TSO: "a banda desconhecida mais famosa do mundo!"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Durr Campos, Fonte: Brave Words, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 31/10/08. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Cam Fuller, no Saskatoon Star Phoenix, registrou uma matéria com os norte-americanos do TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA. Veja a seguir alguns trechos:

407 acessosFrontiers Music: Projeto com Caffery, Owens, Di Giorgio e Zonder5000 acessosSolos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal

"Se o BON JOVI estivesse tocando no Credit Union Centre (famoso local de shows estadunidense) na próxima terça-feira, você saberia disso.

Já se fosse eles você não saberia. Mas o fenômeno musical TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA só perdeu em audiência para o próprio BON JOVI no ano passado no citado local de eventos. O grupo vendeu 1,2 milhões de ingressos – em dois meses, e isso porque eles excursionaram apenas no período de férias.

“Somos a banda desconhecida mais famosa do mundo,”, diz Al Pitrelli (ex-Alice Cooper, Savatage, Megadeth, etc.), diretor musical e guitarrista solo.

Na verdade, o TSO tocou para 4.5 milhões de pessoas desde sua primeira turnê em 1999, acumulando uma bagatela de U$150 milhões.

Como tudo isso começou:

O músico Paul O’Neill (produtor e co-compositor de 99% dos álbuns do Savatage) tinha em mente uma banda que pudesse tocar rock, ópera rock e música clássica. Trabalhando com amigos tipo Pitrelli, O’Neill criou o primeiro álbum do TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA em 1996, batizado de “Christmas Eve and Other Stories”, que vendeu 2.5 milhões de álbuns até agora. O single de maior sucesso foi a canção “Christmas Eve in Sarajevo 12/24”, inspirada pelos Cantos dos Sinos, e permanece como uma de suas músicas mais populares. Também tiveram um hit na TV com a canção “Wizards in Winter” em um anúncio de Miller Lite.

Se era possível trabalhar com a banda em shows ao vivo, tratava-se de outra questão. A banda fez apenas aparições seguras em TV inicialmente. Antes do primeiro concerto na Philadelphia em 1999, Pitrelli tinha suas dúvidas.

“As cortinas subiram e eu quase tive um ataque cardíaco. Havia um garoto sentado lá com uma camiseta do Megadeth e logo ao lado dele havia uma mulher em seus 70 anos de idade com um daqueles suéters de renda de crochê que se usa na ceia de Natal. Eu disse a mim mesmo, ‘estamos mortos.’”

Pitrelli achou que o jovem não suportaria as canções suaves e que a senhora iria fugir quando as guitarras distorcidas começassem.

“E querem saber? Eles estavam lá cantando juntos nota por nota da primeira à última canção. Eu nunca, em todos este anos em que estou envolvido com a música e tocando em bandas, vi algo como aquilo antes.”

Tecnologia Rock 101:

Além da música tocado no palco, uma grandiosidade de luzes e pirotecnia explodem dando aquele ar de shows de rock de arena. O´Neill e Pitrelli começaram como fãs de rock, e nunca esquecerão suas raízes.

“Paul e eu dissemos que se nos fosse dada a oportunidade de tocar em grandes locais, iríamos arrebentar as paradas de sucesso. Vivemos por isso. Somos apenas um bando de fãs teimosos correndo atrás.”

Clique neste link para ler a história completa do TSO (em inglês).

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

407 acessosFrontiers Music: Projeto com Caffery, Owens, Di Giorgio e Zonder868 acessosTrans-Siberian Orchestra: Intoxicação matou Paul O'Neill0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Savatage"

Álbuns ConceituaisÁlbuns Conceituais
Blog elege o top 10 do Metal

Parcerias BrilhantesParcerias Brilhantes
Duplas que marcaram história

SavatageSavatage
Guitarrista do Testament relembra passagem

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Transsiberian Orchestra"0 acessosTodas as matérias sobre "Savatage"

SolosSolos
Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal

GuitarristasGuitarristas
Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson e sua preferência pelo Brasil

5000 acessosRock e Heavy Metal: E se as capas dos álbuns fossem honestas?5000 acessosPaulo de Castro: Baixos, guitarras, calcinhas, e pinball do Kiss?5000 acessosEnjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rock4028 acessosAs 101 Regras do Metaleiro Elitista5000 acessosExodus: "Rick Rubin é uma verdadeira fraude", diz Gary Holt5000 acessosRock e Metal: 7 bandas/artistas que você pronuncia o nome errado

Sobre Durr Campos

Graduado em Jornalismo, o autor já atuou em diversos segmentos de sua área, mas a paixão pela música que tanto ama sempre falou mais alto e lá foi ele se aventurar pela Europa, onde reside atualmente e possui família. Lendo seus diversos artigos, reviews e traduções publicados aqui no site, pode-se ter uma ideia do leque de estilos que fazem sua cabeça. Como costuma dizer, não vê problema algum em colocar para tocar Napalm Death, seguido de algo do New Order ou Depeche Mode, daí viajar com Deep Purple, bailar com Journey, dar um tapa na Bay Area e finalizar o dia com alguma coisa do ABBA ou Impetigo.

Mais matérias de Durr Campos no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online