Diário de estúdio de vocalista do Nightwish

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Daniela Silva, Fonte: Nightwish - site oficial, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 16/05/07. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A nova vocalista do NIGHTWISH, cuja identidade ainda não foi revelada, postou um diário no site oficial da banda, sobre as gravações do novo álbum, cuja tradução na íntegra segue abaixo:

1636 acessosTarja Turunen: trazendo novamente ao Brasil uma boa turnê solo5000 acessosAfinal de contas, o que é um riff?

2 de março de 2007

Então, é chegada a hora para eu, a nova vocalista, escrever um diário de estúdio sobre as gravações do novo álbum.

[O início de] Minha jornada para as gravações do novo álbum finalmente começou, embora seja um pouco tarde em um ótimo estúdio, onde fui saudada por alguns dos caras e engenheiros. Quando já era noite, nós jantamos e relaxamos para começar o grande trabalho no dia seguinte.

3 de março de 2007

O primeiro dia efetivo de gravação começou com um ótimo e calmo café da manhã às 9:30 e, então, começamos a trabalhar arrumando os microfones certos para mim e alguns bons fones [de ouvido]. Era a vez de gravar algo da primeira música, que trouxe uma grande excitação, onde Marco e eu dividimos os vocais. Foi agradável e terminamos após algumas horas. Como eu começaria a gravar outra música no mesmo dia, tirei uma soneca para renovar as energias para a próxima etapa. Depois do jantar as gravações continuaram e a segunda música estava a caminho. Esta é uma canção com técnicas diferentes de vocalização, que precisa de concentração e atenção, e muito coração, então apenas trabalhamos nos versos por algumas horas antes de parar e seguirmos para relaxarmos e ficarmos juntos. Este lugar é muito legal, já que podemos ficar no mesmo lugar e sermos nós mesmos, o que eu realmente gosto por causa de todo o sigilo que nos rodeia estes dias... 'paparazzis' em todos os lugares... Os caras [da banda] estão totalmente concentrados em filmes de terror, é o que estamos assistindo todas as noites e eu tenho que comentar que meus nervos vão precisar de descanso depois dessas semanas...;)

4 de março de 2007

Acordei cedo e com ótimo humor, e saí para uma amável caminhada matinal, aproveitando o cenário depois do café da manhã. Daí fiz um pequeno aquecimento vocal para preparar minha voz antes de começar a gravar as harmonias da segunda música, a qual foi muito agradável. Fizemos uma pausa à tarde, onde saímos, nos divertimos e relaxamos juntos, andando em rápidas locomotivas, entre outras coisas... Muito bom ;=)

Um pouco mais tarde da noite começamos a trabalhar em 'Eva', a primeira música a ser lançada em maio, mas que estará disponível apenas para download. Esta é uma canção leve e triste com muita emoção. Trabalhamos bastante e como sentimos que o dia havia sido muito produtivo, paramos por hoje. De novo dormi com as luzes ligadas, por causa dos filmes de terror...

5 de março de 2007

Após o café da manhã o trabalho em 'Eva' prosseguiu, trabalhamos com as harmonias e o toque extra para completá-la. Me senti muito bem sabendo que este será o primeiro contato de vocês com minha voz no Nightwish e eu realmente espero que todos se emocionem com essa canção como eu me emocionei... Música realmente surpreendente! Como tudo foi incrivelmente fácil com as gravações, começamos outra música muito bonita logo em seguida.

Esta outra música vai ser muito boa, com toda a orquestra e o coral, é um prazer cantar todo o tempo, então eu realmente aproveitei toda a tarde e relaxei à noite. Cantar músicas com muitas emoções mexe comigo, e eu precisava rir um pouco, então eu assisti coisas divertidas na TV aquela noite... Nada de filmes de terror...

6 de março de 2007

Após uma boa noite de sono, fomos com calma e só depois do almoço trabalhamos nas harmonias para a música que fizemos na última noite e que finalizamos na hora do jantar. Depois começamos a quinta música, e esta é mais uma em que Marco e eu dividimos os vocais, daí eu cantei minhas partes principais e paramos por essa noite.

7 de março de 2007

Acordei muito cedo quando meu celular recebeu um SMS… arrghhh… às 8:20… puiihhh.. Percebi que teria de tomar um bom banho antes do café da manhã para acordar. Senti-me um pouco cansada e decidi fazer uma longa caminhada para despertar o corpo. Me senti bem para fazer exercícios e isso sempre ajuda minha concentração quando começo a cantar. Hoje Marco veio fazer suas partes em algumas músicas, então eu pude sentar e ouvi-lo enquanto ele prosseguiu na música que eu tinha começado. Como sempre, soou muito bem e é sempre prazeroso ouvi-lo cantar. Esta música será poderosa, e depois de Marco ter feito suas partes, eu inseri minhas harmonias nos refrões, aqui e ali, mas antes disso jantamos e fizemos uma pausa para descansar um pouco as vozes. Registramos muitas harmonias nesta música e eu quase fiquei tonta depois de ter todas essas notas diferentes na cabeça...;=) Mas a canção está terminada e depois da pausa foi novamente a vez do Marco cantar em uma das músicas que é dele. Esta é acústica com um toque celta, e por este motivo Marco trabalhou naquela hora. Eu faço algum 'backing vocal' adicional, que gravei depois que Marco terminou sua parte.

8 de março de 2007

Hoje Marco continuou gravando uma música que ele canta, então eu tive um dia bom e relaxante, só assistindo e curtindo seus vocais. É uma música muito nervosa e, como todos sabem, Marco pode cantar com muita força, e ele demonstrou o que é capaz... Mais tarde ele foi embora e eu comecei a trabalhar na obra-prima de 14 minutos, gravando os primeiros versos, e tudo rolou muito bem. Relaxei à noite, jantei etc., e até agora já temos sete músicas prontas! Wow, este é um trabalho incrivelmente bom e todos nós sentimos que poderíamos ter um descanso e férias por alguns dias, daí decidimos tirar o fim de semana de folga e recomeçar na tarde de domingo.

11 de março de 2007

De volta ao trabalho depois de dois dias de folga. Começamos imediatamente a mexer na música de 14 minutos e todo o dia foi dedicado a ela. Senti o corpo e a voz bem relaxados e sempre toma algum tempo para voltar para o trabalho, então todos fomos bem devagar, pedaço por pedaço, até as minhas partes serem feitas e daí só ficaram faltando os vocais de Marco. A música tem muitos elementos diferentes, cheia de poder, emoção, calma e brutalidade. Tudo combinado faz dela uma experiência total, como um filme, como todos poderão ouvir mais tarde... Então um descanso depois de bons dias de trabalho duro antes de irmos para a cama.

12 de março de 2007

Hoje gravamos uma música que inicialmente seria apenas uma faixa bônus, mas depois de gravá-la, todos sentimos que precisa estar no álbum...;=) É uma música feliz e melódica, e tem um refrão que gruda imediatamente na cabeça. Tínhamos acabado e depois de duas horas, já à tarde, um jornalista veio nos visitar, ouviu as músicas novas e me entrevistou. Ele foi um ótimo cara e à noite foi como se houvesse uma explosão, que acabou muito tarde... Houve ainda uma cantoria feita pelo jornalista e pelo Tuomas, que gritou como será ouvido na música mais agressiva do álbum... Noite muito divertida de gravações, eu posso lhes assegurar, com muitas risadas...;=)

13 de março de 2007

Após noites cansativas festejando todos nós estávamos cansados e diminuimos o ritmo. Eu tive que fazer uma boa maquiagem, boas roupas etc., para ser entrevistada e fotografada. Tinha um pouco de olheira por causa da falta de sono, mas como não bebo muito, me sentia muito bem. À tarde o jornalista foi embora e começamos a trabalhar em uma música que tem elementos 'técnicos'. Eu ainda consigo soar inspirada em “same-jojk” [Nota do editor: ela quer dizer que consegue cantar imitando o idioma falado no norte da Escandinávia]. O resultado foi uma canção que soa como uma mistura entre o [sotaque] do deserto arenoso com o idioma falado pelos habitantes da Lapônia, e ficou grande, como de praxe ;=) A noite terminou na frente da TV antes de ir para a cama.

14 de março de 2007

Acordei com uma forte dor de cabeça e realmente não me sentia bem. Meu corpo estava doendo e imediatamente tomei alguns analgésicos e voltei para a cama por um tempo. Infelizmente não adiantou e quando tentei começar a gravação da música nova, não consegui trabalhar e tivemos que tirar o dia de folga para eu repousar. Tomei remédio para gripe e me coloquei à frente da TV todo o dia e apenas descansei. Dia ruim, mas tivemos tempo para um dia de descando, sem realmente nada a fazer...

15 de março de 2007

Como ainda não me sentia muito bem, eu descansei toda a manhã e não comecei a trabalhar antes das 13:30, onde gravamos o que seria a faixa bônus. Uma canção feliz, ótima música que me soa bem finlandesa e escandinava. Trabalhamos bastante e havíamos terminado por volta das 19:30. Era hora de descansarmos um pouco.

16 de março de 2007

Relaxamos durante a manhã, apenas uma boa caminhada, como sempre, e então as 13:30 recomeçamos a gravar. Hoje a música era bem alta para eu cantar, então eu fiquei um pouco preocupada com a voz, devido à gripe, mas depois de um aquecimento, tudo soou bem novamente. A música é suave, e amei quando gravei a demo. Tem uma ótima letra e a melancolia que me traz o refrão. Gostei de cantá-la por causa disso. Depois do jantar e alguma gravação, fui à sauna antes da TV e da cama. Me senti muito melhor agora e fiquei muito feliz por faltarem ainda dois músicas...

17 de março de 2007

Fim de semana novamente, mas continuamos gravando, sendo que os dias estão correndo mais rápido agora... Neste dia, temos uma canção em que Emppu fez a música e Tuomas a letra. Quando cantei pela primeira vez, para a demo, estava estranha e difícil de cantar, por causa da melodia, que sobe e desce... Mas Tuomas refletiu e me pediu que cantasse mais em linha reta, mudando a melodia, e isso foi legal... Acho que esta é a música mais estranha, mas ao mesmo tempo, muito boa na batida e melodia... E experimentamos o dia todo e tivemos muitos: 'não, podemos fazer isso??', seguidos por 'wow, muuuito bom...'. Dia muito divertido, onde tentamos muitas coisas e então refletimos profundamente em como resolver alguns problemas. Mas quando o vocal estava feito e Tuomas gravou algumas demos de teclado, o sentimento entre nós era de que a música era muito boa, com elementos misteriosos... Acho que é uma combinação entre 'O Grito' [quadro de Edvard Munch] e os filmes de Tim Burton... E quando chegou a hora de parar, após outro bom dia [de trabalho], nós contamos e tínhamos onze músicas gravadas!!

18 de março de 2007

Domingo e último dia para as minhas gravações dos vocais!! Faltava apenas uma música e era uma faixa bônus, que ainda não sabíamos se autorizaríamos o lançamento, sendo que o compositor original ainda não havia permitido... mas mantemos nossos dedos cruzados e, é claro, gravamos do mesmo jeito... É uma música muito, muito bonita e a letra de Tuomas é boa e combina bem. Por mim, fiquei um pouco nervosa com esta música, porque é extremamente aguda no fim e havia algumas partes difíceis aqui e ali, para eu alcançar. Mas os caras foram muito legais, e quando começamos a trabalhar nela, só deixei tudo fluir e o resultado foi muito bom. Sobre as harmonias, Tuomas gravou algumas demos de teclado que soaram incríveís! Eu realmente espero que o compositor diga sim, pois seria desapontador se não pudéssemos lançá-la...

19 de março de 2007

Então, eu havia concluído as gravações e agora Marco voltou para finalizar o que havia deixado aqui e ali nas músicas. Como sempre ele incrementou algo, fez ótimos vocais e sua voz foi adicionada. Ao mesmo tempo, enquanto ele gravava, eu tive algumas visitas para me entreter... Algumas pessoas da gravadora e alguns jornalistas que vieram me conhecer... Ótimo dia e todos nós tivemos um ótimo dia, conversando e discutindo sobre as roupas para as fotos promocionais, eu concedi algumas entrevistas, tirei fotos etc... O dia todo foi ocupado, e tivemos uma boa refeição juntos no jantar, antes das visitas irem embora, daí nós descansamos e fomos para a cama.

20 de março de 2007

O que restava agora era ouvir todas as músicas gravadas e consertar algumas coisinhas, antes de dizer que está tudo certo para ir para a mesa de mixagem e masterização. O dia foi ocupado principalmente com a arrumação das malas, CDs para todos e nosso último jantar juntos. Então à noite, tivemos uma festa!! Ótima festa, e eu preciso dizer que eu me manti sóbria e muito bem todas essas semanas, para que pudesse cantar bem... Mas essa noite eu me deixei levar, bebendo e explodindo com os caras... Eu não dormi até cedo da manhã e apesar de eu não ter me sentido muito bem na manhã seguinte, isto foi realmente importante!! Super noite!!

21 de março de 2007

Entãooo... três semanas de gravação, longe de casa, chegaram ao fim... E eu fico feliz e triste ao mesmo tempo...;=) Misturando emoções, é claro... Como todo o período de tempo tem sido tremendamente compensativo e ao mesmo tempo com bastante trabalho duro... Mas me sinto triste, principalmente, por deixar este lugar onde eu tenho dormido por tantas noites, tido tantas risadas, onde roí minhas unhas com medo depois de assistir filmes de terror, comido coisas maravilhosas, estive junto da minha nova família e cantando de todas as maneiras que posso, usando minha voz o tanto quanto posso... Que tempo maravilhoso!!! E o melhor de tudo, este é só o começo... Nos vemos em breve!!!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Tarja TurunenTarja Turunen
Trazendo novamente ao Brasil uma boa turnê solo

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

TarjaTarja
Reagindo à escolha de canção em casamento de Léo Áquila

NightwishNightwish
O pistoleiro Tuomas e a cicatriz em Anette

NightwishNightwish
Floor Jansen dá a sua receita para uma voz afinada

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"

RiffRiff
Afinal de contas, o que é um? E qual a sua receita?

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Paul Stanley e Sidney Magal

AC/DCAC/DC
Isso sim é uma bela estrada para o inferno

5000 acessosSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido5000 acessosFãs de Rock: você conhece o estilo de se vestir de cada um5000 acessosMetal: as oito maiores tretas entre músicos do gênero5000 acessosGuns N' Roses: cover de AC/DC em homenagem a falecido cão de Axl Rose5000 acessosQueen: estudo diz que Bohemian Rhapsody é melhor que sexo5000 acessosMötley Crüe: "não somos como o Bon Jovi", diz Nikki Sixx

Sobre Daniela Silva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online