Behemoth: Nergal processa detrator por calúnia e difamação
Por Emanuel Seagal
Fonte: Blabbermouth
Postado em 12 de dezembro de 2008
De acordo com o Metal Portal, Adam "Nergal" Darski, frontman do BEHEMOTH, entrou com processo contra o chefe do "Comitê polonês de defesa contra seitas", Ryszard Nowak. Nergal alega que Nowak o difamou em uma entrevista na Gazeta Swietojanska (vídeos da entrevista abaixo), repetidamente chamando-o de criminoso.
Nergal exige desculpas por escrito de Nowak e que seja publicado na Gazeta Wyborcza, um dos maiores jornais diários da Polônia e uma compensação de aproximadamente mil dólares, a qual Nergal planeja doar para um abrigo de animais. Nowak, por outro lado, afirma que não tem intenções de desculpar-se, explicando que isso daria sinal verde para todos músicos que adoram Satan para fazerem o que quiserem enquanto se apresentam nos palcos - queimar cruzes, destruir a Bíblia ou apenas ofender Cristãos. "Eu prefiro ir pra prisão," afirma Nowak.
A primeira audiência do caso aconteceu na última segunda-feira (dia 08 de dezembro), porém o processo foi adiado para o dia 11 de março de 2009. Maciej Szudek, advogado de Nergal, pediu por mais tempo para preparar sua resposta em relação aos argumentos de Nowak.
Nowak registrou uma queixa oficial junto as autoridades da Polônia em relação ao show do BEHEMOTH que ocorreu em setembro de 2007 na cidade de Gdynia, no qual Nergal destruiu uma Bíblia. Durante uma pausa no show, aparentemente Nergal chamou a Igreja Católica de "o culto mais assassino do planeta", antes de destruir a Bíblia, afirmando que "eles chamam de Livro Sagrado, eu chamo isso de livro das mentiras. F***-se esta merda, f***-se a hipocrisia." (filmagem da destruição da Bíblia, filmada por um fã, pode ser assistida abaixo aos 45 segundos do vídeo). Em fevereiro de 2008, uma investigação sobre este assunto foi feita e encerrada três meses após.
Nowak já compilou uma lista de artistas que supostamente "promovem o Satanismo" através de sua música e a distribuiu para diversos oficiais poloneses numa tentativa de banir estes artistas de tocarem na Polônia.
Nergal comentou anteriormente os esforços de Nowak de banir o BEHEMOTH de tocar em seu país natal, "Eu estou chocado; isso deve ser um tipo de piada. Nós temos feito turnês ao redor do mundo inteiro - Estados Unidos, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Rússia - e nunca tivemos nenhum problema em lugar algum. Eu estou surpreso que estamos sendo julgados por nossa aparência e que ninguem se deu ao trabalho de nos contactar e perguntar sobre o que é nossa música. Além disso, por favor - há assuntos sérios o suficiente para serem tratados na Polônia! As autoridades estariam melhor gastando seu tempo em coisas que realmente precisam ser melhoradas e que necessitam de atenção".
Vídeo do Behemoth destruindo a Bíblia:
Ryszard Nowak falando com a Gazeta Swietojanska sobre Nergal e o Behemoth:
Parte 1:
Parte 2:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps