Metal Friends Party: Uma festa de amigos bangers em SP

Resenha - Metal Friends Party (Dynamite Pub, São Paulo, 26/05/2012)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por José Antonio Alves
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

O Dynamite Pub, em São Paulo, recebeu no último dia 26 uma verdadeira celebração do Metal nacional dos anos 80. Aconteceu a primeira edição do Metal Friends Party, que reuniu as bandas EVILDEAD, CASTELLICA, NERVOSA, DESASTER e ANTHARES, além de uma banda surpresa, o lendário grupo MINOTAURO. Muitos ali presentes tinham uma coisa em comum: fazer parte do grupo "Metal Friends" no Facebook, uma verdadeira família do Metal, que teve a oportunidade de celebrar este evento.

Nervosa: Fernanda se emociona ao falar de escalação para Wacken 2020Guns N' Roses: melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock

Texto: José Antonio Alves
Fotos: Pierre Cortes

E o local era propício para um evento deste tipo, até pela história da casa: o espaço abrigou o Carbono 14, point de encontro de diversas tribos do rock nos anos 80. O que presenciamos naquela noite foi o encontro de gerações unidas por apenas um propósito: o Heavy Metal.

Era hora da abertura oficial do evento, que contou com discursos de ícones como Walcir Chalas, proprietário da Woodstock Discos, importante loja de discos brasileira especializada em Heavy Metal durante os anos oitenta, e Roberto Peninha, apresentador do programa Sessão Rockambole na 97FM no começo dos anos 80, duas figuras que são de fundamental importância para o cenário nacional.

Iniciando as atrações musicais, a banda EVILDEAD ficou responsável por abrir aquela noite memorável. O grupo de Avaré, São Paulo, promove sua primeira demo, a homônima Evildead, composta por quatro músicas. Praticam um Heavy Metal bem influenciado por bandas como Saxon, Manowar e Iron Maiden. Destaque para a boa dupla de guitarristas, e de um diferencial que é a inclusão de alguns vocais guturais, que contrastam com tons mais agudos do vocalista Tiago Oliveira. Uma banda para se prestar muita atenção. E um fato inusitado se fez presente logo após a apresentação do grupo: um pedido de casamento do vocalista ocorreu, sucedido por um "sim" da moça.

Em seguida foi a vez dos jovens da banda CASTELLICA empolgarem todos os presentes. Formada em 2011, trouxeram ao Metal Friends um repertório recheado com clássicos do Heavy Metal, que foi desde "Transylvania", "The Trooper" e "Phantom Of The Opera" do Iron Maiden, passando por "Princess Of The Night" do Saxon, "Balls To The Wall" do Accept até "I Want Out" do Helloween. Antes de fechar com a clássica "Master Of Puppets" do Metallica, a banda mostrou "God Has Faith in Me", composição própria que agradou bastante. Nela observamos riffs bem intensos e tradicionais da escola oitentista do Heavy Metal. Destaques vão, sem dúvidas, para a excelente dupla de guitarristas Lucas e Danilo Colavite, que demonstram técnica apurada nas execuções das músicas, e também para a versatilidade vocal de Thiago Colavite, que consegue alinhar bem a maioria dos estilos vocais das canções apresentadas.

E era hora da surpresa da noite. Após longos anos fora dos palcos, a apresentação da clássica banda MINOTAURO foi anunciada. Liderada pelo vocalista Luiz Carneiro, o grupo fez um set curto, composto inclusive por covers do Black Sabbath e Motörhead, mas que sem dúvidas fez alguns dos presentes terem um deja-vu dos anos 80. Eles fizeram parte da "Metal Brigade Vol. 1", coletânea lançada em 1987 e que reunia também as bandas Megaton, Angel e Cruciform. Certamente uma sensação nostálgica tomou conta do Dynamite Pub na apresentação.

Coube ao DESASTER trazer um pouco de Thrash Metal para a noite. Eles, que também estão voltando à ativa, demonstram a cada apresentação estarem mais afiados do que nunca no palco e com uma pegada invejável. André Góis expressa uma presença de palco marcante, com ótimas linhas vocais, que são sustentadas pela bateria destruidora de Evandro Junior. Com ótimas composições próprias, trouxeram também um grande clássico para a noite: "Black Magic" do Slayer, uma influência notável para muitos.

Até mesmo aqueles que não puderam comparecer à festa, de certa forma, estiveram presentes. Um vídeo contendo vários depoimentos de pessoas que estão em várias localidades do Brasil e do mundo foi apresentado, fortalecendo ainda mais o espírito do evento, da amizade e, claro, do Heavy Metal.

Já beirava quatro da manhã quando as meninas do NERVOSA adentraram o palco para trazer mais Thrash Metal para a noite. Se preparando para o lançamento de sua primeira demo, elas não deixaram ninguém ter sono com músicas como "Justice Be Done", "Invisible Oppression", "Urânio em Nós", e a já notável "Masked Betrayer", além do cover da banda Suicidal Tendencies para a música "War Inside My Head". Por mais que alguns problemas técnicos tenham atrapalhado a apresentação, não foram suficientes para tirar o brilho desta que é uma das boas bandas surgidas por aqui nos últimos anos.

Apesar do público reduzido por conta do horário, com energia de sobra subiu ao palco a lenda nacional ANTHARES. Executando músicas do clássico álbum "No Limite da Força", eles também apresentaram novidades como a faixa "Sementes Perdidas", que fará parte do seu novo trabalho. Os músicos estão melhores do que nunca, o tempo só veio a qualificar ainda mais a banda ao vivo.

Chegava ao fim uma noite histórica que promete ter reedições. Louvável a iniciativa de reunir pessoas tão importantes para o Heavy Metal do Brasil, com bandas clássicas que várias pessoas puderam conferir ao vivo. Trata-se de um resgate de grandes momentos vividos nos anos 80 e que, sem sombra de dúvidas, serão transmitidos para as gerações futuras que continuarão carregando a bandeira do Metal.

SETLIST

EVILDEAD

Another Tyrant
Heavy One
Frozen Rainbow
Evil Dead
One Shot At Glory
The Seer
Alison Hell
Battle Hymn

CASTELLICA

Transylvania
The Trooper
Princess of the Night
Hangar 18
Phantom of the Opera
Seek and Destroy
I Want Out
God Has Faith in Me
Balls to the Wall
Iron Maiden
Master of Puppets

MINOTAURO

Machado Mortal
Children of the Grave
Fugitivo
Ace of Spades

DESASTER

Face of Desaster
War destruction in my mind
Mayan Code
Black Magic
Madhouse
Liars
Wargames
Metal Friends

NERVOSA

Time of Death
Invisible Oppression
Justice be Done
War Inside my Head
Urânio em Nós
Masked Betrayer

ANTHARES

Fúria
No Limite da Força
Sementes Perdidas
Paranoia Final
Batalhas Ocultas
Chacina




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Anthares"Todas as matérias sobre "Desaster"Todas as matérias sobre "Nervosa"Todas as matérias sobre "Minotauro"Todas as matérias sobre "Evildead"Todas as matérias sobre "Castellica"


Nervosa: Fernanda Lira se emociona ao falar de escalação para Wacken 2020Nervosa
Fernanda Lira se emociona ao falar de escalação para Wacken 2020

Nervosa: banda é atração do Wacken 2020

Nervosa: ouça Freakshow, a nova música da banda brasileiraNervosa
Ouça "Freakshow", a nova música da banda brasileira

Metal Calcinha: onze bandas lideradas por mulheresMetal Calcinha
Onze bandas lideradas por mulheres

Metal Nacional: Confira bandas que se destacaram em 2015Metal Nacional
Confira bandas que se destacaram em 2015

Metal SP: documentário sobre Heavy Metal em São PauloMetal SP
Documentário sobre Heavy Metal em São Paulo


Guns N' Roses: melhores músicas segundo a Ultimate Classic RockGuns N' Roses
Melhores músicas segundo a Ultimate Classic Rock

Mike Mangini: um dos bateristas mais rápidos do mundo?Mike Mangini
Um dos bateristas mais rápidos do mundo?

Metal: 16 músicas dos anos 80 para se escutar durante o treinoMetal
16 músicas dos anos 80 para se escutar durante o treino

Lista: as dez melhores músicas para se ouvir na estradaMTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy MetalPra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1995Guns N' Roses: Éramos mais Judas Priest que o Judas Priest!

Sobre José Antonio Alves

Aventureiro, mochileiro, amante da cultura latina e claro, fã de um dos estilos mais fascinantes deste universo musical: o Heavy Metal!

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.