Astros do rock prestam homenagem a Lonnie Donegan
Fonte: Folha Online
Postado em 09 de maio de 2003
Família, amigos e ex-colegas de Lonnie Donegan se juntaram em uma missa memorial hoje em homenagem ao músico cuja mistura de jazz e folk music inspirou John Lennon e Pete Townshend a aprenderem a tocar guitarra.
Astros do rock como Brian May, Mark Knopfler e Bill Wyman estavam entre os presentes na igreja de St. Paul, em Covent Garden, no centro de Londres, onde Donegan, que morreu em novembro aos 71 anos, foi lembrado.
"Eu fui um dos garotos que foi totalmente inspirado na primeira vez que ouvi Lonnie Donegan", disse Brian May, do grupo de rock Queen.
Já o líder da banda Dire Straits, Mark Knopfler descreveu Donegan como o "primeiro superastro do rock britânico". "Foi Lonnie quem me iniciou. Foram dele os primeiros discos que eu comprei, ou que fiz minha mãe me comprar", disse Knopfler.
Donegan morreu em Peterborough, no centro da Inglaterra, enquanto estava em turnê pelo país. Ele sofreu diversos ataques cardíacos. seus sucessos incluem "Does Your Chewing Gum Lose Its Flavor (on the Bedpost Overnight)", "My Old Man's A Dustman", e "Rock Island Line", mas ele pode ter sido mais importante para a música britânica por ter inspirado jovens talentos a imitá-lo.
O astro dos Rolling Stones, Bill Wyman disse que a missa, onde foi tocada a canção "Have A Drink On Me", foi uma homenagem maravilhosa. "Ele foi a inspiração para todas as bandas dos anos 1960 e nós devemos isso a ele", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A música em que Bob Dylan copiou acordes de clássico dos Beatles, mas inverteu a letra
Bruce Dickinson diz que a química entre os integrantes do Iron Maiden é estranha, "fabricada"
O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave


O Rock Britânico: desde muito antes dos Beatles



