Overdose de Marcio Baraldi nas bancas do Brasil e Portugal
Por Gisele Santos (Mundo Rock)
Fonte: Mundo Rock
Postado em 11 de maio de 2007
(Press-release)
Quem gosta do trabalho do cartunista Marcio Baraldi vai ter uma overdose de alegria neste mês. O Baraldi produziu uma HQ de página dupla na revista especializada em heavy-metal "Roadie Crew", n°100, contando justamente a história do surgimento da revista até chegar a edição 100. Uma divertida HQ onde os personagens são os próprios jornalistas e colaboradores da revista.
Baraldi também produziu mais uma HQ de página dupla para a revista "Rock Brigade", n°249, com uma proposta nova e original: o argumento e os personagens da história são um grupo de leitores da própria revista! A história foi construída baseada em brincadeiras que um grupo de leitores faz no fórum eletrônico da revista. Baraldi e Fernando Souza Filho - editor de arte da Rock Brigade - juntaram as brincadeiras dos leitores, construíram uma hilária história e usaram os próprios leitores , um de cada estado do Brasil, como personagens para contracenar com os personagens centrais da série: o casalzinho Roko-Loko e Adrina -Lina.
Ambas as revistas podem ser encontradas em todas as bancas do Brasil. E também em Portugal!
E POR FALAR EM PORTUGAL...
Daqui pra frente o cartunista brasileiro Marcio Baraldi também irá colaborar com o site e programa de rádio de heavy metal de Portugal, "Metal Morfose" (http://metalmorfose.blogspot.com). A equipe do site fez uma entrevista com o Baraldi e criou uma seção com os "Rockartuns do Baraldão", além de uma promoção com os livros, games e bonecos do Roko-Loko - o personagem mais rocker dos quadrinhos mundiais!
Baraldi já colabora com algumas revistas de rock/heavy portuguesas, além das brasileiras "Dynamite", "Metalhead", "Rock Brigade", "Roadie Crew", "Comando Rock", entre outras.
MAIS NOVIDADES DO BARALDI
O carunista rock n'roll Marcio Baraldi irá lançar no segundo semestre a nova versão do game do Roko-Loko, chamado "Roko-Remix", e o livro de seu outro personagem "Humortífero".
No mês de março de 2007 o game "Roko-Loko no Castelo do Ratozinger" ganhou versão para celulares que está sendo negociado com as principais operadoras de celular do Brasil, mas todos já podem brincar com a versão demo gratuita que está disponível no site da "PlaySystems": www.playSystems.com.br .
Baraldi faturou Disco de Ouro com o lançamento do primeiro game rock do Brasil
Em outubro de 2006 Baraldi recebeu "Disco de Ouro" pelas 54 mil cópias vendidas do primeiro game rock n’roll do Brasil - "Roko-Loko no Castelo do Ratozinger" (somente na revista Mp3 Magazine) - lançou o boneco do Roko-Loko e o novo livro "Roko-Loko e Adrina-Lina, Born to be Wild" (terceiro do personagem roqueiro). O game já ultrapassou a tiragem de 300 mil cópias. Uma verdadeira proeza para um debut-game nacional independente!
PRÊMIOS RECEBIDOS POR MARCIO BARALDI
Angelo Agostini
Em fevereiro de 2007 Marcio Baraldi recebeu mais um prêmio Angelo Agostini - o quinto consecutivo - mas desta vez como "Melhor Cartunista de 2006". Com mais de 20 anos de existência, o prêmio Angelo Agostini é o mais antigo e tradicional do gênero no Brasil, já tendo contemplado artistas históricos como Henfil, Mauricio de Souza, Ziraldo, Laerte, Rodolfo Zalla, Eugênio Collonese, Alvaro de Moya, e muitos outros mestres da HQ nacional.
Vladimir Herzog
Há duas décadas denunciando as injustiças sociais em seu trabalho, Baraldi foi o vencedor do "XXIV Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog" de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Artes, em outubro de 2002. Baraldi recebeu a premiação pelo conjunto de sua obra, com destaque para o trabalho O Segredo do Faraó, publicado na revista "Dynamite". No mês de outubro de 2004 o cartunista recebeu mais uma vez o prêmio pelo conjunto de sua obra de forte engajamento político-social.
Instituído há 23 anos, o prêmio reverência à memória do jornalista Vladimir Herzog que foi preso, torturado e morto – aos 38 anos de idade - nas dependências do DOI-CODI, órgão vinculado ao II Exército, no dia 25 de outubro de 1975, em São Paulo. A iniciativa da premiação é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI/SP), da OAB/SP, da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e da família de Herzog.
Humor Popular no RJ
Em 1991, Baraldi participou do "VI Salão de Humor de Volta Redonda", no Rio de Janeiro, e ganhou o especialíssimo prêmio "Humor Popular". Esse foi um prêmio singular conferido não pela bancada julgadora e sim pelo próprio público visitante que, após olhar todos os cartuns expostos no salão, escolheu o trabalho mais divertido do evento através do voto direto numa urna. Foi um dos prêmios que deixou Baraldi mais orgulhoso, pois foi escolhido pelo próprio povo.
Primeiro lugar no 4ºe 5º Salão de Humor de Araras
Em 1992, Baraldi ganhou o primeiro lugar no "4º Salão de Humor de Araras", no interior de São Paulo, na categoria "Cartum". No ano seguinte, em 1993, Baraldi repetiu o feito, recebendo o mesmo prêmio na mesma categoria.
Links relacionados:
Rock Brigade - www.rockbrigade.com.br
Roadie Crew - www.roadiecrew.com.br
Marcio Baraldi - www.marciobaraldi.com.br
Podcast Roko-Loko - http://rokoloko.podomatic.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps