Objetos de John Lennon irão a leilão em Londres
Fonte: UOL Música
Postado em 05 de novembro de 2002
LONDRES (Reuters) - Algumas peças raras de memorabilia do ex-Beatle John Lennon serão postas a leilão pela casa de leilões Cooper Owen, de Londres, em 19 de novembro.
As duas peças centrais do leilão são gravações raras de Lennon conversando com sua enteada Kyoko -- filha de sua mulher, Yoko Ono, e do artista norte-americano Tony Cox -- numa fazenda na Dinamarca onde Cox vivia na época.
O colecionador particular Chris Lopez, amigo de Cox, é quem está oferecendo as gravações em leilão. A estimativa é que cada fita seja arrematada por entre 60 mil libras (93.340 dólares) e 80 mil libras.
"Lopez comprou as fitas num momento em que Cox estava precisando urgentemente de dinheiro vivo", disse um porta-voz da Cooper Owen na segunda-feira.
O porta-voz acrescentou que uma das interessadas em comprar a fita deve ser a própria Yoko Ono, que também é ouvida na gravação, nunca antes ouvida publicamente. Em maio passado, duas outras gravações semelhantes com John Lennon foram arrematadas por 134 mil dólares num leilão da casa Christie's.
O mosaico "Olho Mágico", que ficava no fundo da piscina da casa de John Lennon em Kenwood, Surrey, também irá a leilão, com previsão de render entre 150 mil e 250 mil libras.
Desenhado pelo próprio Lennon, o mosaico de duas toneladas é composto por 1.700 azulejos. Foi o maior projeto de artes plásticas em que o músico se envolveu em sua vida.
Outro artigo que certamente vai chamar a atenção é a primeira guitarra-órgão Phantom Vox do mundo, que foi dada a Lennon e Paul McCartney em 1964.
Trata-se de um instrumento musical que tem aparência de guitarra, mas faz som de órgão. A guitarra, que pertencia ao roadie dos Beatles Mal Evans e hoje está com a viúva dele, Lil, deve ser arrematada por entre 130 mil e 140 mil dólares.
"Era um dos instrumentos favoritos de John Lennon", disse o porta-voz da casa de leilões, "mas não funcionava muito bem, já que a parte elétrica a deixava quente demais para ser tocada."
Outros itens a serem oferecidos incluem a caixa de farmacêuticos de John Lennon, desenhos de um músico, autógrafos raros dos Beatles e um cartão de Natal desenhado por seu filho, Sean Lennon, e enviado a John Lennon dias antes dele ser morto a tiros por Mark Chapman, em 1980.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Quem é o maior baterista do mundo? Ringo Starr não tem dúvidas sobre a resposta
Andreas Kisser revela seus solos de guitarra preferidos no Metal, com três bandas brasileiras
Por que trocar banda com Dinho Ouro Preto por Ultraje a Rigor salvou a vida de Mingau

O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone
Como uma música rejeitada pelos Beatles levou à criação do Led Zeppelin; "efeito borboleta"



