Megadeth: regravação ofende vítima de atentado
Por Fernão Silveira
Fonte: Blabbermouth
Postado em 06 de março de 2007
A regravação do clássico "A Tout Le Monde", que faz parte do tracklist do novo CD do MEGADETH, "United Abominations", causou polêmica no Canadá por causa da reação de um jovem baleado num ataque promovido por um estudante suicida na faculdade Dawson, em Montreal, no último dia 13 de setembro.
Segundo o jornal The Montreal Gazette, o estudante e aspirante a rapper Hayder Kadhim, condenou a regravação de uma música apontada como inspiradora para o ataque insano do atirador Kimveer Gill, que matou a jovem Anastasia de Sousa e feriu outras 20 pessoas – inclusive Kadhim, baleado três vezes – no campus.
"Pelo simples fato de Kimveer Gill estar ouvindo ["A Tout Le Monde"] quando feriu estudantes como eu e matou Anastasia, que era minha amiga, o artista [Dave Mustaine, líder e fundador do MEGADETH] deveria colocar a música de lado em respeito às vítimas", opinou Kadhim. "Aquela música detonou as ações de Kimveer Gill".
Kadhim, que ainda conserva fragmentos de uma bala na cabeça e tem um projétil alojado no pescoço, afirmou que a atitude do MEGADETH em regravar a canção é "desrespeitosa" às vítimas. "Acho que o respeito vem antes do dinheiro".
Ouvida pelo mesmo jornal, a porta-voz da faculdade, Donna Varrica, evitou condenar o MEGADETH pela regravação. "Está além do nosso poder impedir alguém de fazer alguma coisa que ela queira", respondeu a representante, ao comentar a real influência de "A Tout Le Monde" no episódio do atentado. "Música é muito subjetiva. Você pode fazê-la significar qualquer coisa que queira. O que uma pessoa pensa ser um presente pode não ser um presente para outra".
Já a gerente geral da gravadora do MEGADETH (Roadrunner Records) para o Canadá, Rose Slanic, argumentou que a música foi lançada originalmente antes da tragédia em Dawson College e assegurou que a relançamento de "A Tout Le Monde" não significa qualquer sinal de desrespeito às vítimas.
A matéria completa (em inglês) está disponível no www.canada.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone



Todos os discos do Megadeth, do pior ao melhor, segundo a Metal Edge
O pior disco do Megadeth, segundo a revista Metal Edge
15 músicas que o Megadeth nunca tocou ao vivo - e dificilmente tocará
Baixista do Megadeth conta como reagiu à notícia de que regravaria "Ride the Lightning"
Megadeth toca "Let There Be Shred" pela primeira vez ao vivo
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
A melhor música do último disco do Megadeth, segundo o Loudwire
Dave Mustaine confessa que chorou enquanto escrevia "The Last Note"
Mustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista
Dave Mustaine cantarola Jorge Ben Jor e diz que não conhece nenhuma música do Sepultura


