Baixista do Gamma Ray comenta sobre plágio
Por Eduardo Macedo
Fonte: Portal Novo Metal
Postado em 05 de fevereiro de 2008
Em recente entrevista para o Novo Metal, Dirk Schlächter, baixista do GAMMA RAY, falou sobre as semelhanças de algumas composições dos seus álbuns com a de grandes nomes do metal mundial.
Novo Metal: Muita gente compara alguns dos riffs do Gamma Ray com riffs clássicos do Iron Maiden e Judas Priest, por exemplo, por serem muito parecidos...
Dirk: "Claro, eles conseguem perceber que o Gamma Ray é ótimo [risos]. Mas claro, isso é previsível, já que Kai pertence a uma escola bem antiga de guitarristas, desde a época do Helloween, quando compôs Walls of Jericho. Ele participou da criação desse estilo, que é praticamente Iron Maiden em alta velocidade [risos]. E mesmo que o Kai tenha o seu estilo bem pessoal de tocar guitarra, é claro que ele foi influenciado por guitarristas do Iron Maiden e do Judas Priest, e nós não escondemos nunca estas influências, nós não estamos negando isso. Você não consegue tocar um riff de Metal na guitarra que não seja muito muito parecido com algo que já tenha sido tocado antes, é quase impossível. Claro que cada pessoa tem o seu estilo de tocar guitarra, mas no Metal você tem algumas harmonias específicas, acordes típicos..."
"Quando você está compondo um riff, ninguém nunca vem dizer 'Ei cara, você roubou meu riff de doze compassos', sabe? Mas se é muito óbvio, se parece que você copiou de uma banda mais velha, então você não deve usar esse riff. Mas se tem algumas partes que soam bem legais, mesmo que sejam um pouco parecidas, se a música em si for bem diferente, então não acho que seja um plágio".
Leia a entrevista na íntegra no Novo Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps