Morre "Papa" John Phillips, do The Mamas & The Papas
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 19 de março de 2001
John Phillips, membro fundador do Mamas And The Papas, e co-autor do maior sucesso da banda, a clássica "California Dreamin'", faleceu após sofrer um ataque cardíaco na manhã de domingo (18/03) aos sessenta e cinco anos de idade, no "Los Angeles Medical Center", na Califórnia, EUA.
O músico já havia transplantado o coração em 1992, devastado após anos de consumo abusivo de álcool e drogas.
Nascido em 30 de agosto de 1935 em Parris Island, seu nome completo era John Edmund Andrew Phillips. Em meados da década de 60, já radicado em Nova Iorque, fundou o The Journeymen, banda que com a entrada de 'Mama' Cass Elliot em 1965, migrou para Los Angeles e trocou o nome para "The Mamas & The Papas".
Mamas And The Papas - Mais Novidades
Phillips foi o principal compositor do grupo, que ganhou o Grammy em 1966 pelo single "Monday Monday". Também foi um dos organizadores do lendário Monterey Pop Festival que revelou ao mundo Jimi Hendrix e Janis Joplin, em 1967.
Além disso, compôs muitas canções para grupos como Grateful Dead e Beach Boys, incluindo "San Francisco (Be Sure To Wear Some Flowers In Your Hair), imortalizada por Scott MacKenzie.
Numa época em que as bandas eram predominantemente compostas de vocalistas masculinos ou femininos, o Mamas & Papas inovava por contar com dois vocalistas de ambos os sexos (John, sua segunda espôsa Michelle Phillips, 'Mama' Cass Elliott e Denny Doherty.)
A banda original se desfez em 1968 com o divórcio de John e Michelle Phillips. John reformaria brevemente o grupo em 1982 com Elaine 'Spanky' McFarlane substituindo 'Mama' Cass, que havia falecido em julho de 1974.
John foi casado quatro vezes: a primeira com Susan Phillips, mãe de Jeffrey e Mackenzie; a segunda com Michelle Phillips, mãe de Chynna; a terceira com Genevieve Waite, mãe de Tamerlane e Bijou, e a última com Farnaz, que foi sua companheira nos últimos seis anos.
As três filhas de Phillips tiveram seus quinze minutos de fama na carreira artística: Mackenzie participou como atriz de sucesso de uma minissérie americana chamada "One Day At At A Time" durante boa parte da década de 70 até o início da década de 80, quando foi dispensada devido à sérias complicações com cocaína. Nos anos seguintes, tentou um retorno à TV alegando ter se livrado das drogas, mas sua carreira nunca mais foi a mesma; Chynna, integrou uma banda pop com duas filhas do vocalista Brian Wilson do Beach Boys chamada "Wilson Phillips"...; por fim, Bijou, então com apenas 15 anos de idade, fez uma aparição numa propaganda da Calvin Klein em 1995 considerada controvertida, pois contava com modelos adolescentes em posições consideradas provocativas, e atualmente trabalha como atriz.
Recentemente Phillips havia concluído as gravações de um álbum solo intitulado "Slow Starter", ainda em fase de mixagem. E em maio próximo está previsto o lançamento do "Pay, Pack And Follow", álbum no qual John vinha trabalhando há quase 25 anos, e que conta com a participação de Mick Jagger e Keith Richards do The Rolling Stones.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Sóbrio há 40 anos, Rob Halford conta como parar de beber salvou sua vida
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock

3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
Último show dos Mamonas Assassinas contou com público pequeno e crianças na plateia


