Budgie, Toad, Quatermass: Você conhece esssas bandas?
Por Vitor Bemvindo
Fonte: Mofodeu
Postado em 27 de março de 2010
A série "Você conhece essa banda?", do MOFODEU, está de volta. Nela, o programa que tira o mofo do Rock leva o seu slogan ao pé da letra, desencavando bandas dos anos 60 e 70, que são desconhecidas do grande público, principalmente no Brasil. Na última edição, no ar desde o dia 23 de março, o podcast trouxe alguns grupos recomendados pelos ouvintes. Nesse artigo, faremos um pequeno apanhado de algumas bandas mofadas que estiveram no quinto volume da série.
Quem? BUDGIE
Quando?
Onde? Cardiff, País de Gales
O BUDGIE conseguiu alcançar alguma fama graças ao seu maior sucesso: "Breadfan". Apesar disso, muitas pessoas que ouvem o riff marcante dessa canção não fazem idéia de quem é responsável por ela. Isso ficou ainda mais confuso quando o METALLICA passou a executar a faixa em seus shows, gravando-a e lançando-a num EP chamado "Garage Days" (mais tarde incluída também no "Garage Inc."). No Brasil, o riff ficou muito marcante por fazer parte de uma vinheta do Globo Esporte. Mas a verdade é que aqui, quase ninguém ouviu falar no BUDGIE.
Apesar disso, a banda é muito respeitada na Europa e é apontada com uma das maiores influências do movimento conhecido como New Wave of British Heavy Metal, que revelou grupos como IRON MAIDEN, outras, e impulsionou a carreira do JUDAS PRIEST. O BUDGIE é reconhecido como um dos nomes que ajudaram a impulsionar o heavy metal, e é responsável pelo lançamento de três discos tidos como fundamentais para quem curte um som pesado: "Budgie" (1971), "Squaw" (1972) e "Never Turn Your Back On a Friend" (1973). O grupo manteve-se na ativa até 1982. Depois disso se reuniu algumas vezes para turnês e shows esporádicos durante os anos 90 e 2000.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Quem? TOAD
Quando? 1970-1980
Onde? Suíça
O TOAD é responsável por um dos álbuns mais procurados pelos aficionados em Hard Rock setentista. Trata-se do "Toad" (1970), tido como uma obra-prima injustiçada por vários analistas. O disco conta com a engenharia de som de Martin Birch (que depois se tornaria produtor de bandas como DEEP PURPLE, BLACK SABBATH e IRON MAIDEN) e contém alguns petardos que certamente se tornariam clássicos se gravados por bandas de maior projeção.
O som pesado desse álbum contrasta com algumas pegadas blues-rock bastante bem feitas, que acabaram orientando o segundo disco do grupo, "Tomorrow Blue" (1972). O pouco (ou quase nenhum) sucesso comercial desses trabalhos, fez com que o TOAD se radicasse em sua terra natal, a Suíça, onde conseguiu alcançar algum êxito. O último trabalho de estúdio da banda, "Dreams", foi lançado apenas na Suíça, e conseguiu chegar às paradas de sucesso locais, graças a um cover de "Purple Haze", de JIMI HENDRIX. O grupo continuou a se apresentar até começo dos anos 1980, mas pouco se sabe sobre o paradeiro dos seus membros depois disso. Mesmo assim, o TOAD é tido como a banda mais importante vinda da terra do chocolate e dos relógios.
Quem? QUATERMASS
Quando? 1969-1971
Onde? Londres, Inglaterra
A banda EPISODE SIX só conseguiu ter alguma fama após ter terminado. Isso porque o grupo revelou dois dos nomes mais importantes do hard rock mundial: Ian Gillan e Roger Glover, vocalista e baixista da formação clássica do DEEP PURPLE. Mas e os outros componentes da banda? O que fizeram depois? Pouco se sabe!
O baterista Mick Underwood talvez seja o mais "famoso" dos ex-membros do EPISODE SIX (além dos que passaram pelo DEEP PURPLE). Além de trabalhar com Gillan em seus trabalhos solo, Underwood foi parte de várias bandas da cena underground inglesa, a menos desconhecida delas foi o QUATERMASS.
Com uma formação similar a do trio EMERSON, LAKE AND PALMER (apesar de ter sido formada antes do ELP), o QUATERMASS tinha a proposta de fazer rock progressivo usando apenas baixo, bateria e teclados. O single "Black Sheep of Family", do único álbum de estúdio da banda (Quatermass – 1970), chegou a ser executado em algumas rádios britânicas, mas não foi o suficiente para que eles alcançassem sucesso comercial. A banda acabou se desfazendo, um ano depois.
O interessante é que a faixa mais conhecida do grupo, "Black Sheep of Family" virou um motivo de discórdia interna no DEEP PURPLE durante as gravações do álbum "Stormbringer", como conta Marcelo Soares, do blog Purpendicular: "Ritchie Blackmore não andava feliz com o andamento da produção do disco, que para o seu gosto estava funk demais. Ele resolveu, então, impor a inclusão da faixa do Quatermass no trabalho, só que seus companheiros de banda não aceitaram. Logo depois, Blackmore deixou a banda, formando o Rainbow, cujo primeiro trabalho trazia, finalmente a cover de 'Black Sheep of Family'".
Conheça essa e outras bandas esquecidas no tempo, ouvindo o MOFODEU #086, o volume V da série "Você conhece essa banda?":
Para ouvir todos os episódios dessa série, acesse:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Cantora de apoio revela como era fazer turnê com o Guns N' Roses nos anos 90
O melhor disco da NWOBHM não é do Saxon ou Iron Maiden, segundo Gary Holt
Titãs e a torta de climão após Nando Reis convidar ex-namorada para cantar no "Acústico"

Dez álbuns dos anos setenta que pavimentaram o caminho do Heavy Metal dos anos oitenta
