Biografia compara vidas de Kurt Cobain e Jimi Hendrix
Fonte: Terra Música
Postado em 16 de agosto de 2005
O que o maior guitarrista de todos os tempos e o líder do Nirvana têm em comum? Para o biógrafo de ambos, Charles R. Cross, muito. O autor do livro Room Full of Mirrors, que conta a vida de Jimi Hendrix, vê entre o lendário músico que balançou o festival de Woodstock em 1969 e Kurt Cobain uma biografia muito parecida, separada apenas por algumas décadas.
É isso que Cross tenta provar em seu livro. O jornalista lançou há três anos Mais Pesado Que O Céu, no qual retratava a vida de Cobain. Dessa vez ele aborda a biografia de Hendrix, mas as comparações com o líder do Nirvana são freqüentes. A começar pela origem dos três: Cross, Hendrix e Cobain nasceram no estado de Washington, no extremo noroeste dos EUA.
Hendrix nasceu na capital do estado Seattle, já Cobain nasceu na pequena Aberdeen. Mas, além disso, ambos tiveram uma infância muito humilde, marcada pela separação dos pais e traumas familiares que, segundo sugere Cross, resultaram numa dificuldade de relacionamentos. Até o alcolismo da mãe de Hendrix é alvo da investigação do jornalista.
Tanto Cobain quanto Hendrix chacoalharam a música em suas épocas. Hendrix revolucionou a utilização da guitarra durante seu lendário show no festival de Woodstock. Até hoje, seu solo durante a interpretação do hino nacional dos EUA é um dos momentos mais marcantes da música. Já Cobain reinventou o rock, e derrubou do topo das paradas Michael Jackson e Madonna com um punk rock agressivo e tosco, no começo da década de 90.
Mas a comparação culmina com a trágica morte dos dois. Ambos viciados em heroína, Hendrix e Cobain tornaram-se lendas da música ao morrerem aos 27 anos. Hendrix foi vítima de uma overdose de heroína. Cobain suicidou-se com um tiro. Até hoje especula-se que mesmo que não se matasse, o vocalista do nirvana morreria também de overdose. Antes do disparo ele teria injetado uma enorme quantidade da droga.
Redação Terra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
"Sem ele eu estaria na m...", Tarja Turunen fala sobre relação com o marido
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Deep Purple lança vídeo de "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Elton John lista e comenta suas músicas preferidas de todos os tempos
Jimmy Page explica por que cada membro do Led Zeppelin tinha um símbolo
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson


A música do Nirvana que critica o machismo e homenageia as mulheres
Os melhores álbuns dos anos 1980, segundo Kurt Cobain
A banda desconhecida que está por trás de boa parte do som pesado dos últimos 40 anos
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
Foo Fighters toca música que o Nirvana incluiu em seu "MTV Unplugged"
A opinião de Thom Yorke do Radiohead sobre o clássico "Nevermind" do Nirvana
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
A banda esquecida na história que Kurt Cobain queria ver mais gente ouvindo
A banda que fez Sharon den Adel, vocalista do Within Temptation, entrar no mundo da música pesada
Dave Grohl, ex-Nirvana, afirma que Cobain não gostava de seu modo de tocar



