Qual foi a melhor década para o Metal?: A de 80 ou a de 90?
Por Fabio Reis
Postado em 20 de maio de 2014
O Heavy Metal é um gênero musical muito rico, possui diversos segmentos e estilos que foram se desenvolvendo e revelando novas bandas no passar das décadas. Cada época teve sua importância e trouxe a tona novos nomes, novos ícones e novas maneiras de se explorar o Metal.
Existe uma antiga discussão entre os "Headbangers" mais velhos e os mais novos que se trata de estabelecer qual das décadas foi a mais importante e relevante. A de 80 ou a de 90? Pra tentar chegar a esse veredicto temos que entender o que se passou nestes diferentes períodos.
Na saudosa década de 80 tivemos o nascimento dos mais tradicionais segmentos do Metal. O movimento denominado NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) teve início no final dos anos 70 e começo dos 80 e revelou uma infinidade de nomes de peso dentre os quais os mais conhecidos são Iron Maiden e Saxon, porém não devemos de forma alguma esquecer de nomes como Satan, Omen, Angel Witch, Savage Grace e Grim Reaper.
O Thrash Metal também teve seu berço nos 80's e nos deu de presente o Metallica, Megadeth, Slayer, Kreator, Destruction, Anthrax e tantas outras bandas de grande porte. Outros estilos que apareceram na década foram os não menos importantes Speed, Power, Prog e Glam Metal.
Se não bastasse, esta revolucionária década ainda foi embrionária para os segmentos mais extremos como o Black e o Death Metal que surgiram mostrando muita força através do aparecimento de bandas como Venom, Hellhammer, Bathory, Possessed, Death e muitas mais.
Após tomar consciência desses fatos fica no ar o pensamento: A década de oitenta revelou a maior parte dos segmentos e bandas renomadas, logo a conclusão é a de que com toda certeza é a mais importante certo?
Errado.
Existe o mito de que nos anos 90 o Metal se enfraqueceu ao ponto de quase inexistir, que perdeu o pique e foi substituído por outros gêneros mais acessíveis. Pura bobagem.
O que houve realmente foi que muitas bandas de Metal mais tradicional não passavam por momentos tão criativos como outrora, a maioria das bandas de Thrash de maior porte mudaram a sua sonoridade se tornando mais "comerciais", muitas das que não conseguiram tanta fama tentaram enveredar por outras sonoridades assim se descaracterizando e outras tristemente encerraram atividades. Enquanto isso surgia o Grunge e o New Metal além de algumas outras sonoridades mais "alternativas" que chamavam a atenção da mídia, que deixou de dar ao Metal a devida atenção.
Por outro lado é na década de 90 que houve a maior explosão do Metal Extremo, o Death e o Black Metal que apresentaram suas primeiras gerações do meio pro final da década de 80 tiveram o seu auge nos 90's revelando inúmeras bandas. Por parte do Black Metal tivemos a chegada das bandas da Noruega que revolucionaram o estilo. Mayhem, Darkthrone, Emperor, Immortal e Marduk são algumas das mais conhecidas e conceituadas dessa safra. No Death Metal tivemos o auge criativo de bandas como Carcass, Morbid Angel, Death, Obituary, Cannibal Corpse, Bolt Thrower só pra citar algumas.
Além da fase de ouro do Black e Death Metal foi também nesta década que gêneros como Stoner, Sludge, Groove e o Metal Industrial ganharam força com bandas do porte de Corrosion Of Conformity, Fear Factory, Black Label Society e Pantera.
Fica nítido que decretar década A ou B como a mais importante ou relevante se trata única e exclusivamente do gosto pessoal de cada um. Quem tiver preferência pelos estilos mais tradicionais do Metal com certeza vai achar a década de 80 a mais fabulosa, porém quem for amante dos gêneros mais extremos ou alternativos vai claramente optar pela década de 90.
Quem quiser escolher uma década pra chamar de "A mais importante de todas" vai a dica, é a década de 50, onde surgiu a palavra mágica chamada "Rock". Sem ela nem estaríamos aqui agora falando em Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps