Shaman no Via Funchal para show de seu aguardado álbum
Por Assessoria Shaman
Postado em 06 de setembro de 2002
Logo após o lançamento nacional de "Ritual", seu primeiro CD, que chegou às lojas em agosto, a banda SHAMAN traz seu novo show ao Via Funchal, dia 14 de setembro. Esta é a segunda apresentação do grupo na casa de espetáculos, que já havia recebido o Shaman em novembro do ano passado, em um show memorável, mesmo antes de a banda possuir qualquer trabalho gravado.
Explica-se tamanha confiança no potencial do Shaman. O grupo é liderado por André Matos, vocalista e ex-integrante de uma das bandas de metal melódico de maior sucesso na história do heavy metal internacional, o Angra. Do antigo grupo, Matos trouxe para a linha de frente do Shaman o baixista Luís Mariutti e o baterista Ricardo Confessori, completando a formação com o guitarrista Hugo Mariutti.
"Ritual" foi gravado na Alemanha, entre julho de 2000 e dezembro de 2001, e é um trabalho conceitual, um mergulho dentro da magia transcendental do xamanismo. Além de toda essa atmosfera mística, ao metal melódico dos tempos do Angra foram introduzidas guitarras mais pesadas e distorcidas, voltadas muito mais aos riffs do que ao virtuosismo de antes, trazendo à tona um novo estilo, o Mystic Metal.
Uma amostra do som do Shaman já foi conferida pelo público do Japão e Europa, durante uma mini-turnê do grupo, para promover o novo disco. Na Espanha, o grupo tocou para mais de 50 mil pessoas, no festival Viña Rock.
Após um ano de muito trabalho, com composições, ensaios, pré-produção, gravações, mixagem e contratos, entre vários outros aspectos que envolvem a produção de um CD, o aguardado álbum de estréia do Shaman foi lançado. Em canções como "Time Will Come", "Here We Go", "Blind Shell", o Shaman traz, neste CD, a voz inconfundível de André Matos e o peso das guitarras, em meio a arranjos com instrumentos pouco usuais, como flautas de bambu, gaitas de fole, percussões árabes, latinas e africanas, violinos, tambores celtas, alaúdes e charangos.
Formado por músicos comprovadamente competentes e talentosos, a cada dia o Shaman demostra que veio para garantir um lugar entre os grandes nomes do rock contemporâneo. Basta uma única audição de "Ritual" para se perceber que a banda sabe exatamente onde quer chegar. Trata-se de um álbum conceitualmente forte, que explora temas que deram origem ao próprio nome da banda, como o xamanismo, e procura abranger nesse conceito diversas culturas antigas, como a maia, a asteca e a inca, e seus rituais. São influências que refletem não só nas letras, mas também na música do Shaman em si.
"Ritual" ainda conta com diversas participações especiais, como as de Marcus Viana (Sagrado Coração da Terra), nos violinos, e Derek Sherinian (ex-Dream Theater) nos teclados, além de Sascha Paeth (Virgo), que produziu o álbum e Tobias Sammet (Edguy) nas guitarras e vocais de "Pride", a última faixa do CD.
Para o show na Via Funchal, o Shaman promete, além de todas as músicas de "Ritual", tocar antigas músicas do Angra (compostas pelos integrantes do Shaman) e alguns "covers surpresa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O que vai acontecer com o Angra? Quando seria bom voltar do hiato? Marcelo Barbosa opina
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Axl Rose conta por que fica saindo do palco o tempo todo nos shows do Guns N' Roses
A curiosa e contundente opinião de Kurt Cobain sobre o Slayer


O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
Produtor que vive nos EUA explica como Angra e Sepultura são percebidos por americanos
Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista



