Documentário do Iron Maiden foi o maior lançamento simultâneo
Por Rafael Glezer
Postado em 17 de maio de 2009
A Arts Alliance Media anunciou o sucesso do premiado documentário "Iron Maiden: Flight 666". 70% do número total de ingressos, que excedeu 100.000 pessoas, foram da exibição especial do filme em sessão única no cinema, no dia 21 de abril. O filme, lançado apenas em cinemas com tecnologia digital, atingiu a marca de maior lançamento simultâneo de um documentário em todo o mundo, cruzando a América do Sul e Central, México, todo o Oeste e grande parte do Leste Europeu, Rússia, Japão, Oceania, Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Índia. "Flight 666" foi distribuído pela Arts Alliance Media (AAM), em uma sociedade com a EMI Records e o IRON MAIDEN.
"Flight 666" alcançou a maior média por sala entre todos os filmes no Reino Unido no dia 21 de Abril, com mais de 12 mil ingressos vendidos para uma única exibição em 80 salas e foi o filme número 1 em mais de 85% dos cinemas aonde foi exibido. O filme atraiu a marca extraordinária de 8 mil ingressos na sessão das 23h58 ("2 Minutes do Midnight") no Brasil, esgotou ingressos em uma sala de 686 lugares em Finnkino Helsinki, na Finlândia e teve cinco exibições seguidas lotadas no Mann's Chinese Theater em Hollywood. O filme foi exibido novamente em muitos locais devido à demanda de público e alguns cinemas exibiram o filme outra vez depois do dia 21.
O crescimento do cinema digital e a resultante redução nos custos de distribuição tem possibilitado mais e mais lançamentos não tradicionais com conteúdo alternativo nos cinemas como óperas ao vivo, shows e eventos esportivos que vem abrindo um novo nicho de público. O chefe executivo da AAM, Howard Kiedaisch, comentou, "Nós estamos incrivelmente felizes com esse resultado e o consideramos como uma grande conquista para todos os envolvidos. É uma novidade para o cinema, mostrando as oportunidades que a era digital tem trazido, uma vez que esse lançamento não seria possível com vídeos de 35mm. Meus agradecimentos e parabéns para o IRON MAIDEN, EMI e todos as empresas de cinema e distribuidoras ao redor do mundo. Veja esse espaço!"
O vice-presidente da EMI, Stefan Demetriou, disse, "O filme mostra mais uma vez que o IRON MAIDEN está no topo da inovação audiovisual - trazendo uma memorável experiência na tela para seus leais fãs e os novos convertidos ao MAIDEN ao redor do mundo."
O evento se mostrou inacreditavelmente popular com as empresas donas dos cinemas e com as audiências em todo o mundo, com Bernie Altan, da Scala Cinema independente de Ludwigsburg, Alemanha, falando sobre a exibição da meia-noite, "Uau, que noite! O filme é muito bom - Eu me senti em um show do MAIDEN na noite passada! Os fãs gritavam 'Maiden! Maiden! Maiden' pouco antes de começar o filme, e para resumir, foi realmente 'O momento!'"
No Reino Unido, o diretor da Odeon Digital Development, Drew Kaza, declarou, "Nós estamos muito satisfeitos com os resultados de 'Flight 666'. Foi o filme número um em nossos cinemas na terça a noite e foi, de longe, o filme alternativo mais bem-sucedido que a Odeon já exibiu."
O filme foi sub-distribuído pela D&E Entertainment nos Estados Unidos, cujo sócio Evan Saxon comentou, "Nós estamos honrados em ver que o marketing e a distribuição de "Flight 666" nos Estados Unidos e no resto do mundo foram um sucesso esmagador. As salas de cinema se esgotaram e fizeram exibições extras do filme e os fãs adoraram a experiência. Essa foi uma campanha de primeira classe e nós estamos muito satisfeitos com a Arts Alliance, EMI e o Iron Maiden por escolher a D&E para ser parte do seu time."
"Flight 666" venceu o prêmio da audiência para "Melhor Documentário sobre Música" no recente Southwest Festival. O filme foi produzido pelos premiados diretores de Toronto, Scot McFadyen e Sam Dunn da Banger Productions, que receberam elogios da crítima pelos seus filmes anteriores, "Metal: A Headbanger's Journey" e "Global Metal". Os produtores executivos foram Rod Smallwood, Stefan Demetriou e Andy Taylor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Arch Enemy nunca considerou volta de Angela Gossow, diz Michael Amott
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
EP póstumo de John Sykes será disponibilizado em novembro
A única banda do rock nacional anos 1980 que tem fãs jovens, segundo Regis Tadeu
Roberto Carlos disse para a jovem banda: "o que vocês fizeram com a minha música?!"
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bruce Springsteen

Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Bruce Dickinson revela qual é sua música preferida do Iron Maiden



