Andre Matos: mostrando a união do rock com o erudito

Resenha - Clássicos do Rock II (Teatro do SESI, Porto Alegre, 27/06/2010)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Lucas Steinmetz Moita
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Fotos: Lucas Steinmetz (Moita)
Redação: Lucas Steinmetz (Moita)

Pelo terceiro ano consecutivo, a Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) realizou o projeto “Clássicos do Rock”. Em seu segundo arranjo, o “Clássicos do Rock II” contou com a participação especial dos mesmos solistas dos anos anteriores: Vanessa Longoni, Chico Padilha, Panta e, como destaque, Andre Matos.

1831 acessosAngra: Os primórdios de Angel's Cry antes da Demo Reaching Horizons5000 acessosSonho de Consumo: os 10 palcos de shows mais desejados

Orquestra da Câmara da ULBRA
Orquestra da Câmara da ULBRA

Com uma orquestra repleta de músicos destacáveis no sul do país, a apresentação iniciou por volta das 19 horas. O maestro Tiago Flores foi o responsável pela orientação e apresentação do espetáculo.

O teatro não chegou ao máximo de sua lotação, preenchendo dois terços das poltronas. A cantora erudita Vanessa Longoni foi a primeira a se unir à orquestra, encarando um público ainda frio e um pouco tímido. A curiosidade e o diferencial de um evento desse tipo deixava na berlinda o comportamento do público; era um show de rock ou um concerto?

A união das duas coisas teve uma recepção positiva, até o final da apresentação, em uma ótima sacada cultural. A cada música que passava, os convidados ficavam menos tímidos, assim como o público. Alguns se encorajaram em aplaudir, ovacionar e etc., recebendo incentivo para que assim continuasse.

Vanessa Longoni
Vanessa Longoni

Em um clima bem mais alegre e realmente mostrando a faceta rock n’ roll da noite, a audiência já se sentia bem mais à vontade em frente ao que ainda estava por vir. Em uma performance destacável, o cantor Chico Padilha emocionou com “Crying”, do AEROSMITH. Mais tarde, Padilha ainda relembrou o QUEEN com “Bohemian Rhapsody”.

Desta vez fazendo acompanhamento para a apresentação de Panta, Vanessa Longoni retorna ao palco com “Great Gig In The Sky”, do PINK FLOYD. Panta ainda se responsabilizou por “With a Little Help From My Friends” (BEATLES), “Starway To Heaven” (LED ZEPPELIN) e mostrou uma assustadora semelhança com o timbre de Bono Vox em “Bad”, do U2.

Chico Padilha
Chico Padilha

Panta
Panta

O grande destaque da noite Andre Matos, ex-vocalista das bandas VIPER, ANGRA e SHAMAN, iniciou sua participação com “Eagle Fly Free”, do HELLOWEEN. Além desta, também cantou o clássico de autoria própria “Fairy Tale” e foi o responsável por fechar a noite com “Fear Of The Dark”, do IRON MAIDEN, exigindo a colaboração do público para os coros.

Andre Matos
Andre Matos

Andre Matos
Andre Matos

Ao encerrar sob aplausos frenéticos, gritos e olhos úmidos pela beleza dos arranjos, todos os solistas retornaram para o tão pedido bis. Com a participação de todos, foi tocado novamente um dos trechos finais de “Fear Of The Dark”

Com um público muito satisfeito (e alguns deles não eram, até então, grandes admiradores do rock) o “Clássicos do Rock II” chegou ao final atingindo seu objetivo. Demonstrou a beleza e o poder que a música clássica e o rock n’ roll podem oferecer, ganhando atenção de pessoas que talvez não tivesse, antes, um interesse específico em algum dos dois estilos. (E por que se prender a um, quando se pode unir os dois?)

Set list:
Sabbath Bloody Sabbath (BLACK SABBATH)
Pinball Wizard (THE WHO) – com Vanessa Longoni
Crying (AEROSMITH) – com Chico Padilha
Eagle Fly Free (HELLOWEEN) – com Andre Matos
With A Little Help From My Friends (BEATLES) – com Panta
Release Release (YES) – com Chico Padilha
Bad (U2) – com Panta
Love Me Two Times (THE DOORS) – com Vanessa Longoni
Time/Great Gig In The Sky (PINK FLOYD) – com Panta e Vanessa Longoni
Bohemian Rhapsody (QUEEN) – com Chico Padilha
Fairy Tale (SHAMAN) – com Andre Matos
Stairway To Heaven (LED ZEPPELIN) – com Panta
Fear Of The Dark (IRON MAIDEN) – com Andre Matos

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

AngraAngra
Banda reage à tragédia com Adrenaline Mob

1831 acessosAngra: Os primórdios de Angel's Cry antes da Demo Reaching Horizons928 acessosAngra: mais um vídeo das gravações do novo álbum1892 acessosBlind Guardian e Rhapsody: Como seria Hansi e Lione cantando juntos?2655 acessosAngra: Uma rara versão acústica de "Carry On" com Andre Matos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

MegadethMegadeth
A importância da música brasileira em Kiko Loureiro

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Como ele vê ser chamado de melhor guitarrista por Dave Mustaine

Mario LinharesMario Linhares
"Obrigado Carlinhos Brown, você se tornou um gigante"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Andre Matos"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"

SonhoSonho
Os 10 palcos de shows mais desejados

Collectors RoomCollectors Room
A coleção de Gastão Moreira, ex-VJ do programa Fúria Metal

Pagando micoPagando mico
10 maneiras de ser humilhado em um show

5000 acessosDemonstrações de afeto: fotos de rockstars que já se beijaram, parte 15000 acessosKiss: a mais longa e reveladora entrevista de Eric Singer5000 acessosNão é Jesus: Imagem de David Gilmour aparece no pescoço de Fernanda Souza5000 acessosDoc Martens: Rockstars mortos em propaganda de sapatos5000 acessosJimi Hendrix: fotos raras da época em que era inquilino de Ringo Starr3980 acessosAlice In Chains: quando Jerry foi detido armado no aeroporto

Sobre Lucas Steinmetz Moita

Formado em Jornalismo pela Unisinos, atua em duas áreas bastante bipolares: música pesada e teologia. Proprietário do site CristianismoHardcore.com.br, atuou durante 5 anos com o Programa MoitaRock, entrevistando diversos artistas nacionais e internacionais (como Andre Matos, Angra, Sebastian Bach e Blind Guardian). O Programa MoitaRock foi extinto, mas o trabalho com vídeo e entrevistas continua em HeavyTalk.com.br, ao qual também administra.

Mais informações sobre Lucas Steinmetz Moita

Mais matérias de Lucas Steinmetz Moita no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online