Led Slay: Como foi a comemoração dos 42 anos
Resenha - Led Slay 42 anos de Rock (Espaço São Paulo, 22/02/2014)
Por Monica Prado
Postado em 05 de março de 2014
A Ledslay, durante quase 40 anos consecutivos, ficou conhecida como a tradicional casa noturna de São Paulo, um reduto do rock de qualidade na zona leste que, em agosto de 2011, encerrou suas atividades. A "Led" foi palco de memoráveis shows de bandas iniciantes e recebeu atrações internacionais, como Grave Digger, Exodus, Gorgoroth, Cannibal Corpse e Candlemass, entre outras. A casa era a preferida de muitos roqueiros devido ao som de qualidade e o fácil acesso.
Sem um espaço físico definido em 2013 a festa aconteceu no Newz Club na Rua Augusta, fazendo com que os fãs pudessem matar as saudades, pelo menos por uma noite. Este ano, o show foi no Espaço São Paulo, no Tatuapé, e contou com a presença de diversas bandas covers. O show teve início às 22:30 horas da noite de sábado, e se estendeu até quase a manhã de domingo. Oito bandas covers de peso mostraram seu trabalho para uma galera diversificada, que só aumentava a medida que a noite se estendia. Intervalos rápidos durante as apresentações não deixaram o público esfriar.
Na sequência, as bandas, suas histórias e performance.
O Sherlock Rock (Van Halen cover) surgiu em 2012 com a ideia principal de resgatar os bons tempos do Hard Rock dos anos 80 e, também, aproveitar as tendências dessa mesma época. Seus quatro integrantes sentiam falta de bandas no atual cenário musical que pudessem reproduzir com fidelidade a sonoridade oitentista e, principalmente, manter-se fiel ao repertório e ao estilo.
Uma das maiores influências do Sherlock Rock é o Van Halen, banda de hard rock norte-americana formada em 1974. Foi fundada pelos irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen, que mais tarde, juntou o cantor David Lee Roth e o baixista Michael Anthony. Van Halen rapidamente chegou à fama com seu primeiro álbum de mesmo nome em 1978.
Nesta apresentação, o Sherlock Rock também mostrou músicas do Whitesnake, uma banda de hard rock britânica formada em 1977. Entre os seus sucessos destaque para a pesada "Love Ain't No Stranger", do álbum Slide It In de 1984. O show foi correto, o público recepcionou bem a banda que executou as faixas com a intensidade característica das bandas que representam. Certamente, uma excelente abertura para a noite.
Line up
Ricardo D’elia - vocais, baixo
Collins Freitas – teclado,guitarra
André "Jorge Ernesto" Pereira - guitarra solo
Otavio Elias - bateria
Set List
Ain’t talk about love
Panama
Give me all your love tonight
Right now
Here I go again
Why can’t this be love
Deeper the love
Dreams
Can’t stop loving you
Fool for your loving
Jump
Love ain’t no stranger
Dirty Jack (AC/DC cover), banda da Zona Norte de São Paulo iniciou em 2007 fazendo covers sempre voltados para o Classic Rock, mas, devido à paixão de todos os integrantes pela banda australiana "mais potente do Rock 'N' Roll" como eles mesmo afirmam, em 2011 começaram a prestar tributo ao AC/DC, mandando não só os clássicos, mas também músicas que marcaram toda a história da banda; do High Voltage ao Black Ice, fazendo um som simples e sem frescuras, mas com a alma e a essência do bom e velho Rock 'N' Roll; no melhor estilo AC/DC. Se tem alguém que ainda não conhece, o AC/DC é uma banda de rock formada em 1973 na Austrália pelos irmãos Angus e Malcolm Young. A banda é normalmente classificada como hard rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal, juntamente com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath,Thin Lizzy, Judas Priest e Deep Purple. Porém, os seus membros sempre classificaram a sua música como rock and roll. Em 1979, a banda gravou o seu bem-sucedido álbum Highway to Hell.
O vocalista Bon Scott faleceu em 19 de fevereiro de 1980, após consumir uma grande quantidade de álcool. O grupo considerou, por algum tempo, a separação, mas rapidamente o ex-vocalista dos Geordie, Brian Johnson, foi selecionado para o lugar de Scott. Mais tarde nesse ano, a banda lançou o seu álbum mais vendido, Back in Black.
A apresentação dos meninos foi, realmente, extasiante. A vontade deles pode ser sentida pelo público, que ovacionou a apresentação. Com certeza, eles são apaixonados pelo que fazem, e todos saem ganhando com isso.
Line up
César - vocais
Willian Mendes - guitarra
Leonardo Mendes – guitarra,vocais
Evandro - baixo
Lucas - bateria
Set list
Back in Black
Sin City
Dirty Deeds
Thunderstruck
Jailbreak
TNT
Let there be Rock
Suicide Gunners (Guns and Roses cover) foi a terceira apresentação da noite, tocando os clássicos da banda americana de hard rock, formada em Los Angeles, Califórnia, em 1985. O co-fundador e líder Axl Rose e o tecladista Dizzy Reed são os únicos membros da formação clássica no atual Guns N 'Roses. A banda já vendeu 100 milhões de cópias em todo o mundo.
Line up e Set list: não informado
IMMIGRANT (Led Zeppelin cover) é uma banda formada por dois músicos de São Paulo e dois músicos da baixada santista. O Immigrant Band celebra o Led Zeppelin e traz aos palcos a fidelidade da influência musical e uma vibração contangiante. O Led Zeppelin foi uma banda britânica formada em Londres em 1968. A banda consistia no guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham. Com o seu som pesado de guitarra, e o som de blues rock de seus dois primeiros álbuns, o Led Zeppelin é frequentemente reconhecido como um dos progenitores do hard rock e heavy metal. O estilo único da banda criou uma grande variedade de influências, e eles são amplamente considerados um dos grupos de rock de maior sucesso, inovação e influência na história. O show foi, sem dúvida, um dos pontos altos da noite.
Line up
Rubens Loureiro - vocal e guitarra
Thiago Coiote - bateria
Bruno Magaldi - baixo
Eddie Zolini
Set list
Rock And Roll
Immigrant Song
Black Dog
Good Times Bad Times
The Ocean
Communication Breakdown
Dazed and Confused
Whole Lotta Love
Heaven N Hell (Dio cover) iniciou a homenagem ao "mestre do metal", como a banda o intitula, exatamente no mês de sua morte, em 2010, e completa dez anos em 2014. Antes do nome atual, eram conhecidos como Super Máquina, porém, passaram a Dio Tribute depois de vencer o sexto Manifesto Rock Fest. Na apresentação na Led, o batera oficial não estava presente, ele teve um problema na mão e não pode tocar.
O Dio foi uma banda de heavy metal criada por Ronnie James Dio, em 1982, após a sua saída do Black Sabbath. Dio disse, durante uma entrevista, que nunca teve intenção de começar um projeto solo, e sim, apenas, formar uma nova banda, juntamente com o baterista ex-Black Sabbath, Vinny Appice. Mas Dio acabou sendo o nome da banda por acidente. Foram convidados também para a banda o guitarrista Vivian Campbell (Whitesnake, Def Leppard), o ex companheiro de banda de Dio na época do Rainbow, Jimmy Bai.
Os meninos fizeram uma apresentação sensacional, fazendo com os que não conheciam tanto a banda original, se tornassem fãs na hora.
[an error occurred while processing this directive]Line up
Marcelo Saracino - vocal
Leonardo Novo - baixo
Daniel Leite - guitarra
Cesar Pintaúde - bateria
Olavo Oliveira – bateria (titular)
Set list
Don’t Talk to Strangers
The Last in Line
Holy Diver
Kill the King
Neon knights
Heaven & Hell
Living In Sin (Bon Jovi cover) com grande influência do hard rock, a banda desde 2008 revisita os clássicos do Bon Jovi que é uma banda estadunidense criada em 1983 no estado de Nova Jérsei. Até hoje, já foram vendidas mais de 130 milhões de cópias de seus trabalhos. Seu público cativo lota os shows que a banda continua fazendo até hoje e seus clássicos marcaram época.
A galera demonstrou muita vitalidade e um som de primeira durante toda a apresentação, fazendo com que o público entoasse os refrões das baladas mais conhecidas da banda.
Line up
Kleber Oliveria – vocal
Renato Dans – guitarra
Henrique Carratu – bateria
Felipe França – contra baixo
Erick Ferreira – teclado
Set list
Livin' On A Prayer
You Give Love A Bad Name
I'll Be There For You
It's My Life
Wanted Dead Or Alive
Blaze of Glory
Runaway
These Days
Always
Born To Be My Baby
O Zona Lost (Metallica cover) era esperado para o show da Led, porém, a banda não pode se apresentar devido a problemas de saúde de um dos integrantes.
Fever Frei (Rammastein cover) é uma banda paulista formada em 2010 que enfrentam a difícil tarefa de fazer o cover de uma banda complexa, tanto pela variedade de idiomas que cantam quanto pela performance. O Rammstein é uma banda alemã formada em Berlim, em Janeiro de 1994. As músicas são em sua maioria em alemão, mas também algumas em outros idiomas como inglês, espanhol, francês e russo. O grupo é formado por Till Lindemann (vocal), Richard Z. Kruspe (guitarra e backing vocals), Paul H. Landers (guitarra e backing vocals), Oliver "Ollie" Riedel (baixo), Christoph "Doom" Schneider (bateria e percussão eletrônica) e Christian "Flake" Lorenz (teclados). Em 2009, eles já haviam vendido cerca de 20 milhões de álbuns no mundo todo.
As performances ao vivo do Rammstein são conhecidas por serem teatrais e pirotécnicas, sendo assim, fazer um bom cover dos caras não é tarefa simples, mas o Fever Frei mostrou que tem garra para isso. Uma apresentação fantástica.
Line up
Raphael Lafusa – vocal
Gabriel Salimene – guitarra
Lucas Pizcioneri – bateria
Nando Rondelli – teclado
Vicente Garcia – baixo
Set list
Keine Lust
Sonne
Te quiero puta!
Du hast
Mein Teil
Feuer Frei!
Pussy
Stein Um Stein
DAOS (System of a Down cover), banda de Guarulhos formada em 2006. Seu repertório contém aproximadamente 50 músicas, incluindo as faixas dos álbuns e demo. O System of a Down é uma banda de rock armeno-americana formada em Glendale, Califórnia em 1992. O grupo é conhecido pelas visões políticas e sociais que inserem nas letras das suas canções. O System usa uma grande variedade de instrumentos, incluindo guitarra barítona, mandolins elétricos, cítaras, violões de doze cordas entre outros instrumentos orientais. Suas principais influências são as bandas mais antigas de Rock alternativo, principalmente Faith No More, no qual muitas músicas tem um estilo vocal e andamento/peso parecidos, o que indiretamente também os levou a terem influências do Heavy metal, Punk rock, Jazz, Fusion, música folk da Armênia, Rock, Rock clássico, Blues e Industrial.
Boa parte do público já tinha deixado o local, mas isso não significa que a boa parte restante estivesse desanimada. Pelo contrário, os garotos incendiaram o público com uma apresentação visceral.
Line up
Lobo - vocais
Willian - guitarra
Renan - baixo
Anderson - bateria
Set list
Byob
Prison song
Aerials
Spiders
Needles
Radio/video
Bounce
Psycho
Chop suey!
Toxicity
Assim foi finalizada a Led de 2014, com ótimas apresentações, um bom público e som com poucas ressalvas a serem feitas. Para a próxima, contamos com bandas tão boas quanto as que estiveram neste show, apesar que, para os fãs da Led, esperar até 2015 é tempo demais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps