Captain Beyond & Lee Dorman

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 31/12/00. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


Nesta onda de "revivals" que assolou o mundo roqueiro nos últimos tempos, um dos retornos mais inusitados foi o do CAPTAIN BEYOND, banda setentista que nos legou um dos maiores clássicos do hard-rock da época, seu auto-intitulado álbum de estréia (que contava inclusive com Rod Evans, ex-vocalista do Deep Purple), e é considerado por muitos entusiastas como a síntese de tudo que o gênero tinha de bom para mostrar ao mundo! Embora tenham lançado mais dois trabalhos, nenhum deles atingiu o status do primeiro, tanto a nível de qualidade técnica quanto de vendas, mas o fato é que até hoje a simples menção ao nome da banda causa arrepios nos 'rockers' mais sensíveis...
5000 acessosMusos do Heavy Metal: Agora é a vez das garotas!5000 acessosNicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Há pouco mais de um ano a Record Runner editou um tributo à banda, o "Thousand Days Of Yesterdays: A Tribute To Captain Beyond", contando basicamente com bandas desconhecidas, que recriaram todo o primeiro álbum, algumas valendo-se de uma roupagem "diferente", e outras simplesmente copiando os arranjos originais.

Além de haverem retomado atividades em meados de 1999, e de planejar a edição de um CD ao vivo para 2001, ao que consta a banda já dispõe de algumas demos de estúdio gravadas, que deverão resultar também em um novo álbum de estúdio.


E embora o baixista Lee Dorman não esteja presente nesta atual formação (Rhino na guitarra, Bobby Caldwell na bateria, Jimi Interval nos vocais, Dan Frye nos teclados e Jeff Artabasy no baixo), recentemente a banda ajudou a apoiar uma campanha com objetivo de angariar fundos para um transplante cardíaco para Lee, que culminou com o leilão no Ebay de uma jaqueta outrora pertencente a Jimi Hendrix, arrebatada por US$5.300!

Como se não bastasse a participação no álbum de estréia do CB, Lee também esteve presente no "In-A-Gadda-Da-Vida", considerado por alguns um dos primeiros álbuns de "rock pesado" da história (embora esta afirmação suscite muitas polêmicas), tanto que até o início de 2000 ele vinha se apresentando junto ao IRON BUTTERFLY, que ao contrário do Captain, nunca encerrou totalmente as atividades.

Embora Dorman tenha postado recentemente uma nota no site oficial do IB afirmando que seu estado de saúde não está tão crítico, algumas pessoas próximas afirmam que ele precisa urgentemente de um transplante, caso contrário corre sério risco de vida.

Maiores detalhes podem ser vistos nos websites oficiais do CAPTAIN BEYOND e do IRON BUTTERFLY.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Butterfly"

Hard RockHard Rock
De Vanilla Fudge a Led, dez álbuns seminais do gênero

Iron ButterflyIron Butterfly
A misteriosa morte de Philip Taylor Kramer

Proto-MetalProto-Metal
10 das canções mais pesadas feitas nos anos sessenta

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Captain Beyond"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Butterfly"

Musos do Rock e Heavy MetalMusos do Rock e Heavy Metal
Agora é a vez das garotas!

Nicko McBrainNicko McBrain
Pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Ratos de PorãoRatos de Porão
João Gordo crente? Vai tomar no cu quem tá acreditando!

5000 acessosTotal Guitar: os melhores e piores covers da história5000 acessosReligião: os rockstars que se converteram5000 acessosAs I Lay Dying: Banda cristã explica a proximidade com o Behemoth5000 acessosLed: tem quem ame Peart ou Moon, mas Bonham é amado por todos3918 acessosHeavy Metal: as dez melhores bandas sul-americanas do gênero5000 acessosSlipknot: ouça "Duality" na versão do Asking Alexandria

Sobre Marcos A. M. Cruz

Editor do Whiplash.Net.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online