Andre Matos viverá Tommy em Ópera Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Celso Eduardo Scarparo, Fonte: For Tomorrow Shaaman Fan Club
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 30/05/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

(Press-release)

Andre Matos, vocalista e fundador das bandas SHAAMAN, ANGRA e VIPER, será o solista, interpretando Tommy, protagonista da obra homônima do THE WHO.

1720 acessosAngra: Os primórdios de Angel's Cry antes da Demo Reaching Horizons5000 acessosPink Floyd: dupla sertaneja desvirtua clássico da banda

O musical, que está sendo organizado pela Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, será apresentado no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP, de 16 a 18 do próximo mês, com entrada franca.

“Tommy” foi escrita em 1969 e é uma das duas óperas rock em larga escala do The Who, o primeiro trabalho musical explicitamente chamado desta maneira. A ópera foi composta pelo guitarrista Pete Townshend, com duas faixas do baixista John Entwistle e uma creditada ao baterista Keith Moon, na verdade composta por Townshend. Uma canção antiga de blues do músico Sonny Boy Williamson também foi incorporada à obra.

A historia retrata a biografia fictícia de Tommy Walker (Andre Matos). O pai de Tommy foi considerado perdido em batalha durante a Primeira Guerra Mundial, mas retorna inesperadamente em 1921 e mata o amante de sua esposa enquanto Tommy, então com sete anos de idade, presencia tudo através de um espelho. Seus pais o forçam a acreditar que ele não viu, ouviu e não irá falar nada a ninguém, e Tommy se torna surdo, cego e mudo como conseqüência. Ele tem uma visão de um estranho vestido dourado, com uma longa barba, provavelmente uma figura paternal, e a visão o leva a uma jornada espiritual. Durante o resto de sua infância ele sofre abusos por parte de vários familiares, interpretando suas sensações físicas como música. Certo natal ele ganha uma máquina de pinball, logo tornando-se mestre no jogo, com um séquito de fãs. Tommy finalmente é curado quando um médico o coloca na frente de um espelho e sua mãe, melindrada por perceber que ele enxerga o próprio reflexo, estilhaça o objeto. Posteriormente Tommy assume o manto de Messias e tenta levar seus seguidores à “luz”, como aconteceu com ele, mas a mão pesada de seu culto e a exploração por parte de seus parentes provoca uma revolta contra ele. A história termina ambigüamente, com o refrão Listening To You de “Go To The Mirror”, sugerindo que Tommy fechou-se novamente ao mundo depois da rebelião, voltando às suas fantasias.

Na sua versão original lançada no álbum, a história não passa de um esboço, com detalhes frequentemente preenchidos por Townshend em entrevistas. Quando outras adaptações do álbum começaram a surgir, alguns detalhes eram acrescentados e outros alterados (por exemplo, o avanço para a época da Segunda Guerra Mundial e 1951 em versões posteriores e na do filme, com o amante matando o pai ao invés do oposto).

O quarto concerto de 2006 da Banda Sinfônica Jovem traz essa orquestra de 70 músicos bolsistas do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, com regência da Maestrina Mônica Giardini, interpretando esse clássico da história do rock.

Para os fãs de Andre Matos, essa nova adaptação deve mostrar uma nova vertente de seu trabalho.

Confira mais detalhes da remontagem e os serviços!

Ficha Técnica:

“Tommy”
Ópera Rock de Pete Townshend (The Who)
Direção Geral e Regência: Mônica Giardini
Direção Cênica: Mauro Wrona
Orquestração: Julio César de Figueiredo

Participação especial
Coral Jovem do Estado
Regente Nibaldo Araneda

Realização:
Centro de Estudos Musicais Tom Jobim

Elenco:
Tommy: Andre Matos
Pai: Espartaco de Paola
Mãe: Tuca Fernandes
Narrador e doutor: Wilson Medeiros
Rainha do ácido: Ana Suely Nobre / Catarina Resende David
Amante e Pinball Wizzard: Roger Troyjo
Pastor e Primo Kevin: Márcio Leandro Silva
Tio Ernie e recepcionista do campo: Victor Sgarbi
Enfermeira: Nathália Resende Carvalho

Banda de Rock
Sintetizadores: Abelita Brandão
Guitarra: Vinícius Gomes
Baixo: Fábio dos Santos Vieira
Bateria: Ricardo Nascimento

Serviço:
Banda Sinfônica Jovem apresenta "Tommy" - Ópera Rock
Apresentações:
• 16 de junho às 21h00;
• 17 de junho às 21h00;
• 18 de junho às 19h00.
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Info: 11 3823-4600
Ingresso: Gratuito

Sites Relacionados:
www.fortomorrow.com.br
www.ulm.sp.gov.br
www.memorial.sp.gov.br.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

AngraAngra
Banda reage à tragédia com Adrenaline Mob

1720 acessosAngra: Os primórdios de Angel's Cry antes da Demo Reaching Horizons897 acessosAngra: mais um vídeo das gravações do novo álbum1864 acessosBlind Guardian e Rhapsody: Como seria Hansi e Lione cantando juntos?2603 acessosAngra: Uma rara versão acústica de "Carry On" com Andre Matos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Angra"

Fabio LioneFabio Lione
Conheça a namorada e a filhinha do vocalista

Rock nacionalRock nacional
10 solos de guitarra essenciais

AngraAngra
Revelado o mistério por trás de Z.I.T.O?

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Shaman"0 acessosTodas as matérias sobre "Andre Matos"0 acessosTodas as matérias sobre "Angra"

Pink FloydPink Floyd
Dupla sertaneja desvirtua clássico da banda

Phil AnselmoPhil Anselmo
Mandou um "White Power" mas nega ser racista

Iron MaidenIron Maiden
Versões mais pesadas para clássicos do Rock

5000 acessosEm 20/08/2005: Iron Maiden é atacado com ovos no Ozzfest5000 acessosCinema: o melhor e o pior dos rockstars em filmes5000 acessosOs Trapalhões: uma homenagem ao Heavy Metal em 19855000 acessosMike Portnoy: o cara trabalha pra kct, será que ganha bem?4597 acessosDimmu Borgir: acusando rapper alemão por plágio pela segunda vez5000 acessosGuns N' Roses: os dez maiores e mais marcantes shows da banda

Sobre Celso Eduardo Scarparo

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Celso Eduardo Scarparo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online