Metallica: relembrando o falecido baixista Cliff Burton
Por Otávio Augusto Juliano
Fonte: Castro Valley Forum
Postado em 26 de abril de 2009
Robert Souza, responsável pelo site Castro Valley Forum, informou: a lenda do rock, Cliff Burton, nascido na cidade de Castro Valley, foi postumamente inserido no "Rock and Roll Hall of Fame", juntamente com a banda METALLICA neste mês de abril.
O pai de Cliff Burton, Ray, recebeu a homenagem em nome do seu filho, durante a cerimônia em Cleveland, Ohio, ocorrida em 4 de abril.
Cliff Burton, mais conhecido como o baixista de Heavy Metal que fez uso de distorção e efeitos especiais, morreu em um acidente em 1986, 4 anos após seu ingresso no METALLICA. O jeito de Burton tocar ajudou o METALLICA a criar o estilo característico pelo qual se tornou famosa.
Também acompanhou a cerimônia o fotógrafo Rick Brackett, que conheceu e fotografou Cliff Burton nos anos 80, quando o músico tocava em bandas de garagem em Castro Valley e Hayward. "Foi uma honra ser convidado para a cerimônia", disse Brackett. "Eu adiei uma viagem à África porque eu não poderia perder essa oportunidade."
Brackett considerava Burton um cara tranquilo e um músico alegre, que apreciava as composições de Bach assim como amava as músicas punk do MISFITS.
Burton morou em um apartamento com seus pais Ray e Jan Burton na Station Avenue e jogou na liga de baseball da cidade de Castro Valley. Ele se formou na Castro Valley High School em 1980. Seis anos mais tarde, o jovem músico morreu quando o ônibus do METALLICA derrapou em uma estrada da Suécia.
"Eu fiquei chocado quando soube que Cliff tinha morrido", disse Brackett. "Ele ainda é respeitado como um dos maiores baixistas de todos os tempos e é uma lenda, como JIMI HENDRIX, STEVIE RAY VAUGHN e RANDY RHOADS".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
"Não estou morrendo"; Dee Snider explica cancelamento da turnê de 50 anos do Twisted Sister
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio


A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A música do Metallica que deveria ter solo do Kirk, mas ele não apareceu e Cliff resolveu
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Megadeth: história, curiosidades, discografia e formações
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes


