RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem


Pierce The Veil
Comitiva

Just a Fest: Radiohead, Kraftwerk e Los Hermanos, rock de nosso tempo

Resenha - Just a Fest (Chácara do Jóquei, São Paulo, 22/03/2009)

Por Pedro Zambarda de Araújo
Fonte: Bola da Foca
Postado em 28 de março de 2009

Publicado originalmente no Bola da Foca.

RADIOHEAD, KRAFTWERK e LOS HERMANOS se apresentam no festival Just a Fest trazendo gerações e qualidade, independente do estilo.

Leitor, você poderia dizer que há um equívoco no título deste texto. A banda KRAFTWERK surgiu como vanguardista da música eletrônica no começo da década de 1970, RADIOHEAD é um fenômeno do rock alternativo a partir dos anos 1990 e LOS HERMANOS estourou no Brasil principalmente no começo do novo milênio. Mas sou obrigado a te alertar: há, sim, uma razão clara para que essas três bandas e vertentes estivessem reunidas no último domingo, dia 22.

Radiohead - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por mais que alguns presentes protestassem nos shows de abertura, ou até durante o espetáculo principal, RADIOHEAD só foi o sucesso por incorporar as inovações tecnológicas que os sintetizadores do KRAFTWERK inauguraram. E, mesmo que não seja sua influencia principal, LOS HERMANOS foi afetado diretamente pelo mesmo rock indie que o RADIOHEAD formou, com diversas outras bandas, no final dos anos 1980.

A Chácara do Jóquei, zona oeste de São Paulo, foi uma escolha de lugar acertada por ser em um campo aberto. Apenas isso. O acesso ao local era complicado e a saída foi um desastre com a lama formada pela chuva, logo após o show. Mesmo assim, o público já começou a fazer a fila de entrada um dia antes, 21 de março. Somente às 18h20, após muitas horas de espera das pessoas na frente do palco, o pessoal do LOS HERMANOS começou sua apresentação de abertura, após 2 anos de hiato em suas atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A performance da banda de Rodrigo Barba, Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante e Bruno Medina foi bem acima da média. Amarante, por exemplo, contagiou o público correndo pelo palco e fazendo o acompanhamento necessário na abertura do show, "Todo Carnaval tem seu fim", além de cantar músicas extremamente emotivas como "Sentimental" e "Último Romance". Suas palhetadas eram dadas com tamanha força que, próximo ao final do show, o guitarrista chegou a quebrar uma das cordas. Já Marcelo Camelo, ao contrário do parceiro de banda, permanecia mais calmo na apresentação, embora sua impostação vocal fosse muito mais consistente do que a dos demais. Camelo, Amarante e o baixista Gabriel Bubu ocasionalmente trocavam seus instrumentos, dando uma dinâmica interessante durante a apresentação. "Cher Antoine" foi uma das músicas tocadas que os fãs não esperavam. Fechando a apresentação com "A Flor", era possível ver o sorriso estampado no rosto de cada um dos LOS HERMANOS. "Até qualquer dia" disse Rodrigo Amarante, em tom de despedida, mas sem nenhum motivo para tristeza, embora a banda não esteja reunida em definitivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Conforme se aproximava do horário da apresentação do KRAFTWERK, pessoas trocavam de lugar porque alguns iam beber água, comer e usar os sanitários. Vale frisar que o preço da comida e da bebida, variando entre 5 e 8 reais, era um absurdo pela (falta de) qualidade dos alimentos. Quem conseguiu, nessa movimentação, ficar mais à frente, conseguiu garantir seu lugar para ver o RADIOHEAD. Imagens do público na Chácara do Jóquei espantavam quem estava no meio da multidão: estar próximo ao palco no meio de 30 mil pessoas não é pra qualquer um agüentar.

Às 20h15, "Man Machine" abriu a série de experimentalismos do Kraftwerk, abusando de sintetizadores sonoros produzidos por seus notebooks e teclados. A banda, liderada por Ralf Hüter, tinha pouca interação com a platéia, apesar de produzir efeitos visuais fascinantes em seus telões, dando todo um charme futurista ao espetáculo. Músicas como "Numbers", "Computer World" e "Radioactivity" deram um show de efeitos especiais, ao contrário da morna e repetitiva "Tour de France", alvo de reclamações principalmente das pessoas que não eram fãs de KRAFTWERK. O grande clímax da apresentação foi a música "The Robots", momento em que Hüter, Fritz Hilpert, Henning Schmitz e Stefan Pfaffe se retiraram do palco para serem trocados por réplicas do KRAFTWERK robotizadas. Muitas pessoas ficaram perplexas diante dos robôs, mas foi nesse momento que a mensagem sobre ausência do humano ficou explícita na música dos alemães. Fechando o espetáculo, "Music Non Stop" trouxe roupas com listras verdes fosforescentes e luzes néon azuis sobre a pele dos músicos, além de animações em 3D no fundo. Por mais que muitos dos presentes não gostassem de música eletrônica, a apresentação que durou pouco mais de 1h conseguiu trazer um repertório diverso e agradável tanto para fãs quanto não-fãs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após cerca de 30min na montagem do palco, os ingleses do RADIOHEAD iniciaram seu show com a frenética 15 Steps, abertura do álbum recente da banda, "In Rainbows". As músicas escolhidas passaram por todo o material da banda, sem poupar nenhum material. Músicas repletas de atmosferas eletrônicas, como "Idioteque", "Pyramid Song" e "The National Anthem" mostraram o potencial de Johnny Greewood nos aparelhos eletrônicos. As performances notáveis de Thom Yorke em "Videotape", "All I Need" e "Fake Plastic Trees" enalteceram sua figura marcante como frontman. Ed O´Brien, Colin Greewood e Phil Selway fizeram a base (e até alguns solos, no caso de Ed) necessários para todas as faixas.

"Faust Arp" teve um diálogo animado entre Thom e Johnny, ambos se apresentando. Thom solta um "hi, this is Johnny!". O guitarrista responde, num voz abafada típica "this is Thom". Depois da introdução, ambos começaram o dueto de violões com um entrosamento único. "Exit Music (for a film)" foi um soco no estômago de todos, com a letra mais triste que o RADIOHEAD fez, apesar das controvérsias. A comoção foi tanta que pouquíssimas pessoas cantaram, não porque não sabiam a letra, mas porque estavam totalmente espantadas e hipnotizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O palco era repleto de barras metálicas e um projetor ao fundo mostrava 5 câmeras para cada integrante da banda, dando um show de cenografia. RADIOHEAD teve o número absurdo de 3 seqüências de músicas além do primeiro repertório. "Karma Police" e "Paranoid Android" levaram tantas pessoas a cantar que a música continuou além de seu tempo, com Thom Yorke e o público dividindo os vocais, montando verdadeiros hinos. "Jigsaw Falling Into Place" e "Weird Fishes" mostraram uma banda afinada, totalmente sincronizada. Por fim, "Creep", a música que fez a banda estourar na MTV nos primórdios, fechou a noite. Cada "porrada" que Johnny dava em sua guitarra Fender Telecaster tornava a iluminação do cenário totalmente colorida, indicando a relação da apresentação com a turnê "In Rainbows".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Três bandas diferentes que, interligadas entre si, trazem o rock de nosso tempo, em diferentes contextos. Outro espetáculo Just a Fest pode levar muitos anos para se repetir. Thom Yorke que o diga, totalmente extasiado com seu público e de joelhos ao final de "Creep", após sua primeira apresentação no Brasil.

Setlist das bandas:

LOS HERMANOS

Todo Carnaval tem seu fim
Primeiro andar
O vento
Além do que se vê
Condicional
Morena
Do setimo Andar
A outra
Cara estranho
Deixa o verão
Assim será
Cher Antoine
O vencedor
Retrato para Iá- Iá
Casa pré-fabricada
Último romance
Sentimental
A flor

KRAFTWERK

ManMachine
Planet of Visions
Numbers
ComputerWorld
TDF03 – L’Etape 2 (Tour de France)
Autobahn
Model (ComputerLove)
Les Mannequins
Radioactivity
Tee
Robots
Aerodynamik
Musique Non Stop

RADIOHEAD

15 Step (In Rainbows)
There There (Hail To The Thief)
The National Anthem (Kid A)
All I Need (In Rainbows)
Pyramid Song (Amnesiac)
Karma Police (Ok Computer)
Nude (In Rainbows)
Weird Fishes/Arpeggi (In Rainbows)
The Gloaming (Hail To The Thief)
Talk Show Host (B-side - Trilha Sonora do filme Romeu e Julieta)
Optimistic (Kid A)
Faust Arp (In Rainbows)
Jigsaw Falling Into Place (In Rainbows)
Idioteque (Kid A)
Climbing Up The Walls (Ok Computer)
Exit Music (For A Film) (Ok Computer)
Bodysnatchers (In Rainbows)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Videotape (In Rainbows)
Paranoid Android (Ok Computer)
Fake Plastic Trees (The Bends)
Lucky (Ok Computer)
Reckoner (In Rainbows)

House of Cards (In Rainbows)
You and Whose Army (Amnesiac)
True Love Waits (I Might Be Wrong)/Everything In Its Right Place (KidA)

Creep (Pablo Honey)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Pedro Zambarda de Araújo

Nascido em 1989. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Pedro foi apresentado ao heavy metal através da banda Blind Guardian, em meados de 2004. Ouve e aprecia outros estilos do rock, como o punk, o indie e vertentes mais variadas. Gosta de assistir e cobrir shows.Toca muito mal guitarra, mas aprecia vários tipos de instrumentos musicais.
Mais matérias de Pedro Zambarda de Araújo.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS