Programa de rádio toca fitas raras dos Beatles
Fonte: UOL Música
Postado em 19 de março de 2003
Reuters
Integrantes do grupo The Beatles, Ringo Starr, John Lennon, George Harrison e Paul McCartney
O programa de rádio online All Songs Considered, transmitido pelo site de notícias NPR, traz uma edição especial com as fitas raras dos Beatles encontradas recentemente pela polícia.
Com quase duas horas de duração, o programa mostra músicas extraídas das fitas, intercaladas com comentários, em inglês, do apresentador, Bob Boilen e do escritor Bruce Spizer, especialista em Beatles.
O programa mostra trechos editados das 500 fitas do grupo encontradas em janeiro deste ano pela polícia britânica, na Inglaterra e na Holanda.
As fitas de rolo continham gravações feitas pelos Beatles em 1969, durante as sessões conhecidas como "Get Back", e que deveriam servir para um programa de TV com o grupo.
Segundo Spizer, as fitas exigiram um grande trabalho de edição. Como elas foram feitas pelas câmeras que registravam material para o programa, e sempre havia mais de uma câmera rodando, muito do material gravado é repetido e teve de ser editado.
Alguns dos destaques do programa são uma versão "solo" de Lennon, só voz e guitarra, para "Don't Let Me Down", um improviso de McCartney ao piano, e uma versão de "All Things Must Pass", música que Harrison só lançou após a separação da banda, em 70, no disco de mesmo nome.
Nessa época, o guitarrista havia acabado de voltar dos Estados Unidos, onde visitara Bob Dylan, e, segundo Spizer, sua maneira de tocar refletia sua admiração pelo compositor americano.
Segundo a NPR, essas fitas devem ter sido roubadas há mais de 30 anos dos estúdios Abbey Road. Embora algumas das gravações dessas fitas tenham aparecido em versões piratas dos Beatles, o programa da NPR apresenta trechos inéditos.
No site da emissora é possível também assistir a uma versão em vídeo do programa que mostra fotos de época dos Beatles.
O site do programa All Songs Considered é http://www.npr.org/programs/asc/index.html .
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps