Iggy Pop compõe novas músicas com os Stooges
Fonte: Terra Música
Postado em 18 de abril de 2006
O ícone punk Iggy Pop diz que anda fechado em "uma casinha no fim do mundo à beira de um riozinho" da Flórida, compondo músicas com sua banda antiga, The Stooges. Finalmente o tão falado reencontro entre eles para criar um novo disco está acontecendo.
Os Stooges lançaram apenas três álbuns entre 1969 e 1973, quando Iggy Pop partiu para fazer carreira solo.
O músico prevê que o álbum saia em 2007 pelo selo que lançou seus trabalhos solos, a Virgin Records. Steve Albini, cujos créditos numerosos incluem álbuns dos Pixies, do Nirvana e de PJ Harvey, vai assinar a produção.
O disco também incluirá um pacote de canções produzidas por Jack White, vocalista do White Stripes e do Raconteurs.
A banda planeja uma grande turnê para marcar o reencontro. Até agora ela se apresentou apenas em shows isolados, como em São Paulo e Rio de Janeiro no ano passado, e no circuito de festivais.
Iggy Pop será homenageado nesta segunda-feira, quando a filial da Flórida da Academia de Gravação dos EUA apresentar seus prêmios, os Recording Academy Honors 2006.
Confira, abaixo, entrevista com o músico.
Como é voltar a escrever com a banda?
As mesmas paixões e os mesmos problemas continuam presentes. Mas os problemas estão mais moderados. Eu ainda sou o exibido do grupo, aquele que chama mais atenção. Cada um tem seu papel. Ainda é mais ou menos como era quando estávamos no colégio.
Que rumo você está seguindo, musicalmente?
Fizemos muitas experiências. Somos pessoas obstinadas. Poderíamos simplesmente ter recomeçado e em dez minutos estaríamos soando como nós, mas isso teria sido fácil demais. Experimentamos muita coisa. A cada dois ou três meses a gente se reunia por quatro ou cinco dias e criava coisas. Com o passar do tempo, o som foi ficando cada vez mais nosso.
Por que reunir a banda agora?
Eu andava com as idéias mais ou menos esgotadas. Repassei tudo, todas as mudanças. Cheguei a um ponto em meu último disco solo, Skull Ring (2003), em que simplesmente abri o trabalho e fiz um álbum orientado aos convidados que deram suas canjas. Eu vinha resistindo à idéia de fazer um reencontro dos Stooges, mas no momento em que estava montando Skull Ring, os dois irmãos (Ron e Scott Asheton, membros fundadores dos Stooges) estavam realmente ativos na estrada, apresentando canções dos Stooges. De repente eles estavam ali, à minha frente. Pensei: "Se vou tentar fazer algumas faixas com o Green Day, por que não tentar com a banda original?".
O que a homenagem da filial da Flórida significa para você?
Em última análise, é o reconhecimento do meu trabalho e minha estatura nesse meio. Antigamente o nome da premiação era Florida Heroes Awards, prêmios dos Heróis da Flórida. Uau, herói da Flórida! Mickey, os astronautas e eu! Isso significa muito.
Reuters
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Aos 83 anos de idade, Mick Jagger detalha rotina de exercícios
Heineken mede músicas que mais agitaram Rock in Rio e metal aparece 3x
Slash falhou em seguir o conselho de Keith Richards, que mesmo assim foi lá e o apoiou
O pedido de George Harrison que irritou Paul McCartney; "Caramba, qual é o sentido?"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss

12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A banda que deu esperança a Billy Idol, de acordo com o próprio
A música do The Stooges que para Iggy Pop foi "thrash metal antes do thrash metal"
A música que Iggy Pop escreveu inspirado em seu próprio pinto



