Stauros: entrevista ao Rockin The World Web Zine
Por Nelson Paschoa
Fonte: Rockin The World Web Zine
Postado em 04 de dezembro de 2009
Com álbuns como "O Sentido Da Vida" (1997), considerado o primeiro CD de metal cristão brasileiro, "Seaquake" (2000) e "Adrift" (2001), a banda catarinense Stauros tornou-se uma das maiores bandas do país, com reconhecimento não só por terras brasileiras mas também fora do país. Dois anos depois de lançar "Marcas De Um Tempo", em 2003, encerraram oficialmente as atividades, deixando saudades nos muitos fãs espalhados pelo Brasil e por outras países.
Porém, em 2009, anunciam o retorno com nova formação e novo álbum: "Praise" também cantado em português.
Conversamos com o guitarrista e fundador da banda Renatinho, que fala deste retorno, do novo álbum e de futuras apresentações ao vivo.
O que levou o Stauros a esta longa pausa? E o que levou o Stauros a voltar?
Renatinho: Após o fim do Stauros em 2004 passamos por uma fase de conserto nas nossas vidas, fomos ministrados por Deus em vários aspectos. E sempre nas nossas orações pedíamos a Deus orientação com relação ao Stauros, pois tínhamos objetivos bem claros para alcançar em Deus com a Banda, mas não tínhamos direção clara de quando voltar, até que em 2008 Deus começou a falar em nossos corações, e gravamos as duas músicas que lançamos no youtube e daí em diante tudo foi se encaminhando.
O retorno do vocês, mesmo com uma formação diferente, tem sido motivo de muitas alegrias para a galera que já era fã banda, tem sentido isso também?
Renatinho: Creio que aqueles que realmente apóiam nosso trabalho se alegram pelas nossas vidas independente das circunstancias. Mudanças são inevitáveis nessa vida, temos que aprender a lidar com elas, e a crescer com elas.
A banda volta com este novo álbum "Praise". Este álbum é o mais praise do Stauros?
Renatinho: Não posso falar qual álbum é mais praise do que o outro, pois nosso trabalho sempre foi pra glória de Deus, o que posso falar é que o propósito do "Praise" é diferenciado, pois toda a renda desse álbum será revertida para abençoar crianças carentes, crianças que são órfãs e que aguardam uma família. Isso foi gerado no nosso coração muito antes de começarmos a compor o álbum. Então, Deus foi dando as canções e assim nasceu o "Praise".
Como você avalia este álbum? E em que consiste o diferencial com relação aos outros?
Renatinho: Com certeza, musicalmente esse é um álbum bem diferente dos outros, mas ao mesmo tempo é bem claro nossa veia musical nos arranjos do "Praise", agora se eu fosse procurar um diferencial acho que seria o foco das letras, pois elas estão baseadas na nossa experiência com Deus nesses cinco anos de silêncio do Stauros, em que amadurecemos muito e aprendemos a romper com a própria vida, a renunciar nossa vontade. Foi um renovar e restaurar de Deus muito singular que procuramos expressar nessas canções em forma de adoração ao nosso maravilhoso Deus.
Falando um pouco do passado da banda, o que levou o Stauros, a trocar o idioma cantado? primeiro em português, depois inglês e agora português novamente. De que modo isso interferiu nos objetivos da banda?
Renatinho: Ta aí uma pergunta que sempre me fazem, hehehe...Optamos naquela época pelo inglês por duas razões: primeiro pela mudança de vocalista, pois o Celso até aquele momento (1997) tinha sido o único vocalista que conhecíamos que cantava metal em português sem desvirtuar o estilo. Já no vocal do Cesar, achamos que o inglês se adaptou melhor e, ao mesmo tempo, tínhamos a intenção de romper barreiras e buscar um público no exterior, que graças a Deus foi alcançado, pois tivemos uma venda expressiva nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Voltamos agora para o português pois queremos ver nossa nação louvando a Deus conosco na nossa língua. Cada momento um objetivo ou seja , os objetivos graças a Deus sempre foram alcançados.
Pensam em cantar em inglês novamente?
Renatinho: No momento não, mas a Deus pertence o futuro.
Alguns álbuns da banda foram lançados pela Gospel Record. Provavelmente o Stauros foi a primeira banda de metal desta gravadora e pioneira entre as bandas de metal cristão brasileiro a lançar um CD. Já o novo álbum é independente, a que se deve essa mudança?
Renatinho: Bem a Gospel Records nem existe mais, o que nos impossibilita de termos acesso aos nossos álbuns lançados pela mesma, agora não posso negar, mesmo estando sem gravadora no momento que uma boa gravadora, sem sombra de dúvidas, é uma necessidade fundamental para uma banda que quer ter seu trabalho bem divulgado. É a forma mais fácil de ter o seu CD colocado nas mais remotas "lojinhas", onde nós, como banda, não teríamos acesso. Por outro lado, quando lançamos o "Adrift" de forma independente, tivemos a experiência de vender quase 10 mil cópias em pouco mais de dois meses, o que consideramos uma façanha para uma banda de metal independente. Mas sabemos que isso só foi possível porque a banda já era conhecida pelo público através da divulgação feita pela gravadora.
Já se deu conta do pioneirismo do Stauros?
Renatinho: Sim, e agradecemos a Deus pelo privilégio.
Nos apresente os novo integrantes da banda.
Renatinho: Fora eu na guitarra solo, meu irmão (Alessandro) na outra guitarra e o Elias no baixo, temos o Luis Fernando que assumiu os vocais e o Ulisses na bateria.
Já existe uma agenda de shows programada?
Renatinho: Fechei contrato com a MGAssessoria que fará nossa agenda para 2010.
Muito obrigado pela entrevista, e parabéns pelo retorno.
Renatinho: Valeu, obrigado pelo espaço e espero a todos em 2010 para fazerem parte desse projeto que vai abençoar milhares de crianças! Abração a todos e que Deus os abençoe!!!
Discografia:
Vento Forte (1995)
O Sentido da Vida (1997)
Seaquake (2000)
Adrift (2001)
Marcas de Um Tempo(EP) (2002)
Praise(EP) (2008)
Praise(full lenght) (2009)
Formação:
Renatinho (G),
Alessandro (G),
Elias (B),
Luiz Fernando (V)
e Ulisses (D).
Contato:
http://www.myspace.com/staurosband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista
Maiden faz homenagem a Eddie, do Stranger Things, que foi inspirado em tragédia real
Ozzy Osbourne: "o morcego era quente e crocante"

Rock Cristão: as principais bandas nacionais



