Releituras: Nem Nick Mason, nem Roger Waters
Por Isaias Freire
Postado em 15 de outubro de 2023
Sou daquele fã que adora releituras. Acho super legal ouvir como artistas se comportam ao navegarem nas ondas dos outros, ou os próprios artistas regravarem sua obra com outra roupagem.
Veja: a releitura de "The Man Who Sold the World" feita pelo Nirvana sobre a música do David Bowie ficou melhor e levou a música a outro patamar de sucesso. Robert Plant gravou "One More Cup of Coffee" do Bob Dylan de forma inusitadamente diferente, ficou bom e moderno. O U2 trouxe mais luz a "Satellite of Love" do Lou Reed e Warren Haynes com um banquinho e um violão fez uma excelente versão para "One" do U2. Ozzy Osbourne que não tem nada de progressivo gravou de forma espetacular "21st Century Schizoid Man" do King Crimson.
Assim, fiquei empolgado quando Nick Mason resolveu criar o seu Nick Mason´s Saucerful of Secrets, uma proposta interessante trazendo à tona um repertório menos conhecido do Pink Floyd. Eu esperava uma releitura moderna com toques diferentes, não aconteceu. Apesar de "Live at the Houndhouse" ser um bom disco (o repertório ajuda), Nick foi burocrático e se ateve a reproduzir o que o Pink Floyd já tinha feito, uma pena.
Por outro lado, quando surgiu as primeiras notícias que Roger Waters iria regravar "The Dark Side of the Moon", fiquei com a pulga atrás da orelha. Pensei, será? Não deu outra. Ouvindo "The Dark Side of the Moon Redux", vemos que Waters pesou na mão, seu ego inflou mais uma vez e ele desvirtuou a principal obra do Pink Floyd (minha maior expectativa era ouvir "Gret Gig in the Sky", decepcionou). Ao ouvir as músicas é normal em muitas partes não se reconhecer as originais. Uma pena também.
Dito isto, se você gosta de releituras ouça a super banda Blue Floyd (Allen Woody – Gov´t Mule, Matt Abts – Gov´t Mule, Marc Ford - The Black Crowes, Johnny Neel – The Allman Brothers Band), que apresenta uma interpretação muito legal da obra do Pink Floyd.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps