Metallica: Turner Duckworth comenta design do novo disco
Por Douglas Morita
Fonte: Metallica Remains
Postado em 15 de setembro de 2008
O METALLICA trabalhou com a companhia de design Turner Duckworth para criar uma embalagem e identidade para seu novo álbum, "Death Magnetic". A Turner Duckworth é mais conhecida por fazer o design de logos, embalagens e identidades visuais para marcas como Coca-Cola e Amazon.com do que por trabalhar com bandas de rock.
Com a indústria musical em um estado de rápida mudança, a banda buscava novas idéias. "Desta vez, nós queríamos trabalhar com profissionais que entendiam de iconografia", disse James Hetfield, vocalista do METALLICA. Lars Ulrich, o baterista da banda e porta-voz frequente completou, "nós queríamos alguém que tivesse respeito em criação de identidades mas que não estivesse desgastado pela indústria musical. Alguém que pudesse trazer novas ideias. Entrou a Turner Duckworth. Chegaram os dias felizes."
Com o aumento dos downloads, o METALLICA buscava uma embalagem que poderia devolver o interesse em CDs. Mas com a consolidação das vendas de músicas nos Estados Unidos em algumas grandes lojas (Wal-Mart, Target, Best Buy), a embalagem tinha que seguir padrões bem limitados. A resposta da Turner Duckworth foi criar um embalagem tridimensional e marcante, usando uma imagem poderosa e um corte em camadas. Como Lars Ulrich disse, "nós conseguimos pra gente uma embalagem bem única".
David Turner da Turner Duckwoth disse, "as músicas são sobre como a morte - e a vida - nos repele e nos atrai. Nossa imagem expressa esse tema, com um caixão branco descansando sobre um túmulo, cercado por um campo magnético. Mas também é aberto a outras interpretações, que a mantém interessante depois de várias olhadas". A imagem foi criada para ser reconhecida mesmo em uma tela de telefone celular. "Não é só sobre a arte de capa mais; é sobre criar ícones que funcionem em diferentes mídias", completou Turner. Isto é uma disciplina que a Turner Duckworth entende bem; o trabalho recente com a marca da Coca-Cola ganhou prêmios internacionais de design, incluindo o Gran Prix no Cannes Lions.
A Turner Duckworth re-trabalhou o logo clássico do METALLICA, criou uma assinatura tipográfica especial e desenhou materiais chaves promocionais incluindo uma bandeira, uma edição especial em formato de caixão e um box de vinis. Um kit de design incluindo logos e imagens foi distribuído às gravadoras para produzir um conjunto vasto de material promocional ao redor do mundo.
Designers tanto de Londres quando de São Francisco colaboraram nos designs. "Todos se animaram em trabalhar neste projeto. O Metallica instintivamente entendeu sobre identidade visual e realmente apreciou o valor que criamos para eles. Não houve atitude de rock star, só entusiasmo e criatividade", disse Bruce Duckworth da Turner Duckworth.
Vale lembrar que no Brasil, estes diferenciais do CD não foram disponibilizados pela Universal Music, responsável pelos lançamentos do METALLICA no país, conforme pode ser visto no link abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
O show clássico do Kiss que finalmente será lançado como álbum ao vivo
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
Guitarrista reflete sobre álbum "maldito" do Def Leppard
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Os dois guitarristas que Bob Dylan diz que tocaram suas músicas melhor que ele mesmo
Regis Tadeu diz que evangélicos são pouco ecléticos e diz que ouve black metal
Eric Clapton: Conheça o guitarrista que ele chamou de "o melhor do mundo"


Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
Metallica amplia atuação em oitavo ano do "Metallica Scholars Initiative"
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Heavy metal: cinco grandes formações que nunca mais se reunirão
Gosto musical impediu que Metallica se tornasse um Maiden



