Metallica: relembrando o falecido baixista Cliff Burton
Por Otávio Augusto Juliano
Fonte: Castro Valley Forum
Postado em 26 de abril de 2009
Robert Souza, responsável pelo site Castro Valley Forum, informou: a lenda do rock, Cliff Burton, nascido na cidade de Castro Valley, foi postumamente inserido no "Rock and Roll Hall of Fame", juntamente com a banda METALLICA neste mês de abril.
O pai de Cliff Burton, Ray, recebeu a homenagem em nome do seu filho, durante a cerimônia em Cleveland, Ohio, ocorrida em 4 de abril.
Cliff Burton, mais conhecido como o baixista de Heavy Metal que fez uso de distorção e efeitos especiais, morreu em um acidente em 1986, 4 anos após seu ingresso no METALLICA. O jeito de Burton tocar ajudou o METALLICA a criar o estilo característico pelo qual se tornou famosa.
Também acompanhou a cerimônia o fotógrafo Rick Brackett, que conheceu e fotografou Cliff Burton nos anos 80, quando o músico tocava em bandas de garagem em Castro Valley e Hayward. "Foi uma honra ser convidado para a cerimônia", disse Brackett. "Eu adiei uma viagem à África porque eu não poderia perder essa oportunidade."
Brackett considerava Burton um cara tranquilo e um músico alegre, que apreciava as composições de Bach assim como amava as músicas punk do MISFITS.
Burton morou em um apartamento com seus pais Ray e Jan Burton na Station Avenue e jogou na liga de baseball da cidade de Castro Valley. Ele se formou na Castro Valley High School em 1980. Seis anos mais tarde, o jovem músico morreu quando o ônibus do METALLICA derrapou em uma estrada da Suécia.
"Eu fiquei chocado quando soube que Cliff tinha morrido", disse Brackett. "Ele ainda é respeitado como um dos maiores baixistas de todos os tempos e é uma lenda, como JIMI HENDRIX, STEVIE RAY VAUGHN e RANDY RHOADS".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps