TSO: "a banda desconhecida mais famosa do mundo!"
Por Durr Campos
Fonte: Brave Words
Postado em 31 de outubro de 2008
Cam Fuller, no Saskatoon Star Phoenix, registrou uma matéria com os norte-americanos do TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA. Veja a seguir alguns trechos:
"Se o BON JOVI estivesse tocando no Credit Union Centre (famoso local de shows estadunidense) na próxima terça-feira, você saberia disso.
Já se fosse eles você não saberia. Mas o fenômeno musical TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA só perdeu em audiência para o próprio BON JOVI no ano passado no citado local de eventos. O grupo vendeu 1,2 milhões de ingressos – em dois meses, e isso porque eles excursionaram apenas no período de férias.
"Somos a banda desconhecida mais famosa do mundo,", diz Al Pitrelli (ex-Alice Cooper, Savatage, Megadeth, etc.), diretor musical e guitarrista solo.
Transsiberian Orchestra - Mais...
Na verdade, o TSO tocou para 4.5 milhões de pessoas desde sua primeira turnê em 1999, acumulando uma bagatela de U$150 milhões.
Como tudo isso começou:
O músico Paul O’Neill (produtor e co-compositor de 99% dos álbuns do Savatage) tinha em mente uma banda que pudesse tocar rock, ópera rock e música clássica. Trabalhando com amigos tipo Pitrelli, O’Neill criou o primeiro álbum do TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA em 1996, batizado de "Christmas Eve and Other Stories", que vendeu 2.5 milhões de álbuns até agora. O single de maior sucesso foi a canção "Christmas Eve in Sarajevo 12/24", inspirada pelos Cantos dos Sinos, e permanece como uma de suas músicas mais populares. Também tiveram um hit na TV com a canção "Wizards in Winter" em um anúncio de Miller Lite.
Se era possível trabalhar com a banda em shows ao vivo, tratava-se de outra questão. A banda fez apenas aparições seguras em TV inicialmente. Antes do primeiro concerto na Philadelphia em 1999, Pitrelli tinha suas dúvidas.
"As cortinas subiram e eu quase tive um ataque cardíaco. Havia um garoto sentado lá com uma camiseta do Megadeth e logo ao lado dele havia uma mulher em seus 70 anos de idade com um daqueles suéters de renda de crochê que se usa na ceia de Natal. Eu disse a mim mesmo, ‘estamos mortos.’"
Pitrelli achou que o jovem não suportaria as canções suaves e que a senhora iria fugir quando as guitarras distorcidas começassem.
"E querem saber? Eles estavam lá cantando juntos nota por nota da primeira à última canção. Eu nunca, em todos este anos em que estou envolvido com a música e tocando em bandas, vi algo como aquilo antes."
Tecnologia Rock 101:
Além da música tocado no palco, uma grandiosidade de luzes e pirotecnia explodem dando aquele ar de shows de rock de arena. O´Neill e Pitrelli começaram como fãs de rock, e nunca esquecerão suas raízes.
"Paul e eu dissemos que se nos fosse dada a oportunidade de tocar em grandes locais, iríamos arrebentar as paradas de sucesso. Vivemos por isso. Somos apenas um bando de fãs teimosos correndo atrás."
Clique neste link para ler a história completa do TSO (em inglês).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
O baterista amigão que Phil Collins admite ser tecnicamente muito superior a ele
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
Dez clássicos que são faixas de álbuns terríveis, em lista da Metal Hammer
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
A condição hilária que Blitz impôs para aceitar baterista que era feio e careca

Ronnie James Dio: Vocalista do Trans Siberian Orchestra ensina a cantar como ele
Al Pitrelli diz que sua passagem pelo Megadeth foi "um aprendizado e tanto"



