Biografia compara vidas de Kurt Cobain e Jimi Hendrix
Fonte: Terra Música
Postado em 16 de agosto de 2005
O que o maior guitarrista de todos os tempos e o líder do Nirvana têm em comum? Para o biógrafo de ambos, Charles R. Cross, muito. O autor do livro Room Full of Mirrors, que conta a vida de Jimi Hendrix, vê entre o lendário músico que balançou o festival de Woodstock em 1969 e Kurt Cobain uma biografia muito parecida, separada apenas por algumas décadas.
É isso que Cross tenta provar em seu livro. O jornalista lançou há três anos Mais Pesado Que O Céu, no qual retratava a vida de Cobain. Dessa vez ele aborda a biografia de Hendrix, mas as comparações com o líder do Nirvana são freqüentes. A começar pela origem dos três: Cross, Hendrix e Cobain nasceram no estado de Washington, no extremo noroeste dos EUA.
Hendrix nasceu na capital do estado Seattle, já Cobain nasceu na pequena Aberdeen. Mas, além disso, ambos tiveram uma infância muito humilde, marcada pela separação dos pais e traumas familiares que, segundo sugere Cross, resultaram numa dificuldade de relacionamentos. Até o alcolismo da mãe de Hendrix é alvo da investigação do jornalista.
Tanto Cobain quanto Hendrix chacoalharam a música em suas épocas. Hendrix revolucionou a utilização da guitarra durante seu lendário show no festival de Woodstock. Até hoje, seu solo durante a interpretação do hino nacional dos EUA é um dos momentos mais marcantes da música. Já Cobain reinventou o rock, e derrubou do topo das paradas Michael Jackson e Madonna com um punk rock agressivo e tosco, no começo da década de 90.
Mas a comparação culmina com a trágica morte dos dois. Ambos viciados em heroína, Hendrix e Cobain tornaram-se lendas da música ao morrerem aos 27 anos. Hendrix foi vítima de uma overdose de heroína. Cobain suicidou-se com um tiro. Até hoje especula-se que mesmo que não se matasse, o vocalista do nirvana morreria também de overdose. Antes do disparo ele teria injetado uma enorme quantidade da droga.
Redação Terra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
Guitarrista da banda que deu origem ao RPM conta como era relação com Paulo Ricardo
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026
Dave Mustaine descarta chamar ex-membros para última tour do Megadeth
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
Marty Friedman relembra show no Budokan e elogia fase recente do Megadeth
Overkill: mandando recado ao Avenged Sevenfold
Em 1990, guitarrista do The Smiths confessou desprezo por Yngwie Malmsteen
Jason Bonham ficou magoado com Led Zeppelin por ficar de fora da "reunião" do grupo

Como uma brincadeira entre Michael Stipe e Kurt Cobain foi parar em sucesso do R.E.M.
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
Loudwire: as dez melhores bandas da era Grunge



