Portugueses dão nota 8 para Rock in Rio Lisboa
Fonte: UOL Música
Postado em 08 de novembro de 2006
Lisboa, 07 Nov (Lusa) - O festival de música Rock in Rio-Lisboa, realizado em maio e junho deste ano, recebeu nota 8 de cerca de 75% dos portugueses, diz estudo encomendado pela organização do evento e elaborado pela empresa Acziona.
A satisfação com o evento cresceu em relação ao ano passado, já que na pesquisa de 2005, apenas cerca de 40% dos entrevistados atribuiram a nota 8 ao festival.
A "qualidade das bandas e dos artistas" foi o principal aspecto positivo para mais da metade (54,9%) dos entrevistados que estiveram no Rock in Rio-Lisboa 2006, seguido da "organização" (23,1%) e do espaço (19%).
Entre as atrações do festival estiveram Ivete Sangalo, Shakira, Jamiroquai, Guns n'Roses, Red Hot Chili Peppers, Sting, além das bandas portuguesas Xutos e Pontapés e Da Weasel.
O preço dos bilhetes foi apontado como o aspecto mais negativo por 21,8% dos entrevistados.
A pesquisa que esteve na base do estudo foi feita a 800 indivíduos de ambos sexos, com idades entre 15 e 50 anos, residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto, presentes ou não no Rock in Rio-Lisboa 2006.
Mais lembrado
O Rock in Rio-Lisboa foi mencionado espontaneamente por 42,8% dos entrevistados como maior evento do ano, porcentagem muito superior à obtida pelo segundo colocado, que foi citado por apenas 3,5% das pessoas que participaram da pesquisa.
Quando considerados os últimos 10 anos, o Rock in Rio, que em 2008 terá sua terceira edição em Lisboa, foi apontado como o terceiro maior evento por um em cada quatro portugueses.
O festival de música teve 23,9% dos votos quando levada em conta a última década, atrás apenas da Expo 98 (34,1%) e da Eurocopa 2004 (25,9%).
Se restringida a pesquisa apenas aos eventos de música, o Rock in Rio é o primeiro colocado, mencionado por 99,5% dos entrevistados.
Marketing
A edição deste ano do festival originou 4.849 notícias nos meios de comunicação portugueses, obtendo uma visibilidade que implicaria um investimento publicitário de 25 milhões de euros, cerca de R$ 68 milhões, segundo a MediaMonitor, empresa de pesquisa de mercado.
O evento gerou 1.535 notícias na imprensa, 1.462 notícias em televisão, 1.330 notícias em rádio e 522 notícias na internet publicadas entre 1º de outubro de 2005 e 30 de junho deste ano.
O Rock in Rio-Lisboa deste ano contou com a presença de mais de 700 jornalistas portugueses e estrangeiros credenciados, tendo sido notícia no Brasil, Espanha, Alemanha, Itália, Suíça, França, Reino Unido, EUA, Rússia, Estônia, Lituânia, Romênia, Angola, Austrália e Líbano.
O evento, realizado nos finais de semana 26 e 27 de maio e 2, 3 e 4 de junho, foi acompanhado na televisão por 700 milhões de pessoas em 60 países.
A terceira edição do Rock in Rio-Lisboa será nos em 30 e 31 de maio e 6, 7 e 8 de junho de 2008.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
Membro dos Ramones (quase) teve um caso com a atriz Julia Roberts, segundo livro
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
O que Pink Floyd quis dizer com 'Tired of lying in the sunshine' na letra de "Time"?
Os melhores discos de todos os tempos, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou



As três grandes injustiças históricas do Rock in Rio 1985, segundo Guilherme Arantes
Quando o Guns N' Roses conquistou o Brasil: os históricos shows do RIR que mudaram tudo
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Quando fãs do Guns N' Roses piraram com música desconhecida abrindo Rock in Rio 1991
Bumblefoot diz que seu pior show com o Guns N' Roses foi no RIR



