Rock 10 x 0 Apoio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Debora Behar Ribeiro
Enviar correções  |  Ver Acessos

E cada dia mais as bandas nacionais são mal tratadas, humilhadas, colocadas de lado no cenário rock e metálico através de diversos meios de comunicação. Cada dia mais, existem pessoas dentro do nosso meio preocupadas apenas em ganhar dinheiro fácil através do esforço, do empenho e do trabalho honesto das bandas. Não vou perder a ética aqui e citar nomes/empresas. Esta matéria vai ao ar mais como um apelo aos Headbangers: Não engulam qualquer coisa! Sejam críticos! Valorizem o que é feito aqui no nosso país!

Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estiloLed Zeppelin: as crianças da capa de "Houses Of The Holy"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Existem diversas bandas boas dentro de diversos estilos que o leitor possa vir a apreciar. Existem excelentes bandas de rock nacional, punk rock, heavy metal tradicional, melódico, death, black! São tantos estilos e tanta qualidade desprezados por gravadoras, revistas, TV.

No último programa do Musikaos, na TV Cultura o Presidente do Fã Clube do Sepultura, Toninho Iron, disse algo que considero pertinente a essa matéria "Pessoal paga 40 reais em CD de banda gringa e fala que não tem 15 reais para comprar um CD de banda nacional".

É claro que nem tudo são espinhos dentro da cena. Existem pessoas que oferecem apoio às bandas e que se esforçam para que elas sejam reconhecidas. Mas aonde está a ajuda dos grandes meios de divulgação? Será que eles não percebem a qualidade do que está aqui no país? Porque tantas bandas só alcançam algum reconhecimento aqui depois de conseguirem o sucesso no exterior (desnecessário dar exemplos de bandas que passaram por este processo)?

Nessas horas eu penso que deveria estar fazendo a minha parte sendo Diretora deste site. Por isso, aqui está a matéria de um leitor, Fabrício Malfacini da Banda Indole, a respeito desse tema.

Gostaria de fazer também um convite a todas as bandas nacionais a entrarem em contato com a nossa Equipe para que juntos possamos dar mais força ao trabalho desse pessoal que tem pouco dinheiro no bolso, mas muito amor ao que fazem!

Debora Behar Ribeiro


Por Fabrício Malfacini
Banda Indole

Difícil falar sobre bandas Independentes sem citar a falta de apoio que as mesmas sofrem. Mas afinal, que tipo de apoio ? E o que é uma banda Independente ?

Banda Independente é, primeiramente, uma banda nova, com poucos anos de estrada, uma banda formada por pessoas que possuem uma enorme força de vontade para fazer música e também muito pouco dinheiro para mostrar ao mundo, a música que fizeram. Independência musical é conseguir sem ajuda de terceiros, colocar suas músicas ao alcance de todos, a mercê de rádios, casas de shows, produtores, gravadoras e outros veículos que possam tornar essa independência, coisa do passado. Mas você já conseguiu isso com a sua banda ? Então tá na hora da gente falar de apoio e suas metamorfoses.

Imagine a cena : a sua Banda, está na mídia, saíram na TV, várias vezes tiveram o nome divulgado nos jornais, até na rádio já falaram, deram entrevistas...e de repente você na sua santa inocência resolve ir até a Prefeitura ou à Secretaria de Cultura de sua cidade afim de conseguir algum tipo de apoio, financeiro ou não, apoio apenas para seguir adiante levando seus amigos e, consequentemente, o nome da sua cidade com vocês. Mas então você ouve aquela frase mais ou menos assim : "Bom, isso tem que ser analisado junto com as pessoas responsáveis, e mais pra frente eu ligo pra vocês, tudo bem ?" (silêncio)

E sabem quando eles te ligam ? Quer mesmo que eu responda ? Tudo bem : NUNCA. Você então percebe que é o único capaz de mudar essa situação, você e você, ninguém irá correr atrás nem lutar pela sua banda enquanto você não for, digamos assim, um Rockstar. Daí o caminho é longo, mas é bom, gostoso de passar, os obstáculos se tornam prazerosos a medida que você vai alcançando o que sempre desejou, o "sucesso". E de repente você também percebe que "sucesso", não era aquilo que imaginava ! "Sucesso" na medida certa, pode ser, o nome da sua banda num site, um amigo que fala que adorou o som que vocês levam, o orgulho estampado na cara dos teus pais com relação a seriedade do seu trabalho, a onda que sua namorava tira com suas amigas "sabem quem é o meu namorado ? Vocalista da Banda (sua banda).." isso pode ser sucesso de acordo com suas necessidades e prioridades.

O apoio que você deseja pode não chegar tão fácil quanto deveria, mas chega sim, na hora certa e dependendo de quanto você correr atrás. Não sei se dar conselhos é a melhor forma de abrir os olhos das pessoas, mas nesta matéria, me permito compartilhar de experiências que deram certa na minha vida como músico, vou tentar relacionar algumas delas :

- Cover ? Não não não !! Como alguém vai apostar em um trabalho sem identidade ?

- Demo ? Sim sim sim, mil vezes SIM !!! Não tenha dúvida !!! Uma fita ou CD demo abrem muitas portas pra sua banda, é a única maneira barata e eficiente que sua banda possui de mostrar trabalho.

- Estilo ? Complicado isso, estilo próprio não são todas as bandas que possuem, mas não culpo aquelas outras que praticamente copiam "os mais famosos". Na vida, sofremos influencias de pessoas que admiramos, e sem perceber desenvolvemos técnicas bem parecidas, não por copiar ! aaa não sei, só sei que é assim.

O apoio das pessoas que lideram nossa cidade, vem com mais calma, depois que você já fez "quase tudo" aí sim, vem aquele empurrão, mas cuidado pra não cair ! A Humildade anda junto com o sucesso permanente. "As grandes mudanças são feitas pela minoria esforçada e não pela maioria acomodada".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estiloHeavy Metal
5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo

Led Zeppelin: as crianças da capa de Houses Of The HolyLed Zeppelin
As crianças da capa de "Houses Of The Holy"


Sobre Debora Behar Ribeiro

Formada em Medicina Veterinária e estudante de Design Gráfico. Estudou música clássica e antiga por 10 anos. Começou a curtir rock ouvindo Led Zeppelin, porém hoje, além deste, gosta de todo tipo de Heavy Metal. Algumas bandas preferidas, além da supracitada, são: Blind Guardian, Iced Earth, Savatage, Shadow Gallery, Angra, Dragon Heart, Dream Theater, Rage, Gamma Ray, Iron Maiden.

Mais matérias de Debora Behar Ribeiro no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336