No, Sir: Músicos que negaram honrarias do Império Britânico

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Murilo Moneo, Fonte: Gigwise.com, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 31 de dezembro de 2008 foi anunciado que Robert Plant, integrante do LED ZEPPELIN, estava para se tornar um CBE - "Commander of the Order of the British Empire", uma honraria do Império Britânico. Apesar de ser um enorme privilégio para muitos, existem rockstars que vêem esta honraria como um insulto à sua ética. Na matéria abaixo o site Gigwise apresenta uma série de rockstars famosos que recusaram o título dado pela Rainha, ou que mais tarde renunciaram a ele.

5000 acessosAs tatuagens de Rob Halford5000 acessosSeparados no nascimento: Ritchie Blackmore e Mr. Bean


Paul Weller

A lenda do JAM foi nomeado entre aqueles que receberiam o título de CBE, na lista de ano novo de 2007. Um porta-voz anunciou que ele recusou o título, dizendo: "Paul ficou surpreso e lisonjeado, mas não era realmente para ele".


Humphrey Lyttelton

O falecido músico de jazz e radiodifusor recusou a fidalguia em 1995. Para não-fãs de jazz ele ficou conhecido por ter trabalhado em "Life In A Glasshouse" com o RADIOHEAD.


Ringo Starr

Apesar de já ser um MBE ("Order Of The British Empire Member"), o baterista dos BEATLES afirmou que não quer se tornar um "Sir", brincando que prefere ser um príncipe ou duque. Em sua faixa de 2003 "Elizabeth Reigns", Ringo canta no final "There goes my knighthood (Aqui vai meu título de cavaleiro)".


David Bowie

O camaleão do rock recusou o título de CBE em 2000, e três anos mais tarde recusou se tornar um cavaleiro. Explicando porque não se tornar um "Sir" em 2003, Bowie disse ao The Sun: "Eu nunca tive nenhuma intenção de aceitar nada desse tipo. Eu sinceramente não sei o porquê de algo como isso. Não foi pra isso que trabalhei a vida toda.". Ele também recusou comentar sobre a decisão de Mick Jagger de aceitar se tornar um cavaleiro: "Não cabe a mim fazer julgamento de Jagger, a decisão é dele. Mas isto não é para mim."


Keith Richards

Quando Sir Mick Jagger aceitou sua nomeação como cavaleiro no Palácio de Buckingham, em 2002, Richards acusou seu companheiro de banda de "se vender". Mantendo o que disse, Richards recusou o título de CBE por seus serviços à música.


Hank Marvin

O guitarra solo do grupo de Cliff Richard, THE SHADOWS, foi nomeado na Lista de Honra de Aniversário da Rainha, em 2004, como uma das pessoas que receberiam o título de OBE ("Officer of the Order of the British Empire"). Ao contrário de Cliff, ele recusou essa honra.


John Lennon

O Beatle devolveu sua insignia de MBE em 1969, em protesto contra o envolvimento britânico na Guerra Civil Nigeriana e contra o apoio aos EUA na Guerra do Vietnam.


Benjamin Zephaniah

O poeta e músico recusou seu OBE em 2003. Ao contrário de outros músicos da lista que recusaram educadamente, Zephaniah fez fortes críticas ao título. Ele explicou ao The Guardian que recusou a honra por que a Ordem Britânica o fez lembrar "como suas antepassadas foram estupradas e como seus antepassados foram brutalizados."

Comente: Rockstars devem aceitar ou não as honrarias da coroa britânica?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 05 de outubro de 2012
Post de 10 de março de 2017

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

HalfordHalford
O que há escondido sob a roupa de couro?

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Ritchie Blackmore e Mr. Bean

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
Joe Satriani e Lord Voldemort

5000 acessosSolos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal5000 acessosGuitarristas: Os 10 maiores dos anos 80 segundo a revista Fuzz5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson e sua preferência pelo Brasil5000 acessosLed Zeppelin: "foi surreal cantar com eles", diz Myles Kennedy5000 acessosLacuna Coil: detonando os que falam besteira pela internet5000 acessosMetal brasileiro: Os verdadeiros heróis do Heavy Metal

Sobre Murilo Moneo

Radialista, Psicanalista, fã de quadrinhos e aficionado por Rock and Roll.

Mais matérias de Murilo Moneo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online