Radiohead: idéia do "In Rainbows" veio dos empresários
Por Joanna Lis
Fonte: New Music Express
Postado em 11 de maio de 2009
O empresário do RADIOHEAD, Brian Message, disse que aconselhou a banda a se separar durante a gravação do último álbum, "In Rainbows".
Falando ao Music Managers Forum, em Dublin, Message explicou que o grupo de Oxford inicialmente achou dificuldades para começar a trabalhar no album de 2007. "O Radiohead é o tipo de banda que surge apenas uma vez a cada geração", ele explicou. "Mas você tem de ser honesto se não estiver dando certo". Porém Message acrescentou que, apesar da banda estar cansada, eles optaram por ignorar o seu aviso.
O empresário também revelou que a idéia de lançar o álbum "In Raibows" com o esquema de "pague-o-quanto-quiser" não partiu da banda. "Dois dos meus colegas da administração apresentaram a idéia do pague-o-quanto-quiser", ele explicou. Todos da banda e nós ficamos realmente entusiasmados pra fazer algo corajoso e meio impactante... o fizemos usando a internet para entregar o album, alcançando 173 países, e isso nos custou menos de três centavos a cópia pela distribuição".
Falando sobre música e internet em geral, Message disse que ele acredita que o Radiohead está "fora de sintonia" com a indústria de gravação em relação às questões mais polêmicas, e acrescentou que pensa que o compartilhamento de músicas não devia ser ilegal.
"Nós acreditamos que o compartilhamento de músicas pelos programas 'peer-to-peer' deveria ser legalizado", ele explica. "O compartilhamento de músicas, quando não der lucro, é uma grande coisa pela cultura e pela música".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps