Morre 'Papa' John Phillips, do The Mamas & The Papas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar correções  |  Ver Acessos

John Phillips, membro fundador do Mamas And The Papas, e co-autor do maior sucesso da banda, a clássica "California Dreamin'", faleceu após sofrer um ataque cardíaco na manhã de domingo (18/03) aos sessenta e cinco anos de idade, no "Los Angeles Medical Center", na Califórnia, EUA.

Fotos de Infância: Gene Simmons, do KissMetallica: o video game da banda que nunca foi lançado

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O músico já havia transplantado o coração em 1992, devastado após anos de consumo abusivo de álcool e drogas.

Nascido em 30 de agosto de 1935 em Parris Island, seu nome completo era John Edmund Andrew Phillips. Em meados da década de 60, já radicado em Nova Iorque, fundou o The Journeymen, banda que com a entrada de 'Mama' Cass Elliot em 1965, migrou para Los Angeles e trocou o nome para "The Mamas & The Papas".

Phillips foi o principal compositor do grupo, que ganhou o Grammy em 1966 pelo single "Monday Monday". Também foi um dos organizadores do lendário Monterey Pop Festival que revelou ao mundo Jimi Hendrix e Janis Joplin, em 1967.

Além disso, compôs muitas canções para grupos como Grateful Dead e Beach Boys, incluindo "San Francisco (Be Sure To Wear Some Flowers In Your Hair), imortalizada por Scott MacKenzie.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Numa época em que as bandas eram predominantemente compostas de vocalistas masculinos ou femininos, o Mamas & Papas inovava por contar com dois vocalistas de ambos os sexos (John, sua segunda espôsa Michelle Phillips, 'Mama' Cass Elliott e Denny Doherty.)

A banda original se desfez em 1968 com o divórcio de John e Michelle Phillips. John reformaria brevemente o grupo em 1982 com Elaine 'Spanky' McFarlane substituindo 'Mama' Cass, que havia falecido em julho de 1974.

John foi casado quatro vezes: a primeira com Susan Phillips, mãe de Jeffrey e Mackenzie; a segunda com Michelle Phillips, mãe de Chynna; a terceira com Genevieve Waite, mãe de Tamerlane e Bijou, e a última com Farnaz, que foi sua companheira nos últimos seis anos.

As três filhas de Phillips tiveram seus quinze minutos de fama na carreira artística: Mackenzie participou como atriz de sucesso de uma minissérie americana chamada "One Day At At A Time" durante boa parte da década de 70 até o início da década de 80, quando foi dispensada devido à sérias complicações com cocaína. Nos anos seguintes, tentou um retorno à TV alegando ter se livrado das drogas, mas sua carreira nunca mais foi a mesma; Chynna, integrou uma banda pop com duas filhas do vocalista Brian Wilson do Beach Boys chamada "Wilson Phillips"...; por fim, Bijou, então com apenas 15 anos de idade, fez uma aparição numa propaganda da Calvin Klein em 1995 considerada controvertida, pois contava com modelos adolescentes em posições consideradas provocativas, e atualmente trabalha como atriz.

Recentemente Phillips havia concluído as gravações de um álbum solo intitulado "Slow Starter", ainda em fase de mixagem. E em maio próximo está previsto o lançamento do "Pay, Pack And Follow", álbum no qual John vinha trabalhando há quase 25 anos, e que conta com a participação de Mick Jagger e Keith Richards do The Rolling Stones.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Mamas And The Papas"


Boatos no rock: auto-felação, satanismo, sexo bizarro?Boatos no rock
Auto-felação, satanismo, sexo bizarro?

História do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatosHistória do rock
Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos


Fotos de Infância: Gene Simmons, do KissFotos de Infância
Gene Simmons, do Kiss

Metallica: o video game da banda que nunca foi lançadoMetallica
O video game da banda que nunca foi lançado


Sobre Marcos A. M. Cruz

Editor do Whiplash.Net.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

adGoo336 adGooILQ adGoo336 adGooILQ