Megadeth: regravação ofende vítima de atentado
Por Fernão Silveira
Fonte: Blabbermouth
Postado em 06 de março de 2007
A regravação do clássico "A Tout Le Monde", que faz parte do tracklist do novo CD do MEGADETH, "United Abominations", causou polêmica no Canadá por causa da reação de um jovem baleado num ataque promovido por um estudante suicida na faculdade Dawson, em Montreal, no último dia 13 de setembro.
Segundo o jornal The Montreal Gazette, o estudante e aspirante a rapper Hayder Kadhim, condenou a regravação de uma música apontada como inspiradora para o ataque insano do atirador Kimveer Gill, que matou a jovem Anastasia de Sousa e feriu outras 20 pessoas – inclusive Kadhim, baleado três vezes – no campus.
"Pelo simples fato de Kimveer Gill estar ouvindo ["A Tout Le Monde"] quando feriu estudantes como eu e matou Anastasia, que era minha amiga, o artista [Dave Mustaine, líder e fundador do MEGADETH] deveria colocar a música de lado em respeito às vítimas", opinou Kadhim. "Aquela música detonou as ações de Kimveer Gill".
Kadhim, que ainda conserva fragmentos de uma bala na cabeça e tem um projétil alojado no pescoço, afirmou que a atitude do MEGADETH em regravar a canção é "desrespeitosa" às vítimas. "Acho que o respeito vem antes do dinheiro".
Ouvida pelo mesmo jornal, a porta-voz da faculdade, Donna Varrica, evitou condenar o MEGADETH pela regravação. "Está além do nosso poder impedir alguém de fazer alguma coisa que ela queira", respondeu a representante, ao comentar a real influência de "A Tout Le Monde" no episódio do atentado. "Música é muito subjetiva. Você pode fazê-la significar qualquer coisa que queira. O que uma pessoa pensa ser um presente pode não ser um presente para outra".
Já a gerente geral da gravadora do MEGADETH (Roadrunner Records) para o Canadá, Rose Slanic, argumentou que a música foi lançada originalmente antes da tragédia em Dawson College e assegurou que a relançamento de "A Tout Le Monde" não significa qualquer sinal de desrespeito às vítimas.
A matéria completa (em inglês) está disponível no www.canada.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps