'Concert for Bangladesh',de George Harrison,sai em DVD

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 04/08/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Por Dean Goodman

LOS ANGELES (Reuters) - Os shows beneficentes "The Concert for Bangladesh", organizados em 1971 por George Harrison, serão lançados em DVD pela primeira vez, em 25 de outubro.

501 acessosBeatles: Sgt. Peppers vai ganhar versão mega especial de 50 anos5000 acessosKiss x Secos & Molhados: o fim da polêmica

O evento de rock deu o exemplo para outros posteriores estrelados por artistas famosos, mas ficou marcado por ter sido muito mal administrado no aspecto financeiro.

O CD com a trilha sonora dos concertos também será relançado no mesmo dia, com uma faixa adicional de Bob Dylan, que saiu do isolamento para tocar no Madison Square Garden.

Os direitos sobre os concertos pertencem ao selo Apple Corps., dos Beatles -- uma ironia, na medida em que John Lennon e Paul McCartney, sócios da Apple, se negaram a tocar nos shows.

O pacote de DVD virá com um subtítulo novo, "George Harrison & Friends", voltado aos consumidores que não sabem nada sobre os concertos, explicou uma representante da Apple.

O álbum triplo original ganhou o Grammy de álbum do ano em 1973 e incluiu participações de artistas como Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston, Leon Russell e Ravi Shankar. Um longa-metragem também foi lançado na mesma época.

George Harrison organizou os dois shows de 1 de agosto depois que Shankar, que era seu mentor musical na cítara, o alertou sobre a situação desesperadora de milhões de bengaleses que sofriam o efeito da fome e de enchentes no momento em que travavam uma guerra curta, mas sangrenta, pela independência do Paquistão.

Toda a receita dos concertos foi destinada à Unicef, mas o idealismo dos roqueiros ficou em segundo plano diante da realidade dura do litígio amargo provocado pelo rompimento dos Beatles, ocorrido meses antes, por exigências fiscais e até mesmo a alegação feita por uma revista de Nova York de que dinheiro das vendas do álbum estava sendo desviado.

A Unicef precisou esperar meses até receber seu primeiro cheque, por um valor pequeno. Um comunicado da Apple disse que, desde então, o projeto rendeu milhões de dólares para a Unicef e conscientizou o público mundial sobre a organização.

De acordo com a porta-voz da Apple, os royalties dos artistas sobre o novo DVD e CD vão continuar a ser revertidos para a Unicef, assim como a parte da própria Apple nos lucros.

A viúva de George Harrison, Olivia, está atuando como produtora executiva do DVD, completando o trabalho iniciado pelo ex-Beatle antes de sua morte por câncer, em 2001.

O CD será lançado pela EMI/Capitol, que cuida de todos os produtos dos Beatles, e o DVD pela Warner Music Group, distribuidora do DVD de tributo a George Harrison "Concert for George", que ganhou o Grammy de melhor vídeo em formato longo este ano.

O DVD vai incluir o filme original de 99 minutos e 72 minutos de imagens adicionais, incluindo um documentário de 45 minutos e imagens até agora inéditas: George Harrison e Bob Dylan ensaiando "If Not For You", Harrison, Eric Clapton e Leon Russell tocando "Come On In My Kitchen" durante a passagem do som, e Dylan cantando "Love Minus Zero/No Limit" no show da tarde.

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Paul McCartneyPaul McCartney
De volta ao Brasil no final do ano, diz jornal

501 acessosBeatles: Sgt. Peppers vai ganhar versão mega especial de 50 anos1925 acessosRingo Starr: quem é maior, Beatles ou Justin Bieber?3544 acessosBeatles: documentário será lançado no cinema em Maio1004 acessosThe Beatles: tracklist detalhado da nova edição do "Sgt. Peppers"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

HaddadHaddad
O prefeito pop toca guitarra e canta Beatles

George HarrisonGeorge Harrison
O "plágio involuntário" em "My Sweet Lord"

BeatlesBeatles
Tocando "Stairway To Heaven" no YouTube?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

MaquiagensMaquiagens
O fim da polêmica Kiss x Secos & Molhados

MotorheadMotorhead
Os 22 álbuns da banda, do pior para o melhor

SlayerSlayer
Tom Araya revela seus ídolos do baixo

5000 acessosHall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do Metal5000 acessosRock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais5000 acessosNME: elegendo os 10 melhores frontmen do Heavy Metal5000 acessosGaragens dos Anos 605000 acessosGuns N' Roses: paródia de capa para DVD no Rock In Rio5000 acessosGuns N' Roses: por que só uma fotógrafa registra os shows?

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online