'Concert for Bangladesh',de George Harrison,sai em DVD
Fonte: UOL Música
Postado em 04 de agosto de 2005
Por Dean Goodman
LOS ANGELES (Reuters) - Os shows beneficentes "The Concert for Bangladesh", organizados em 1971 por George Harrison, serão lançados em DVD pela primeira vez, em 25 de outubro.
O evento de rock deu o exemplo para outros posteriores estrelados por artistas famosos, mas ficou marcado por ter sido muito mal administrado no aspecto financeiro.
O CD com a trilha sonora dos concertos também será relançado no mesmo dia, com uma faixa adicional de Bob Dylan, que saiu do isolamento para tocar no Madison Square Garden.
Os direitos sobre os concertos pertencem ao selo Apple Corps., dos Beatles -- uma ironia, na medida em que John Lennon e Paul McCartney, sócios da Apple, se negaram a tocar nos shows.
O pacote de DVD virá com um subtítulo novo, "George Harrison & Friends", voltado aos consumidores que não sabem nada sobre os concertos, explicou uma representante da Apple.
O álbum triplo original ganhou o Grammy de álbum do ano em 1973 e incluiu participações de artistas como Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston, Leon Russell e Ravi Shankar. Um longa-metragem também foi lançado na mesma época.
George Harrison organizou os dois shows de 1 de agosto depois que Shankar, que era seu mentor musical na cítara, o alertou sobre a situação desesperadora de milhões de bengaleses que sofriam o efeito da fome e de enchentes no momento em que travavam uma guerra curta, mas sangrenta, pela independência do Paquistão.
Toda a receita dos concertos foi destinada à Unicef, mas o idealismo dos roqueiros ficou em segundo plano diante da realidade dura do litígio amargo provocado pelo rompimento dos Beatles, ocorrido meses antes, por exigências fiscais e até mesmo a alegação feita por uma revista de Nova York de que dinheiro das vendas do álbum estava sendo desviado.
A Unicef precisou esperar meses até receber seu primeiro cheque, por um valor pequeno. Um comunicado da Apple disse que, desde então, o projeto rendeu milhões de dólares para a Unicef e conscientizou o público mundial sobre a organização.
De acordo com a porta-voz da Apple, os royalties dos artistas sobre o novo DVD e CD vão continuar a ser revertidos para a Unicef, assim como a parte da própria Apple nos lucros.
A viúva de George Harrison, Olivia, está atuando como produtora executiva do DVD, completando o trabalho iniciado pelo ex-Beatle antes de sua morte por câncer, em 2001.
O CD será lançado pela EMI/Capitol, que cuida de todos os produtos dos Beatles, e o DVD pela Warner Music Group, distribuidora do DVD de tributo a George Harrison "Concert for George", que ganhou o Grammy de melhor vídeo em formato longo este ano.
O DVD vai incluir o filme original de 99 minutos e 72 minutos de imagens adicionais, incluindo um documentário de 45 minutos e imagens até agora inéditas: George Harrison e Bob Dylan ensaiando "If Not For You", Harrison, Eric Clapton e Leon Russell tocando "Come On In My Kitchen" durante a passagem do som, e Dylan cantando "Love Minus Zero/No Limit" no show da tarde.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo
Novo álbum de Bruce Dickinson não seguirá história de "The Mandrake Project"
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Fates Warning - FWX é uma aula de metal progressivo
O álbum que "comprou a liberdade" do Black Crowes
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Os diferentes motivos que levaram membros dos Titãs a abandonar mundo das drogas
Axl Rose conta por que Angus Young, guitarrista do AC/DC, vive correndo no palco
O personagem do qual Bruno Sutter não sente saudade e considera que foi um erro



A banda que foi tão grande quanto Elvis Presley, segundo Paul McCartney
O dia que Paul McCartney conheceu Jesus e o levou para uma gravação dos Beatles
Paul McCartney revela a regra de ouro que os Beatles tinham para evitar brigas no estúdio
A pior música do melhor álbum dos Beatles, segundo análise por site especializado
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
O curioso motivo pelo qual Paul McCartney confessou usar unha postiça para fazer show
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
A banda que Lennon chamou de "Filhos dos Beatles"; "estão fazendo coisas que nunca fizemos"
A música de Paul McCartney que ele sempre odiou: "Tem uma letra horrível"



