nota: veja a definição de divining rod na Wikipedia.

3. Pratique em frente a um arbusto

Espere até a lua aparecer, então saia para fora, com um pão multi-grãos e toque sua guitarra para um arbusto. Se ele não se mexer, coma outro pedaço de pão.

4. Ande com o demônio

Os velhos tocadores de blues do Delta se referiam aos amplificadores como “caixas do demônio”. E eles estavam certos. Você tem que dar oportunidades iguais para quem você vai trazer do outro lado. Eletricidade atrai diabos e demônios. Outros instrumentos atraem outros espíritos. Um violão atrai o Gasparzinho. Um bandolim atrai a Wendy. Mas uma guitarra atrai o Belzebu.

5. Se você pensa, você está fora

Se seu cérebro é parte do processo, você está perdendo. Você deve tocar como um homem que está se afogando, lutando para chegar à costa. Se você conseguir capturar esse sentimento então você tem algo muito valioso.

6. Nunca aponte sua guitarra para ninguém

Seu instrumento tem um golpe mais forte do que um raio. Toque um acorde e então corra para fora para ouvi-lo. Mas certifique-se que você não está em um campo aberto.

7. Sempre tenha uma carta na manga

Está é a sua arma secreta. Como One String Sam. Ele tinha uma. O músico de rua de Detroit tocava um instrumento feito em casa nos anos 50, e sua canção “I Need a Hundred Dollars” era algo que nunca decepcionava. Outra carta na manga é o guitarrista de Howlin' Wolf, Hubert Sumlin. Ele simplesmente ficava parado lá como a Estátua da Liberdade, fazendo com que você estivesse o tempo todo querendo olhar embaixo do vestido e ver como ele está fazendo aquilo.

8. Não limpe o suor do seu instrumento

Você precisa daquele fedor ali. E então você tem que pôr aquele fedor na sua música.

9. Guarde sua guitarra em um lugar escuro

Quando você não estiver tocando, cubra a guitarra e guarde em um lugar escuro. Se você não for tocar sua guitarra por mais de uma dia, certifique-se de manter um pires de água junto dela.

10. Você tem que ter um capô para o seu motor

Use o chapéu. Um chapéu é uma panela de pressão. Se você tem um teto na sua casa o ar quente não consegue escapar. Até mesmo um feijão tem que ter um pedaço de papel úmido ao seu redor para crescer.

Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?

Todas as matérias da seção Humor

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Guilherme Carvalho

Gaúcho de Santiago, é redator em uma agência de propaganda de Florianópolis. Começou escutando o pai dedilhar Tom Jobim, Vinícius e Toquinho no violão, mas só teve um contato mais sério com o instrumento aos 18 anos. Hoje é um apaixonado por solos, guitarras e violões. Seu estilo preferido é o rock, mas escuta quase todo tipo de música, de Beatles a Arctic Monkeys, passando por Oasis, Iron Maiden, Wolfmother, Dream Theater, John Mayer, Maná, Scorpions, Gotan Project, Silverchair, Green Day, Guns 'N Roses, Jack Johnson, Jamiroquai, Kiss, Lenny Kravitz, Foo Fighters, Metallica e, é claro, guitar heroes, música nativista e bandas gaúchas.

Mais informações sobre Guilherme Carvalho

Mais matérias de Guilherme Carvalho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Guns N Roses: a trágica história do baixista fundadorGuns N' Roses
A trágica história do baixista fundador que morreu afogado
Power Metal: os dez álbuns essenciais do gêneroPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero
Marcel Castro - De ingressos e tour-books a guitarras autografadasCollectors Room
Ingressos, cartazes, autógrafos, uma guitarra de Hendrix...