Slade: "grandes influências para Kiss e Twisted Sister"
Por Alexandre Israel
Fonte: Brave Words
Postado em 28 de setembro de 2008
Os sucessos oriundos do Reino Unido nas paradas americanas sempre foram bem documentados naquele país, mas as bandas britânicas que nunca figuraram nos 100 mais da revista Billboard são quase igualmente celebradas.
Em um período glorioso de três anos, que começara no final de 1971, o quarteto glam-pop das Midlands, SLADE, emplacou seis "números 1" e mais seis canções nos primeiros dez lugares das paradas no Reino Unido. Contudo, nenhum de seus sucessos chegou além do número 76 nos Estados Unidos.
Apesar desse fato, o vocalista Noddy Holder disse que o SLADE foi uma banda influente para as bandas de metal norte-americanas posteriores, que expressaram seu reconhecimento quando, em 1984, o grupo alcançou tardiamente uma posição nos "top 20" da Billboard, com a música "Run Runaway".
"Havia bandas como Kiss e Twisted Sister, que nos disseram que fomos uma grande influência para eles nos anos 70", ele se recorda. "E eles levaram a imagem que criamos para um patamar mais rídiculo".
Em 1983, uma década após o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido (98a posição nos EUA) de "Cum on Fell the Noize", o QUIET RIOT alçou a música ao quinto lugar dos 100 maiores sucessos da Billboard.
Outros movimentos britânicos também se perderam no caminho. A cena punk de 1976/77 representou a maior revolução musical para toda uma geração. Porém, os SEX PISTOLS nunca figuraram nos 100 maiores da publicação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps