Sesc SP promove 1º encontro de Air Guitar
Fonte: Vintage Guitar
Postado em 10 de setembro de 2006
Exímios guitarristas ou não, agora todos os cidadãos têm o direito de "empunhar" sua guitarra. Chega a São Paulo no próximo mês de Novembro a mostra Air Guitar, surgida da idéia original do Festival realizado em diversos países do mundo.
O evento Air Guitar integra a programação da "Mostra SESC de Artes - Ares e Pensares", realizada de 29 de Outubro a 10 de Novembro, em todas as unidades SESC da capital e grande São Paulo. Além de música, a Mostra SESC apresenta variada programação nas áreas de teatro, dança, artes visuais e cultura digital.
Air Guitar é baseado em performances individuais em que os participantes, com uma guitarra imaginária (sabe aqueles solos que você só ousava dublar em seu quarto de adolescente?), vestem-se a caráter, dão saltos e fazem caretas simulando solos de guitarra de suas bandas preferidas, em performances que fariam inveja a seus ídolos.
Fora do Brasil, em países como Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, o Air Guitar é cultuadíssimo e acompanhado por um grande público, dispondo inclusive de campos de treinamento onde os candidatos podem aprimorar sua técnica. Criado em 1995, o Air Guitar foi realizado pela primeira vez no Lift Club, em Brighton, Inglaterra, um bar em que alguns jovens acharam que seria interessante ver quem fazia o melhor solo de "guitarra de ar". De lá para cá, os festivais têm se tornado cada vez maiores a cada ano.
Nesta realização, em que o Sesc conta com o apoio dos realizadores oficiais do Air Guitar em outros países, o evento é uma mostra não-competitiva que acontece nos dias 4, 5 e 6 de Novembro, a partir das 18h, na futura unidade do Sesc na rua 24 de Maio (prédio da antiga Mesbla), ao lado da famosa Galeria do Rock.
Além dos participantes que "tocarão" seus solos preferidos, o evento encerra-se diariamente com um pequeno show de um grande - e real - guitarrista. No dia 4, participa o guitarrista Rafael Bittencourt, da banda Angra. No dia 5, o guitarrista Luís Carlini apresenta-se com seu trio. Eduardo Ardanuy, da banda Dr. Sin, fecha a mostra de Air Guitar. O evento contará com a apresentação do músico e VJ Thunderbird, que promete realizar também uma animada performance de Air Guitar.
Com número limitado de participantes, a mostra tem inscrições abertas aos músicos e àqueles que sempre quiseram tocar algum instrumento. Quem quiser apenas se divertir, claro, também será bem-vindo...
Inscrições a partir do dia 23 de Outubro:
Sesc Carmo - rua do Carmo, 147. Telefone: 3105-9121
Ou pela Internet: www.sescsp.org.br
Inscreva-se para a primeira mostra Air Guitar no Brasil.
-----------------------------------------------------------
Regulamento:
1. O candidato pode dublar apenas 1 solo de sua escolha, interpretando um trecho de até 2 minutos da música escolhida. A guitarra dublada pode ser elétrica ou acústica, ou ambas simultaneamente.
2. Cada candidato poderá utilizar-se de um "air roadie", que poderá permanecer ao lado do palco para trocas de instrumento ou problemas com sua air guitar.
3. Os organizadores não se responsabilizam pela guarda das guitarras durante o evento. Eventuais extravios de air guitar serão de responsabilidade dos participantes.
4. O Air Guitar Brasil não tem caráter competitivo. Serão apresentadas 10 performances por dia, salvo novas determinações.
5. O candidato terá sua participação confirmada pelos organizadores, que informarão o dia e o horário de sua apresentação.
6. O participante deverá estar no local da performance 30 minutos antes do início do evento.
4. O disco que contém a música escolhida deve ser levado pelo candidato.
5. Os equipamentos de amplificação serão disponibilizados pelos organizadores.
6. Não haverá passagem do som para os candidatos da Mostra Air Guitar.
Este evento é apoiado pelos organizadores internacionais de Air Guitar (www.airguitar.com).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Sai, capeta: 10 bandas que foram classificadas como satanistas (porém, não são)
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
A canção questionadora de Raul Seixas que se complementa com uma canção da Rita Lee
A visão de Rick Ferreira sobre lenda que Raul Seixas conheceu John Lennon
Regis Tadeu diz que Sepultura não tinha obrigação nenhuma de dar força ao metal brasileiro






