No, Sir: Músicos que negaram honrarias do Império Britânico
Por Murilo Moneo
Fonte: Gigwise.com
Postado em 15 de junho de 2009
Em 31 de dezembro de 2008 foi anunciado que Robert Plant, integrante do LED ZEPPELIN, estava para se tornar um CBE - "Commander of the Order of the British Empire", uma honraria do Império Britânico. Apesar de ser um enorme privilégio para muitos, existem rockstars que vêem esta honraria como um insulto à sua ética. Na matéria abaixo o site Gigwise apresenta uma série de rockstars famosos que recusaram o título dado pela Rainha, ou que mais tarde renunciaram a ele.
Paul Weller
A lenda do JAM foi nomeado entre aqueles que receberiam o título de CBE, na lista de ano novo de 2007. Um porta-voz anunciou que ele recusou o título, dizendo: "Paul ficou surpreso e lisonjeado, mas não era realmente para ele".
Humphrey Lyttelton
O falecido músico de jazz e radiodifusor recusou a fidalguia em 1995. Para não-fãs de jazz ele ficou conhecido por ter trabalhado em "Life In A Glasshouse" com o RADIOHEAD.
Ringo Starr
Apesar de já ser um MBE ("Order Of The British Empire Member"), o baterista dos BEATLES afirmou que não quer se tornar um "Sir", brincando que prefere ser um príncipe ou duque. Em sua faixa de 2003 "Elizabeth Reigns", Ringo canta no final "There goes my knighthood (Aqui vai meu título de cavaleiro)".
David Bowie
O camaleão do rock recusou o título de CBE em 2000, e três anos mais tarde recusou se tornar um cavaleiro. Explicando porque não se tornar um "Sir" em 2003, Bowie disse ao The Sun: "Eu nunca tive nenhuma intenção de aceitar nada desse tipo. Eu sinceramente não sei o porquê de algo como isso. Não foi pra isso que trabalhei a vida toda.". Ele também recusou comentar sobre a decisão de Mick Jagger de aceitar se tornar um cavaleiro: "Não cabe a mim fazer julgamento de Jagger, a decisão é dele. Mas isto não é para mim."
Keith Richards
Quando Sir Mick Jagger aceitou sua nomeação como cavaleiro no Palácio de Buckingham, em 2002, Richards acusou seu companheiro de banda de "se vender". Mantendo o que disse, Richards recusou o título de CBE por seus serviços à música.
Hank Marvin
O guitarra solo do grupo de Cliff Richard, THE SHADOWS, foi nomeado na Lista de Honra de Aniversário da Rainha, em 2004, como uma das pessoas que receberiam o título de OBE ("Officer of the Order of the British Empire"). Ao contrário de Cliff, ele recusou essa honra.
John Lennon
O Beatle devolveu sua insignia de MBE em 1969, em protesto contra o envolvimento britânico na Guerra Civil Nigeriana e contra o apoio aos EUA na Guerra do Vietnam.
Benjamin Zephaniah
O poeta e músico recusou seu OBE em 2003. Ao contrário de outros músicos da lista que recusaram educadamente, Zephaniah fez fortes críticas ao título. Ele explicou ao The Guardian que recusou a honra por que a Ordem Britânica o fez lembrar "como suas antepassadas foram estupradas e como seus antepassados foram brutalizados."
Comente: Rockstars devem aceitar ou não as honrarias da coroa britânica?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps