Metallica: Turner Duckworth comenta design do novo disco

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Douglas Morita, Fonte: Metallica Remains
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 15/09/08. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O METALLICA trabalhou com a companhia de design Turner Duckworth para criar uma embalagem e identidade para seu novo álbum, "Death Magnetic". A Turner Duckworth é mais conhecida por fazer o design de logos, embalagens e identidades visuais para marcas como Coca-Cola e Amazon.com do que por trabalhar com bandas de rock.

Com a indústria musical em um estado de rápida mudança, a banda buscava novas idéias. "Desta vez, nós queríamos trabalhar com profissionais que entendiam de iconografia", disse James Hetfield, vocalista do METALLICA. Lars Ulrich, o baterista da banda e porta-voz frequente completou, "nós queríamos alguém que tivesse respeito em criação de identidades mas que não estivesse desgastado pela indústria musical. Alguém que pudesse trazer novas ideias. Entrou a Turner Duckworth. Chegaram os dias felizes."

Com o aumento dos downloads, o METALLICA buscava uma embalagem que poderia devolver o interesse em CDs. Mas com a consolidação das vendas de músicas nos Estados Unidos em algumas grandes lojas (Wal-Mart, Target, Best Buy), a embalagem tinha que seguir padrões bem limitados. A resposta da Turner Duckworth foi criar um embalagem tridimensional e marcante, usando uma imagem poderosa e um corte em camadas. Como Lars Ulrich disse, "nós conseguimos pra gente uma embalagem bem única".

David Turner da Turner Duckwoth disse, "as músicas são sobre como a morte - e a vida - nos repele e nos atrai. Nossa imagem expressa esse tema, com um caixão branco descansando sobre um túmulo, cercado por um campo magnético. Mas também é aberto a outras interpretações, que a mantém interessante depois de várias olhadas". A imagem foi criada para ser reconhecida mesmo em uma tela de telefone celular. "Não é só sobre a arte de capa mais; é sobre criar ícones que funcionem em diferentes mídias", completou Turner. Isto é uma disciplina que a Turner Duckworth entende bem; o trabalho recente com a marca da Coca-Cola ganhou prêmios internacionais de design, incluindo o Gran Prix no Cannes Lions.

A Turner Duckworth re-trabalhou o logo clássico do METALLICA, criou uma assinatura tipográfica especial e desenhou materiais chaves promocionais incluindo uma bandeira, uma edição especial em formato de caixão e um box de vinis. Um kit de design incluindo logos e imagens foi distribuído às gravadoras para produzir um conjunto vasto de material promocional ao redor do mundo.

Designers tanto de Londres quando de São Francisco colaboraram nos designs. "Todos se animaram em trabalhar neste projeto. O Metallica instintivamente entendeu sobre identidade visual e realmente apreciou o valor que criamos para eles. Não houve atitude de rock star, só entusiasmo e criatividade", disse Bruce Duckworth da Turner Duckworth.

Vale lembrar que no Brasil, estes diferenciais do CD não foram disponibilizados pela Universal Music, responsável pelos lançamentos do METALLICA no país, conforme pode ser visto no link abaixo:
5000 acessosMetallica: Crítica à Universal Music do Brasil

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MetallicaMetallica
Lars Ulrich lamenta a morte de Chester Bennington

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

MetallicaMetallica
Lars Ulrich comenta sobre seu maior erro

Bill WardBill Ward
"Lars Ulrich é um baterista excepcional"

MetallicaMetallica
Casal toca no casamento e é convidado pela banda

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

A Vida Pós-bilauA Vida Pós-bilau
Vocalista do Life of Agony abre o jogo

Em 03/02/1959Em 03/02/1959
Três ícones do rock morrem em acidente aéreo

Simplicidade é para os falsosSimplicidade é para os falsos
O nome de banda mais complicado do mundo

5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19845000 acessosDuff McKagan: 3 litros de vodka, 3 gramas e meio de cocaína5000 acessosLegião Urbana: O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre5000 acessosMike Portnoy: o cara trabalha pra kct, será que ganha bem?4600 acessosDimmu Borgir: acusando rapper alemão por plágio pela segunda vez5000 acessosGuns N' Roses: os dez maiores e mais marcantes shows da banda

Sobre Douglas Morita

Douglas Morita acha que se existem constantes em sua vida, uma delas definitivamente é o Metallica. Fã da banda desde que se conhece por gente, criou o site Metallica Remains em 1998 e considera o grupo como sua principal - porém, obviamente, não única - influência musical. Além do Metallica, tenta ouvir de tudo um pouco, sem se limitar a estilos ou rótulos.

Mais matérias de Douglas Morita no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online