McCartney quer prorrogação de direitos autorais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Terra Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 07/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Paul McCartney e Robbie Williams juntaram-se a milhares de outros artistas na quinta-feira para fazer um apelo em defesa da prorrogação, na Grã-Bretanha, dos direitos autorais sobre gravações.

363 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes5000 acessosHistóricas: Fotos de encontros inusitados entre rockstars

Os artistas, em um anúncio de página inteira publicado no jornal Financial Times e contendo mais de 4 mil nomes, pediram "fair play" para os músicos.

Um órgão do governo rejeitou na véspera prorrogar o direito de exclusividade sobre gravações para além dos atuais 50 anos.

O anúncio declarou que falava em nome de mais de 3,5 mil gravadoras e 40 mil artistas. "Pedimos que o governo britânico dê apoio à prorrogação dos direitos de propriedade sobre gravações", afirmou o apelo.

Cliff Richard, cujo primeiro sucesso, Move It!, de 1958, está perto de cair em domínio público, tem liderado a campanha que visa chamar atenção para a questão.

Se a lei não for mudada, o catálogo dos Beatles (de McCartney), por exemplo, começaria a cair em domínio público a partir de 2012. Nessa primeira leva de gravações estariam sucessos como Love Me Do e I Want To Hold Your Hand.

A Indústria Fonográfica Britânica diz que continuará fazendo pressão para que os direitos autorais passem a vigorar por 95 anos, o mesmo período previsto nas leis norte-americanas. Uma decisão final sobre a questão teria de passar pelas mãos da Comissão Européia (Poder Executivo da União Européia, UE).

Reuters

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

363 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes2276 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1418 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

RockstarsRockstars
Quanto a carreira do pai pode influenciar a do filho?

BeatlesBeatles
Como seriam as mensagens por celular entre eles?

Jimi HendrixJimi Hendrix
Fotos raras da época em que era inquilino de Ringo

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

HistóricasHistóricas
Fotos de encontros inusitados entre rockstars

Rock In RioRock In Rio
Por que ladrões agem menos no dia do Metal?

Rita LeeRita Lee
Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper

5000 acessosRodolfo Abrantes: "Raimundos como banda não me interessa"5000 acessosHard Rock - Aqueles que ficaram para trás - Parte 15000 acessosPorn Metal: Filmes para inspirar os headbangers solitários5000 acessosSeparados no nascimento: Ronnie James Dio e Carla Tortelli5000 acessosPra discutir: os 100 melhores discos de rock progressivo de todos os tempos5000 acessosRaimundos: Canisso relembra fase pós-Raimundos

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online