Objetos de John Lennon irão a leilão em Londres
Fonte: UOL Música
Postado em 05 de novembro de 2002
LONDRES (Reuters) - Algumas peças raras de memorabilia do ex-Beatle John Lennon serão postas a leilão pela casa de leilões Cooper Owen, de Londres, em 19 de novembro.
As duas peças centrais do leilão são gravações raras de Lennon conversando com sua enteada Kyoko -- filha de sua mulher, Yoko Ono, e do artista norte-americano Tony Cox -- numa fazenda na Dinamarca onde Cox vivia na época.
O colecionador particular Chris Lopez, amigo de Cox, é quem está oferecendo as gravações em leilão. A estimativa é que cada fita seja arrematada por entre 60 mil libras (93.340 dólares) e 80 mil libras.
"Lopez comprou as fitas num momento em que Cox estava precisando urgentemente de dinheiro vivo", disse um porta-voz da Cooper Owen na segunda-feira.
O porta-voz acrescentou que uma das interessadas em comprar a fita deve ser a própria Yoko Ono, que também é ouvida na gravação, nunca antes ouvida publicamente. Em maio passado, duas outras gravações semelhantes com John Lennon foram arrematadas por 134 mil dólares num leilão da casa Christie's.
O mosaico "Olho Mágico", que ficava no fundo da piscina da casa de John Lennon em Kenwood, Surrey, também irá a leilão, com previsão de render entre 150 mil e 250 mil libras.
Desenhado pelo próprio Lennon, o mosaico de duas toneladas é composto por 1.700 azulejos. Foi o maior projeto de artes plásticas em que o músico se envolveu em sua vida.
Outro artigo que certamente vai chamar a atenção é a primeira guitarra-órgão Phantom Vox do mundo, que foi dada a Lennon e Paul McCartney em 1964.
Trata-se de um instrumento musical que tem aparência de guitarra, mas faz som de órgão. A guitarra, que pertencia ao roadie dos Beatles Mal Evans e hoje está com a viúva dele, Lil, deve ser arrematada por entre 130 mil e 140 mil dólares.
"Era um dos instrumentos favoritos de John Lennon", disse o porta-voz da casa de leilões, "mas não funcionava muito bem, já que a parte elétrica a deixava quente demais para ser tocada."
Outros itens a serem oferecidos incluem a caixa de farmacêuticos de John Lennon, desenhos de um músico, autógrafos raros dos Beatles e um cartão de Natal desenhado por seu filho, Sean Lennon, e enviado a John Lennon dias antes dele ser morto a tiros por Mark Chapman, em 1980.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps